Início » Segurança Eletronica » Controle de Acesso: O mínimo que você precisa saber

Controle de Acesso: O mínimo que você precisa saber

Controle de acesso

Nesse artigo você encontrará um compilado de informações sobre um Controle de Acesso. Além do conceito, também entenderá se é hora de pensar em mudar o seu (ou projetar um novo) e ainda listamos algumas possibilidades de integração, que vai fazer diferença e facilitar a gestão da sua empresa. 

O que é controle de acesso?

Controle de acesso é um sistema de segurança utilizado para monitorar a entrada e saída em determinado ponto de acesso. Mas ele pode ser mais que isso, um bom sistema de controle de acesso, além de monitorar faz a gestão de toda essa movimentação e do fluxo de pessoas de forma inteligente e eficiente.

Queremos destacar que não existe um melhor sistema de controle de acesso, mas o sistema que melhor atende a sua necessidade.

Isso porque o acesso de um condomínio possivelmente terá demandas diferentes de um hospital ou indústria. Considere, por exemplo: Você precisa controlar o acesso de veículos ou de pessoas? Para cada opção é uma forma diferente de dimensionar o seu controle de acesso. A biometria, por exemplo, embora seja uma excelente forma de garantir segurança no controle de acesso, não é indicado para hospitais pela rotatividade e alto risco de transmitir doenças.

Já que falamos em controle de acesso biométrico, com o atual cenário de pandemia, ter várias pessoas acessando o equipamento com impressão digital não parece garantir a saúde do colaborador. Então faz sentido pensar em alternativas como o controle de acesso via smartphone ou via reconhecimento facial, por exemplo.

Reforçando: o melhor sistema de controle de acesso para o fulano pode não ser o melhor para você. Essa questão de escolha da melhor do mercado é relativa a usabilidade e experiência de cada usuário

Opções para acessar de forma mais segura sua empresa está cheia. Garanta que o seu objetivo e expectativa com o sistema de controle de acesso seja atingido.

Além disso, ter um controle de acesso padrão de mercado vai te permitir controlar o acesso. Mas ter um sistema de controle de acesso pensado para o seu modelo de negócio, e que se adapte às suas demandas específicas te dará autonomia, segurança e ainda mais aproveitamento de seus recursos.

Quando buscar por um Sistema de Controle de Acesso?

Dificilmente alguém acorda com vontade de mudar o controle de acesso da sua empresa. Quem está buscando essa melhoria costuma ter um “calo” incomodando. 

Por isso, independente do objetivo do controle de acesso em si, você precisa pensar em qual é o seu objetivo, como comentamos, para então encontrar equipamentos e soluções que atendam a sua demanda. 

Para pensar:

  • Quais os desafios que está tendo quanto ao acesso ao seu condomínio ou empresa? 
  • O que você precisa, de fato, controlar? Pessoas em um ambiente, horários, veículos, acessos restritos?
  • Quais os pontos fracos da sua forma de controlar o acesso atualmente?

Entender quais são os seus desafios e pontos importantes, determinarão qual a solução ideal.

Vamos listar alguns desafios que impulsionam empresas a procurar por um sistema de controle de acesso. que encontramos no decorrer desses anos:

7 Desafios que o Controle de Acesso resolve

  1. Falta da gestão de acessos costuma ser um fator de decisão para investir em um controle de acesso. Sem ter informações dos acessos há o receio e dúvida sobre quem está entrando e saindo, e consequentemente arrisca-se a autorizar acesso a locais para pessoas que não deveriam acessar. 
  1. Falta de conhecimento ou falta de profissional qualificado que faça a gestão dos acessos. Não basta ter um bom sistema se não tem quem saiba operar.
  1. Segurança em ambientes Open Space, conceito trazido pelo Google e adotado pela TOTVS que inclusive, a I3C fez a implementação de todo o sistema de controle de acesso. O desafio de ter um alto padrão de segurança em ambientes abertos, reforça a importância de pensar em um projeto personalizado e que identifica todos os seus pontos de atenção à segurança.
  1. Liberdade de entrada e saída para profissionais com autonomia de rotina. Tema inclusive que se intensificou na pandemia, o home office ou Anywhere Office salvou as empresas e forçou essa nova cultura. E com isso também a liberdade de trabalhar em horários não comerciais, de ir ao escritório para tratar casos específicos, ou em um horário mais conveniente. Significa que o seu sistema precisa estar alinhado a esses conceitos.
  1. Alto custo com equipe de segurança. Faz sentido ter um equipe de segurança disponível 24h? Sobre esse ponto temos um case relacionado a segurança por perímetro. Qual o custo da sua equipe de segurança? Você sabe o quanto consegue reduzir desse custo com o uso de mais tecnologia? Se quiser alguém para fazer essa conta para você, estamos à disposição.
  1. Sentimento de segurança ou sentimento de falta de segurança. Porque afinal, segurança é um dos principais motivos para investir em controle de acesso e outros sistemas de segurança. E essa motivação pode ser por bem ou por mal, quando teve que passar por uma situação de invasão, por exemplo, para sentir a necessidade.
  1. Facilitar a gestão de terceiros. Com um sistema de controle de acesso você dá agilidade para quem já é cadastrado acessar o ambiente. Você pode, por exemplo, fazer o agendamento de visitantes e ele acessar sua empresa via QR code (enviado para seu smartphone no momento do agendamento). Além dessa função, é possível saber horário de entrada e saída de terceiros, e ainda identificar quem o recebeu, servindo de apoio à prestação de contas. 

Mais que Controlar o acesso a sua empresa

Nesses anos de mercado, encontramos algumas empresas com equipamentos de ponta para controlar o acesso a sua empresa. Mas que não aproveitavam os recursos que já possuíam nos equipamentos, por “n” motivos. Leia abaixo sobre as integrações e se for o seu caso, procure uma empresa (chamada I3C Soluções) para obter um aproveitamento melhor do seu sistema atual.

Bem como, encontramos empresas que simplesmente não sabem que o controle de acesso pode ir tão longe.

DICA: tenha um parceiro com know how para fazer essas integrações e que acompanhe e capacite a equipe de operação. Sem isso, pode ser um lindo sistema cheio de tecnologia e “que não serve pra nada”.

Vamos conferir algumas integrações com o sistema de controle de acesso possíveis.

Controle de acesso integrado ao sistema de segurança

O controle de acesso faz parte de um sistema de segurança, indicamos que seu sistema de segurança contemple e integre o controle de acesso. Já falamos mais sobre o assunto aqui.

Além de controlar entrada e saída de pessoas e coisas, pode integrar funções como analíticos de imagem, leitura de placas e reconhecimento facial. Essas funções facilitam a gestão, visto que o sistema reconhece e se houver divergência, gera inputs para o supervisor tomar uma ação.

Integração com IoT

Vou dar 2 exemplos do uso de IoT integrado com o sistema de controle de acesso, mas as possibilidades são muitas. Ter essa integração dá informação ao pessoal de segurança/ facilities que recebe os inputs para gerenciar a situação.

Controle de caixa da água: Adicionar um sensor IoT para identificar quando a caixa da água estiver vazando ou para monitorar o consumo e identificar possíveis problemas.

Gerador de energia: Fazer o monitoramento do gerador de energia e identificar rapidamente falhas ou inoperatividade é outra das opções. E claro, o IoT também permite fazer o gerenciamento e atuar para a redução de energia, mas neste momento só queremos expor a possibilidade de integração.

Controle de Acesso integrado ao RFID 

Fácil essa! Tem acesso que já é realizado através de RFID, com cartão de proximidade. Maaaaaas pode ir além (percebe que a gente gosta de ir além?). O RFID pode acionar caso alguém saia com o seu produto de dentro das imediações. Ou seja, temos o seu estoque integrado à sua segurança.

Integração com o Sistema de emergência

Mais uma possibilidade de integração que garante ainda mais segurança é com o seu sistema de emergência. Com o alerta de emergência acionado, seu sistema pode automaticamente liberar todas as portas e cancelas para não interromper o fluxo de pessoas e salvar vidas.

Concluindo

Percebemos ao longo do texto que não dá pra escolher o sistema de controle de acesso comparando apenas preço e funções. Precisamos entender o objetivo da implementação de um novo sistema e buscar no mercado o controle de acesso que te ofereça o melhor custo-benefício. 

Já dizia minha mãe: “Você não é todo mundo”, então porque fazer o que “todo mundo” faz?  Um sistema de acesso pode controlar e gerenciar a entrada e saída de pessoas, veículos ou até materiais, e também pode monitorar a energia elétrica e caixa da água e seu sistema de emergência, dependendo da integração. 

Seja qual for o seu objetivo, estamos aqui se precisar saber mais como pode ter um melhor aproveitamento do seu controle de acesso!

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp