Início » Segurança Eletronica » Segurança Eletrônica na Indústria: Além do monitoramento patrimonial

Segurança Eletrônica na Indústria: Além do monitoramento patrimonial

segurança eletronica na industria

Diferente de alguns outros segmentos, a segurança eletrônica na indústria vai além da segurança patrimonial. Através das integrações atuamos com soluções de segurança inteligentes em toda a cadeia produtiva, garantindo também a segurança do colaborador.

Vamos entender o porquê dessa diferença no final desse post.

Primeiramente, vamos falar de segurança eletrônica.
A segurança eletrônica pode ser composta basicamente por:

Um complementa a função do outro, e juntos conseguem entregar mais segurança, com mais eficiência, precisão e redução de custos operacionais. Até aqui não tem muita novidade e aplicamos a qualquer empresa, não é? 

Pois bem, já adianto que os analíticos de imagem são os responsáveis por dar inteligência e elevar o nível da segurança eletrônica para além da segurança patrimonial.

Vamos repassar cada um dos itens acima voltado para a atuação diretamente na indústria.

Segurança Eletrônica na Indústria: Controle de Acesso

O modo como as pessoas têm acesso a sua empresa diz muito em relação a segurança que proporciona. Na indústria, há um número relativamente maior de pessoas transitando, de dia e a noite. O fato é: Ter o controle de quem entra e sai é muito mais do que dar um crachá para liberar a entrada do colaborador. É poder mensurar essas entradas e saídas, monitorar e garantir que o acesso está sendo de fato seguro. 

E se os veículos não precisassem parar para se identificar na portaria ou passar o cartão cada vez? Quanto tempo leva o processo de liberação de entrada desses veículos? Será que não faz sentido a liberação rápida dos veículos com as placas cadastradas?

Já falamos sobre Controle de Acesso aqui, e queremos complementar que na indústria o controle de acesso pode ser utilizado de forma ainda mais estratégica, quando integrado com outros sistemas. 

Um deles é garantir a entrada do colaborador até o seu setor, e não somente na portaria. A restrição e liberação de acesso também é personalizada individualmente, e sem intervenções humanas se torna mais rápida e eficiente

Setores que oferecem risco podem ser liberados apenas para colaboradores autorizados, e com o auxílio de câmeras com analíticos de imagem, pode também monitorar se a entrada está dentro da normalidade (colaborador usando os EPIS, por exemplo).

Segurança Eletrônica na Indústria: Sistema de CFTV

Certamente os termos Sistema de CFTV e Segurança Eletrônica são os mais difundidos, e confundidos. Isso porque, frequentemente, o termo segurança eletrônica é utilizado para denominar um sistema de câmeras de segurança, de forma equivocada. 

Na indústria o sistema de monitoramento pode ir além das câmeras de segurança comuns, podem possuir funções de monitorar e atuar de forma inteligente, com analíticos por exemplo.

Um exemplo de integração de sistema de segurança e analítico com excelente retorno financeiro é o caso real (com nomes fictícios) do Geraldo. Em resumo, o Geraldo tinha furtos frequentes e contava com uma super equipe (alto custo) para monitorar o local, que se deslocavam até o local para garantir a segurança. A solução de perímetro foi divisor de águas e eliminou os furtos. Isso porque a equipe (reduzida) agora pode atuar sempre que ocorrer a invasão, em tempo real, conduzidas pelos disparos do alarme na tela do operador responsável pelo monitoramento e segurança.

Segurança Eletrônica na Indústria: Sistemas de Alarmes

E falando em alarmes, os sistemas de alarmes integrados com os demais sistemas de segurança eletrônica vêm a somar e complementar. 

Sensores inteligentes monitorados em tempo real. (Isso lembra IoT para você também?) Pois é, ter um alarme que dispara e faz muito barulho funciona parcialmente, mas, atuar efetivamente no momento em que uma invasão é detectada, é aí que se tem uma eficácia nas ações de prevenção. Isso pensando na segurança eletrônica na Indústria ou qualquer outra empresa.

Segurança Eletrônica na Indústria: Analíticos de Imagem

Um dos pontos chave para aderir aos analíticos de imagem na indústria é a redução de custos com mão de obra. Isso porque há diversas possibilidades de uso da inteligência artificial para análise das imagens capturadas, que fornecem as informações de forma ainda mais precisa e sem erros. E a grande equipe que fica monitorando os ambientes ou executando atividades repetitivas pode ser direcionada a atividades mais efetivas.

O que ocorre é que há um grande volume de imagens das câmeras para ser monitorado por equipes de segurança e gestão, e nem sempre é possível identificar falhas. Como resultado, incidentes de segurança podem passar despercebidos, e comportamentos suspeitos podem deixar de ser detectados a tempo de prevenir incidentes. 

E sem contar que parte dessas capturas acabam sendo descartadas ou dificilmente localizadas. Através de analíticos de imagem, é possível gerar descrições dos eventos que ocorrem no vídeo, que podem ser usados para listar pessoas, carros e outros objetos detectados no stream de vídeo, bem como a aparência e os movimentos desses componentes. Essas informações são utilizadas como base para executar ações, como decidir se a gestão deve ser notificada ou se uma gravação deve ser iniciada.

A utilização de um sistema de segurança eletrônica na indústria com analíticos de imagem traz benefícios como:

  • Redução de custos – um volume menor de vídeos é enviado pela rede, reduzindo a carga da rede e os requisitos de armazenamento.
  • Economia de tempo – o monitoramento e a pesquisa dos vídeos gravados ficam mais fáceis, o que permite que operadores possam monitorar mais áreas de cobertura.
  • Maior eficiência – o monitoramento automático de vídeo em busca de incidentes de segurança ajuda a prevenir crimes, e monitorar ambientes perigosos em oposição à reação somente após o evento.
  • Criação de valor empresarial – a integração de dados de vídeo a outros sistemas, como a integração com o ERP, significa que o sistema de vigilância pode contribuir com novas ideias e soluções para outras funções empresariais.

Além da segurança patrimonial

O objetivo dos analíticos de imagem vai além de proporcionar segurança, e fornece também informações relevantes para tomadas de decisão da gestão. Lembrando: as informações estão disponíveis em tempo real. 

É possível criar um sistema de monitoramento direcionado a gestão de riscos. A própria função de perímetro comentada anteriormente, é aplicada para áreas de potencial perigo. 

Faz sentido monitorar quando há invasão em locais como subestações de energia, estação de tratamentos de efluentes, locais de armazenamento de produtos químicos que têm perigo de morte envolvido. Outro local a se monitorar são espaços confinados, como tubos, salas que podem provocar asfixia entre outros. 

Percebe que é mais do que evitar furtos?

Outra possibilidade é monitorar a segurança das máquinas, criar alertas quando algum objeto é removido do local, fazer contagem de objetos, pessoas ou veículos, medir a velocidade de empilhadeiras e veículos elétricos e averiguar temperatura.

Tão valoroso quanto impedir um furto ou uma invasão de indivíduos não autorizados é garantir a segurança dos colaboradores, em seu ambiente de trabalho. 

Ter acesso a tecnologia auxilia nesse processo, e a segurança supervisionada momentaneamente pela equipe de segurança do trabalho, passa a ser 24 horas por dia através da inteligência artificial nas imagens.  

Confira as vantagens do uso de sistemas de visão industrial 

Como vimos a segurança eletrônica na indústria pode ir além da segurança patrimonial e atuar também na segurança e saúde do colaborador. Atuar com tecnologia de ponta e integração dos seus sistemas de segurança garante vantagens além do óbvio.

De que forma sua empresa atua na segurança dos colaboradores? 

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp