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TOTVS Joinville: i3C aplica estrutura inteligente para unificar comandos e controles de segurança empresarial

Na unidade da TOTVS, em Joinville (SC) as cancelas, catracas e os bloqueios de portas são todos liberados com facilidade pela leitura biométrica dos colaboradores. Câmeras garantem a segurança empresarial nos amplos estacionamentos, portarias e áreas comuns. Essas soluções de segurança com controle de acesso físico e CFTV foram implementadas pela i3C

O layout interno da empresa segue a tendência de open spaces (espaços abertos, em tradução livre do inglês): grandes áreas de trabalho, sem paredes ou outras formas de divisão dos espaços, para tornar o ambiente propício à colaboração entre as pessoas.

Para isso, foi preciso fazer a reformulação dos ambientes, cuja estrutura era de 15 anos atrás. Nessa reestruturação, foi identificada a necessidade de atualizar a infraestrutura de segurança, que já estava obsoleta e com poucos pontos de cobertura. O desafio era fazer a atualização necessária com o menor impacto possível na rotina dos colaboradores.

O objetivo do projeto era manter sob proteção os 50 mil metros quadrados da empresa – distribuídos entre escritórios, estacionamentos, áreas de serviço, acessos e divisas -, e os espaços ocupados por 1,2 mil pessoas e 900 veículos nos estacionamentos internos.

O fato de a TOTVS centralizar suas equipes em um único complexo predial facilitou a implementação dos modelos de segurança empresarial e de mobilidade do condomínio projetados pela i3C e gerenciados de forma única e exclusiva pela própria TOTVS.

Projeto de segurança empresarial é atualizado sem impactar a rotina da empresa

Para que a centralização de segurança pudesse ser a mais adequada, as credenciais de acesso de 1,2 mil colaboradoras foram associadas à nova estrutura. O sistema implementado faz a leitura tanto do código dos cadastros antigos quanto dos novos. Com isso, a empresa conseguiu permanecer com as mesmas credenciais, o que ajudou a manter a rotina dos colaboradores e a evitar transtornos para a empresa.

O monitoramento e controle de acesso passaram a ser feitos por leitores biométricos, tecnologia RFID ou QR Code, a depender do caso. Desbloqueios de portas, abertura de cancelas e liberação de catracas, agora, eram feitos por meio de uma das tecnologias de segurança empresarial.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos para melhor aproveitamento e visibilidade. O alcance e a qualidade de imagem dos equipamentos permite identificar os menores detalhes das áreas monitoradas.

“Não foi apenas uma troca de sistemas, que antes eram separados e que agora estão unificados. Ocorreu uma mudança completa e para que ela existisse, foi preciso se transformar tecnologicamente, ter uma estrutura inteligente. Apesar de o prédio ficar mais aberto para o público, ele ficou mais seguro também, porque está totalmente monitorado”, diz o Country Manager da Genetec Brasil, Denis Côté.

Para implementar o novo projeto de segurança, a TOTVS realizou um criterioso processo de Request for Proposal (RFP) ou Solicitação de Proposta, em tradução livre do inglês. Além de comprovar a qualidade, a assistência e o preço, a i3C foi veloz na entrega e eficiente no suporte pré e pós-venda. “Entendemos a complexidade do cliente e ouvimos qual era a prioridade para o momento. Com isso, oferecemos uma solução completa”, descreve o CEO da empresa, Evandro Eckile.

Razões para ter o controle de acesso e sistema de segurança unificados

A mudança promovida pela TOTVS é uma tendência nas empresas. Os open spaces vêm se multiplicando e têm se destacado nas relações atuais de trabalho. Nesse contexto, uma das preocupações é com a segurança. A unificação dos sistemas visa propriamente simplificar as operações, sem comprometer a proteção necessária das pessoas e do patrimônio. 

Para isso, recursos como controle de acesso, videomonitoramento, reconhecimento automático de placas de veículos, detecção de intrusão e análise deixam de estar separados para um comando e controle efetivo, com conectividade em nuvem.

Os sistemas unificados aumentam a produtividade e a eficiência do pessoal de segurança, que tem à disposição a informação em tempo real e a possibilidade de ação no momento certo, além da confirmação sobre o sistema estar operando normalmente.

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