Início » Sistemas de Visão » O que é um sistema de visão industrial?

O que é um sistema de visão industrial?

sistema de visão industrial

Um sistema de visão industrial é um conjunto de hardware e software que tem a finalidade de extrair dados visíveis e tomar decisões pré definidas na indústria.

Em uma analogia com o corpo humano, a câmera (hardware) são os nossos olhos e o processamento (software) é nosso cérebro treinado para avaliar e inspecionar se há erros comparado ao padrão de qualidade exigido. 

O Sistema de Visão Industrial também é conhecido por outros nomes: sensores de visão, sistema de inspeção automática, visão artificial e computacional, sistema de visão computacional, vídeo inspeção ou ainda outro termo que usamos é analíticos de visão.

Na indústria, o uso desses analíticos substitui o processo de qualidade feito manualmente, e garante a entrega final do seu produto dentro do padrão de qualidade exigido. Mas pode ir além, o sistema de visão computacional pode identificar doenças médicas em raios-x, identificar produtos e onde comprá-los, identificar anúncios dentro de imagens editoriais e muitas outras possibilidades.

Já falamos também de algumas aplicações do uso de sistemas de visão na indústria de alimentos, e como a Dolce Gusto utiliza da tecnologia para entregar suas caixas personalizadas. E nesse post vamos mostrar ainda outras possibilidades de uso aplicado à Indústria.

Implantação de um Sistema de Visão Industrial

Para a implantação de sistemas de visão artificial é necessário basicamente um processamento (CPU), a câmera que atenda a necessidade do seu projeto e uma boa iluminação. E em alguns projetos, é possível utilizar soluções de analítico embarcadas diretamente da câmera, pois possuem processador e recursos próprios para realizar as análises das imagens. 

A escolha do sistema de visão vai depender da sua demanda, quanto mais complexo for o sistema, ou, maior a precisão ou riqueza de detalhes, é provável a necessidade do uso de um sistema com servidor para o processamento das imagens com analíticos envolvidos. 

Além disso é indispensável uma boa iluminação para fazer essas avaliações com efetividade e fidelidade nos detalhes.

Uma empresa comprometida com a qualidade do produto, geralmente, tem uma grande equipe na área de inspeção para garantir a entrega desejada. Assim era na indústria do Geraldo, que tinha um alto custo para manter esses colaboradores e mesmo assim ainda lidava com reclamações de clientes e problemas de recall.

A implantação de sistema de visão garantiu a qualidade e a redução de custo além do aumento da produtividade.

Aplicações do Sistema de Visão Industrial

Os ANALÍTICOS DE VISÃO ou analíticos de imagem utilizam algoritmos para tratar as imagens capturadas das câmeras e realizam funções específicas, de inspeção, orientação, medição e identificação de produtos. Com a solução de analíticos de visão é possível além de realizar todas essas funções, ainda analisar todos os dados e alertas em tempo real.

Alguns exemplos de aplicação do sistema de visão industrial são:

  • Realizar avaliação demográfica em um setor
  • Identificar a ocupação de determinado local
  • Comparação de cores
  • Comparação de padrões em processos especiais
  • Verificação de presença e posição de componentes em montagens de conjunto e subconjunto
  • Controle dimensional 
  • Contagem de peças e expulsão de não conformes 
  • Detecção de defeitos em superfície
  • Identificação de componentes instalados e montados de forma errada 
  • Leitura e reconhecimento de caracteres 
  • Medição de grandezas físicas 
  • Inspeção da qualidade de elementos impressos 
  • Verificação de lotes via código de barras e características físicas 
  • Visão guia para robô

Listamos 14 aplicações do sistema de visão, mas é muito melhor quando podemos ver com os próprios olhos não é? Vamos ver a seguir essas funções analíticas possíveis, utilizando de visão industrial, e com mais detalhes, com vídeos e imagens. 

Contador de Processos

A solução de contador de processos é utilizado para realizar a contagem de produtos e componentes em processo fabril e ter a precisão dos dados. No exemplo do vídeo abaixo, o analítico fornece a informação de quantidade de itens acabados, conforme os itens passam pela área com a câmera, contabiliza e informa no monitor a quantidade de peças. Veja:

Sistema de Visão Industrial – Contador de Processos

Selecionador de Objetos

O uso do analítico de selecionador de objetos, identifica e compara objetos por tipo, cor, tamanho, e demais características visuais, separando-os.  Com o uso de sistema de visão industrial essa empresa (do vídeo abaixo) passou a selecionar sua produção de tomates através do reconhecimento automático da cor e tamanho aplicados diretamente a linha de classificação de frutas. Este equipamento com o sistema além de classificar os tomates, separa conforme categorias pré definidas. Função essa, que proporciona melhor qualidade na separação, e os melhores tomates ganham um novo e melhor valor comercial. 

Sistema de Visão Industrial – Selecionador de Objetos

Analítico de Detecção de Intrusão

O Analítico de detecção de intrusão detecta a entrada de pessoas em áreas específicas, gerando alerta para operadores da equipe de segurança. Na indústria é possível ter em setores que geram alto risco ao colaborador, no exemplo do vídeo é utilizado em uma linha de trem, mas poderia ser ao romper uma barreira de segurança dentro da empresa. A pessoa que está mais a frente no vídeo, ultrapassa a linha virtualmente desenhada, e um alerta é gerado a equipe para agir no momento do ocorrido.

Sistema de Visão – Detecção de Intrusão

Contador de Pessoas

O analítico de contador de pessoas não entraria na nossa lista de funções para a indústria se não fosse a pandemia, embora possam existir processos muito específicos que precisam dessa funcionalidade. Como o próprio nome diz é a solução utilizada para realizar a contagem de pessoas que entram e saem por um determinado acesso.

Exemplo de Sistemas de Visão Industrial – Contador de Pessoas

Controle de Qualidade

Uma das funções de analíticos de visão mais utilizadas na indústria para reduzir custos e melhorar o processo de qualidade é o analítico para controle de qualidade. Essa é uma solução completa para realizar contagem e inspeção visual do produto, separação dos itens fora de conformidade. Aqui, basicamente, é validado um produto ideal no sistema e comparado com os produtos que passam na esteira visualmente, os produtos que não estiverem de acordo são descartados. Perceba no decorrer do vídeo que as bolachas quebradas são identificadas e removidas.

Sistema de Visão Industrial – Exemplo controle de Qualidade

O sistema de visão com função de controle de qualidade, pode ser usado para muitas outras tarefas. Algumas das tarefas são: a detecção do correto nível de enchimento de garrafas, verificação de tampas, controle de qualidade de selagem, inspeção de cores e muitas outras aplicações.

Leia também: Tendências para Indústria de Alimentos 2030

Inspeção e Conferência

Outra função na lista das mais utilizadas na indústria, na área de qualidade é justamente a inspeção e conferência através do analítico de visão. Ele confere vários itens para confirmar se produto está compatível com a ordem de produção e elimina aqueles que não se estão de acordo. Veja esse exemplo de sistema de visão na indústria de peças automotivas.

Sistema de Visão – Inspeção e Conferência

Processo Fabril

Com sistema de visão de processo fabril, utiliza-se as imagens para realizar cálculos e indicar melhores práticas para operação de equipamentos. A medição é precisa e gera informações rápidas para a tomada de decisões. Essa função analítica pode ser utilizada para diversos fins.

Exemplo de Sistemas de Visão Industrial - Processo Fabril
Exemplo de Sistemas de Visão Industrial – Processo Fabril
Exemplo de Sistemas de Visão Industrial – Processo Fabril

OCR

A ultilização de OCR transforma em informações as leituras de caracteres de objetos, como leitura de placa veicular, numeração de container, e demais objetos. Essa função pode ser utilizada para ler informações de lote e validade nas embalagens, e conferir a legibilidade do mesmo.
O uso é comum onde há pouco contraste de cores e como vemos no vídeo abaixo, todas as impressões são rapidamente lidas pelo sistema e transformado em informação.

8 Benefícios do Sistema de Visão Industrial

Todas as funções que citamos acima buscam melhorar os seus processos produtivos. Algumas funções são mais direcionadas ao setor de qualidade da empresa, principalmente as que são focadas em qualidade. Mas nem só para qualidade que o sistema de visão serve.
A nossa conclusão hoje é um resumo dos benefícios do sistema de visão industrial. Isso mesmo, precisamos ressaltar pelo menos 8 benefícios do uso de sistemas de visão industrial para você avaliar se compensa mesmo ficar sem essa tecnologia. 

Confere:

  1. MELHORA QUALIDADE dos processos produtivos
  2. ELIMINA atividades repetitivas
  3. MAIOR AGILIDADE OPERACIONAL em relação a mão de obra humana
  4. A solução opera 24X7, 365 DIAS NO ANO
  5. AUMENTA A EFICIÊNCIA da produção
  6. REDUZ CUSTOS operacionais
  7. A solução não ‘’tira férias’’ e NÃO GERA PASSIVO TRABALHISTA
  8. Possibilidade de AVALIAR 100% DA PRODUÇÃO, não somente por amostragem

Com tantas possibilidades e benefícios fica difícil alguma não se encaixar na sua necessidade.
Quer saber mais, tirar dúvidas ou fazer uma cotação de sistema de visão industrial? Entre em contato conosco.

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp