Início » Segurança Eletronica » Qual o objetivo das câmeras de segurança?

Qual o objetivo das câmeras de segurança?

Quando me perguntaram “qual o objetivo das câmeras de segurança”, não precisei pensar muito pra responder: Ter segurança! Foi assim com você também? Então te pergunto mais: Só as câmeras de segurança são suficientes para te proporcionar segurança?

Vamos falar sobre isso?

Não é incomum que quando pensamos em segurança do patrimônio (seja da sua residência ou sua empresa) pensamos em câmeras de segurança. É um pensamento lógico, mas nem sempre 100% assertivo (já vou explicar o porquê).

Partimos do significado da própria palavra Segurança:

Estado, qualidade ou condição de quem ou do que está livre de perigos, incertezas, assegurado de danos e riscos eventuais; situação em que nada há a temer.

Fonte: Dicionário Google

Vamos falar um pouco mais sobre as câmeras de segurança CFTV (CFTV significa circuito fechado de televisão) e ver se ela proporciona essa tal de segurança que temos como objetivo.

Benefícios das Câmeras de Segurança

As câmeras de segurança proporcionam o monitoramento e gravação (na maioria dos casos) do seu ambiente. Esse monitoramento aumenta consideravelmente a segurança por alguns motivos.

  • As câmeras inibem pequenas infrações, pelo fato do ambiente ser monitorado;
  • Auxilia nas buscas de possíveis furtos não identificados na hora;
  • Traz imagens em tempo real de ambientes altamente expostos a bandidos, sendo possível o seu monitoramento para a redução das incidências;
  • As gravações são documento de provas para a polícia;
  • As imagens de furtos podem ser usadas para aprendizado, já que pode ser visto como foi a atuação do criminoso. E com isso, você pode aperfeiçoar suas técnicas e táticas de segurança.

Esses já são motivos suficientes para você pensar em ter câmeras de segurança na sua casa ou empresa. Mas a real motivação se dá, em grande parte dos casos, após um caso de furto, ou tentativa, no local. Aconteceu com alguém que você conhece?

E nesses casos, embora as câmeras de segurança CFTV auxiliem, elas não eliminam a possibilidade desse incidente ocorrer.

Em contrapartida, quando as câmeras de segurança CFTV são utilizadas em conjunto com outros equipamentos, aumentam proporcionalmente a segurança do ambiente.

Vamos ver alguns exemplos da atuação das câmeras de segurança com outros sistemas ou equipamentos associados?

Câmeras de Segurança CFTV com Controle de Acesso

Esse controle de acesso pode ser um sistema de controle de acesso ou o modo manual de controlar o acesso das pessoas a um ambiente.

Uma câmera de segurança CFTV com um interfone, por exemplo, auxilia no reconhecimento das pessoas para autorização de entrada à sua residência ou empresa. Sem o interfone, onde a pessoa possa comunicar sua entrada, é necessário o deslocamento de alguém para essa porta/ portão de acesso, o que impacta novamente na qualidade da segurança envolvida no processo.

Do mesmo modo acontece sem a automação da abertura desse acesso, seja por um sistema de portão eletrônico ou recursos como cancela, fechadura eletromagnética, biometria entre outros. Se for um assalto e, a pessoa que quer acesso estiver armada, o fato de ter a câmera de segurança – apenas – não resolve a situação.

Os exemplos citados podem ser utilizados em sistemas separados e sem integração entre elas. Para uma efetiva qualidade na segurança, é importante que estes conjuntos de soluções de segurança sejam integradas, ou até mesmo unificadas em uma única ferramenta, como o Genetec, que concentra todos os recursos em uma única plataforma.

Na Totvs, por exemplo, essa centralização da segurança foi fundamental para cobrir os mais de 50.000m2 entre áreas de escritório, estacionamentos, áreas de serviços, acessos e divisas, considerando um efetivo de funcionários de 1.200 pessoas com quase 900 veículos em estacionamento interno.

Câmeras de Segurança CFTV com Alarme de segurança

Da mesma forma do tópico anterior, o fato de ter apenas a câmera de segurança em caso de intrusão pode não ser suficiente. Isso se deve ao fato de nem sempre ter alguém 24h monitorando o ambiente.

A atuação de um sistema de alarme junto à um sistema de CFTV auxilia na identificação da intrusão de qualquer elemento além da barreira de proteção. Disparando o alarme, você pode imediatamente abrir suas câmeras de segurança CFTV, acionar a polícia e atuar na segurança da sua vida e da sua família.

Essa integração de câmeras de segurança com alarme é a mais comum, e o mercado já vem se movimentando para trazer essas soluções embarcadas. Vemos pelo crescente número de câmeras IPs com detecção de movimento disponível no mercado, que é excelente pensando na segurança da nossa residência.

Pensando no uso dessas câmeras de segurança sem fio em empresas, nossa sugestão é que você analise o objetivo do seu projeto. É fundamental entender qual a real necessidade e como de fato o equipamento vai auxiliá-lo e atender suas expectativas.

Câmeras de Segurança CFTV e Analíticos de Imagem

A parte de analíticos de imagem merece um texto só para ele, porque são muitas as opções de atuação. Mas vamos resumir aqui, começando com “o que seria esses analíticos?”

Os analíticos de imagem são configurações de regras dentro do seu sistema de CFTV ou até mesmo da sua câmera de segurança (dependendo do modelo). Essas regras são parâmetros configurados no equipamento que sinalizam quando você deve ser informado caso algo aconteça fora do esperado.

Exemplos de Analíticos de Imagem

Uma das possíveis configurações é o caso de Perímetro, seu sistema de segurança será acionado assim que ocorrer a intrusão na zona configurada, veja nesse vídeo de apenas 2 minutos explicando a aplicação da função de perímetro abaixo.

É possível fazer a contagem de pessoas, bem propício ao momento em que estamos vivendo onde os locais não podem atingir sua lotação máxima devido a pandemia. Nesse caso, é possível criar a regra e as câmeras de segurança auxiliam para esse monitoramento. E a segurança aqui vai além dos furtos e entra na barreira da saúde pública.

E falando em saúde, é possível também criar regras para aferir a temperatura das pessoas que estão transitando no ambiente.

Exemplos de analiticos de imagem
Analíticos de Imagem – Temperatura

Concluindo…

Pois bem, se segurança significa estar livre de perigosos, concluímos que as câmeras de segurança por si só, não são suficientes para proporcionar a segurança integral do nosso patrimônio. Mas são parte importante para garantir essa sensação.

Se está pensando em incluir elas no seu projeto, não deixe de ler o artigo que nosso engenheiro especialista escreveu com os 7 Passos para desenvolver o projeto.

E se tem uma demanda específica ou qualquer dúvida, estamos à disposição.

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp