Início » Segurança Eletronica » Projeto de CFTV: 7 passos para elaborar um bom projeto

Projeto de CFTV: 7 passos para elaborar um bom projeto

Quando falamos em projeto de CFTV logo pensamos na complexidade que é desenhar um projeto, já que tem tanta tecnologia disponível no mercado e tantas opções diferentes (de câmeras, por exemplo) para selecionar e comparar.

Pensando nisso, convidamos o gestor de projetos da área de segurança eletrônica da I3C Soluções para nos dar dicas de como podemos elaborar um projeto. Confira só, esses 7 itens que não podem faltar em um bom projeto de CFTV:

1- Estabeleça os objetivos do seu projeto de CFTV

Uma reunião com todos os envolvidos é o primeiro passo para entender as principais motivações e identificar as expectativas para se desenvolver uma solução aderente às necessidades do projeto.

Um projeto de CFTV pode ser idealizado baseando-se em diversos fatores, como a atividade da empresa, o formato de visualização ou mesmo em atendimento a uma legislação vigente.

O objetivo pode ser atender a uma necessidade específica, como segurança de um perímetro na sua empresa, coibir a incidência de furtos,monitorar processo produtivo de uma determinada máquina, acompanhar entrada e saída de veículos no estacionamento,  utilizar funções de monitoramento de temperatura das pessoas que estão acessando a entrada da empresa, fazer contagem das pessoas (esses dois últimos itens muito solicitados pós pandemia) além da função da segurança em si.

Além disso, utilizar o CFTV integrado a todo o seu sistema de segurança, conseguimos aliar outras funções importantes, como reconhecimento facial, leitura de placas veiculares, segurança perimetral, entre outras.

Logo, a entrevista permite personalizar a solução de forma que atenda integralmente aos requisitos do projeto de CFTV.

2- Definição de Analíticos

Os analíticos são recursos de inteligência instalados nas câmeras ou no sistema de videomonitoramento (VMS), que tornam seu sistema de CFTV proativo.

Existem objetivos dos projetos de CFTV que só poderão ser alcançados com a aplicação dos analíticos. Algumas das funções dos analíticos são: detectar invasores, identificar pessoas com atitudes suspeitas, fazer cruzamento de linha, entre tantas outras soluções que melhoram a atividade da equipe de segurança.

Durante a elaboração do projeto de CFTV, é importante avaliar os objetivos a serem alcançados com as imagens captadas pelas câmeras. Há algumas situações que, somente com a utilização de analíticos de imagem conseguirão atender ao objetivo, como exemplo: detectar invasores em determinada área protegida, identificar pessoas com atitudes suspeitas, realizar o alerta de cruzamento de linha, alerta por objeto retirado da cena, aviso por objeto deixado em determinado local, analítico para realizar a leitura de placa veicular ou de identificação de contêiner, entre tantas outras soluções que melhoram a atividade da equipe de segurança. 

Esses analíticos realizam uma ação muito importante dentro do projeto de CFTV, pois com ele o operador recebe os alertas criados por esta inteligência e toma a ação corretiva mediante uma situação. Não há a necessidade de um profissional ficar olhando a tela da imagem capturada pela câmera constantemente. Quando ocorrer alguma atividade fora do previsto, o sistema irá alertar ao operador, para que então ele possa tomar a ação necessária.

3- Definição do local e posicionamento das câmeras de segurança

Uma câmera de segurança pode ser utilizada com o objetivo de obter uma visão geral de uma grande área, de maneira que se consiga visualizar de forma superficial as movimentações de uma cena. Possivelmente, será instalada em local alto e livre de obstáculos.

Havendo a necessidade de identificar indivíduos ou obter detalhes mais precisos, a câmera ficará posicionada mais próximo da cena. Essa condição também se aplica para a maioria dos casos onde se utiliza analíticos de imagens.

O local e o posicionamento são informações relevantes na definição dos requisitos desejáveis para as câmeras.

Posicionamento das câmeras de segurança em um projeto de CFTV
Exemplo de Posicionamento das câmeras de segurança em um projeto de CFTV

4- Definição das câmeras para o projeto de CFTV

Os requisitos definidos para o projeto de CFTV determinam as câmeras a serem utilizadas. Os analíticos e funções como reconhecimento de indivíduos ou objetos, exigem uma quantidade de pixels para que sejam aceitáveis, definindo, a resolução mínima da câmera.

O local e posicionamento da câmera determinarão outros requisitos como tipos de lentes, iluminação com Infravermelho, proteção contra poeira e água, proteção contra vandalismo, assim como, técnicas de captura de imagem e tratamento de imagem devido a variação de luz.

Uma câmera PTZ pode cobrir uma grande área através dos movimentos de panning, no entanto, poderá ver apenas um segmento por vez, enquanto uma combinação de câmeras fixas poderá manter a cobertura sobre toda a área durante todo o tempo. Em ambientes internos, é conveniente que a câmera tenha os recursos necessários e que ofereça um design mais harmonioso com o local.

Veja no vídeo, o exemplo da câmera de segurança Axis P5635-E PTZ, escolher uma câmera de qualidade te proporciona confiança de que terá as imagens que precisa na hora do aperto.

5- Definição do VMS e Gravação

O software de vídeo monitoramento (VMS) fornece as funcionalidades para gerenciamento do sistema de CFTV.

É capaz de conectar monitores e sistemas de videowall nas salas de segurança, gerar relatórios de imagens e pesquisas de eventos e alarmes. Ainda poderá ter recursos de análise de vídeo desenvolvidos para lojas, estacionamentos, perímetros de fábricas, entre tantos outros possíveis.

Gerencia as gravações das imagens em formatos diversos como gravação em borda, em storage local ou compartilhado, permitindo redundância e segurança das informações, além de estabelecer conexão com diferentes níveis de usuários.

Algumas funções avançadas podem ser desejáveis no seu projeto, como integração com outros sistemas, com centrais de alarme, controle de acessos, sistemas de RH, Active Directory e bancos de dados.

Tela de VMS
Exemplo de Tela de VMS

6- Definição da central de monitoramento

Uma sala de monitoramento deve fornecer os equipamentos e ferramentas necessárias para que a equipe de segurança possa responder de forma efetiva, atendendo o nível de resposta desejado especificamente para o seu projeto de segurança eletrônica.

Esse local deve estar provido de monitores profissionais com resolução compatível com a aplicação, além de estações de trabalho que atendam aos requisitos do sistema quanto ao processador, memória e placa de vídeo.

Para as câmeras PTZ, a utilização de Joystick e mesas com botões programáveis são úteis para a movimentação precisa e acompanhamento da cena.

Joystick para projeto de CFTV
Exemplo de Joystick

7- Última decisão do Projeto de CFTV: Infraestrutura física e de rede

A infraestrutura garante que as câmeras, servidores e todos os dispositivos possam ser conectados e suportados. É importante neste passo, avaliar todos os pré-requisitos para atender a demanda do VMS, do Storage, das portas de rede no switch, regras de acesso aos usuários ao sistema, capacidade de processamento dos analíticos, fazendo todos os cálculos necessários para que o sistema de CFTV possa trabalhar sem qualquer gargalo gerado pela falha de levantamento da infraestrutura. 

Verificar se a rede suporta requisitos de alimentação para os dispositivos com suporte a Power Over Ethernet (POE) e configurações avançadas de qualidade de serviço (QoS) e Redes de Área Local Virtuais (VLANs).

A infraestrutura física e de cabeamento de rede deve suportar a tecnologia e estar instalada conforme estabelecido pelas normas, garantindo a segurança e integridade do sistema. Quem diria que definir a infraestrutura seria o último passo para o seu projeto de CFTV?

Resumo dos 7 itens para um bom projeto de CFTV

Vamos recapitular e resumir os 7 passos de um bom projeto de CFTV?

  1. Identificar qual é o objetivo do projeto, saber em detalhes qual é o resultado que se espera após colocar o projeto de CFTV em prática, e se existir um problema a resolver, ele deve ser listado nessa entrevista inicial.
  2. Com os dados em mãos é hora de começar a desenhar o projeto, como sabemos quais são os objetivos, começamos pensando em quais Analíticos podem ser incluídos no projeto para entregar o melhor resultado na operação.
  3. Definido os analíticos, é hora de pensar no local de instalação das câmeras de segurança. Nesse momento é analisado tudo que está envolvendo o local a ser monitorado. Altura de instalação da câmera, incidência do sol, obstáculos físicos como árvores, postes, outdoors e distância entre a câmera e o objetivo a ser filmado. Estes são pontos que influenciam diretamente na decisão do local de instalação da câmera.
  4. Com os locais das câmeras definido no seu projeto de segurança eletrônica, passamos a definição dos modelos de câmeras de segurança mais indicado para cada local, e que atenda aos requisitos e as demandas solicitadas.
  5. Somente sabendo as definições das câmeras (se é IP, digital ou analógica, por exemplo) que podemos definir como será armazenado e processado os dados das imagens, ou seja, essa é a parte do projeto em que definimos o VMS e as regras de gravações.
  6. Com todos as informações anteriores em mãos, definimos qual será o local que estará situada a central de monitoramento.
  7. E por fim, pensamos em como preparar a infraestrutura para atender e suportar as câmeras, VMS, analíticos e os usuários do sistema de CFTV.

O que achou das nossas dicas e dos passos que usamos para definir um projeto de CFTV?

Precisa de uma ajuda para fazer o seu projeto? Entre em contato agora!

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp