*Todas as informações são reais.
Por motivos próprios, o cliente
optou por permanecer anônimo.
Os furtos de equipamentos e de materiais de infraestrutura é um problema generalizado com um alto custo para as empresas. Em muitos casos, os crimes causam danos à propriedade e um período de inatividade não planejada que pode impactar nos ganhos.
Em uma empresa de papel e celulose esse cenário era repetitivo. Por vezes, os furtos comprometeram a captação de água, matéria-prima importante para o processo produtivo.
A primeira solução para minimizar a perda foi contratar um serviço de segurança que incluía monitoramento por câmeras padrão de mercado e um profissional para fazer rondas de motocicleta a cada meia hora, no período de 24h, na área de captação, a sete quilômetros de distância da fábrica.
O custo mensal desse modelo tradicional de vigilância era de aproximadamente R$ 35 mil. Um valor que, na prática, custeava menos de 24h de vigilância, considerando que as rondas ocorriam a cada 30 minutos e nesse tempo ainda eram contabilizados os minutos necessários para deslocamento.
Portanto, havia momentos em que a área permanecia sem segurança e os criminosos aproveitavam-se dessa falha para realizar os furtos dos novos materiais. Era necessária uma solução mais efetiva.
Como os analíticos de imagem zeraram os furtos em fábrica de papel e celulose
A i3C fez uma análise do cenário e propôs uma solução inteligente, com analíticos por imagens de câmeras para cercar todo o perímetro que zerou os furtos na fábrica de papel e celulose. O retorno sobre o investimento foi alcançado em apenas seis meses.
Agora, toda vez que uma pessoa não autorizada entra na área monitorada, as câmeras detectam a movimentação e enviam um aviso ao operador. É gerado um alarme na Central de Controle e as câmeras móveis automaticamente focam na pessoa invasora. Na sequência, o operador solta um aviso predefinido ou envia um áudio em tempo real para a pessoa saber que a ação suspeita foi identificada e ela precisa se retirar do local. Depois, o mesmo operador relata o ocorrido, com a descrição do alarme.
A diferença no uso de câmeras com analítico de imagem é a inteligência do equipamento, que sabe detectar pessoas e não acusa movimentos inofensivos de árvores, pássaros e outros. Dessa maneira, reduz-se, e muito, os alarmes de falsa intrusão.
Vantagens da solução de vigilância e monitoramento de perímetro
A segurança videomonitorada de perímetro faz a demarcação de áreas específicas que precisam ser isoladas ou protegidas, como:
Os sistemas de vigilância são projetados para funcionar em condições de iluminação desafiadoras ou total escuridão. A detecção e verificação de uma possível pessoa invasora no perímetro, feita de qualquer local e em tempo real, proporciona economia de tempo e de aplicação de recursos financeiros com patrulhas de rotina e abordagem de falsos alertas.
Algumas outras vantagens adicionais para empresas que adotam a solução da i3C são:
- A área da fábrica que possui uma máquina perigosa.
- Ambientes com acesso restrito.
- Área de carga e descarga, informando sobre a chegada de veículos e se o acesso pode ser liberado ou não.
Por fim, uma solução de câmeras com analíticos de imagem para garantir a segurança do perímetro é uma forma de evitar furtos que oneram a empresa. A indústria de papel e celulose evitou as recorrentes perdas com a adoção da tecnologia que mais atendia a sua demanda. “Os desafios dos nossos clientes são os nossos desafios, afirma o CEO da i3C, Evandro Eckile.
Promovemos a transformação digital das indústrias e estamos prontos para ser parceiros de negócios que, como nós, interessam-se em fazer diferente para fazer a diferença. Vamos inovar juntos. Entre em contato.