Esse é um post comprobatório de que é possível reduzir custos e aumentar a eficiência das sua operações com IoT na Indústria de Alimentos. Ok, em qualquer Indústria, não fiquem com ciúmes.
Sigam-me os bons…
O que é mesmo a Internet das Coisas (IoT)?
Transformação Digital na Indústria
Não é de hoje que se fala em transformação digital. E mesmo assim, estamos caminhando para a Quarta Revolução Industrial e ainda tem empresas que não chegaram na Terceira.
As pesquisas indicam que existe interesse em investir mas pouco se sabe do assunto. O fato é: não é só por PERTENCER ao grupo de empresas que investem em transformação digital que alguém vai querer investir.
Por isso é importante entender qual a vantagem, e o que de fato mudaria com o uso das tecnologias disponíveis da quarta revolução industrial.
A transformação digital na indústria de alimentos começa quando você consegue integrar máquinas e sistemas, e ter informações em tempo real para tomar decisões. Essas decisões são baseadas em dados, em fatos e não mais em suposições. Além de serem imediatas e facilitar realizar testes A/B com resultados em tempo real.
Tenha uma certeza: As tecnologias disponíveis hoje permitem que você gerencie sua empresa com eficiência, reduza custos que não são visíveis e melhora consideravelmente a produtividade.
Tenha uma certeza adicional: Ter tudo isso pode começar com um pequeno investimento (pequeno mesmo) em IoT!
Case de redução de custos com IoT na Indústria de Alimentos
O uso de IoT ajuda a reduzir custos, e não é de hoje. Preste atenção ao seu redor e fique atento ao mercado e seus concorrentes para não ficar pra trás.
O fabricante do Sucrilhos, a Kellogg, já investe em IoT desde 2005 e colhe bons frutos (US$ 3,3 milhões em economia por ano está bom pra você?).
O início do projeto teve um objetivo padrão de quem faz uma boa gestão: Ter dados em tempo real para tomar boas decisões. E o resultado foi essa surpreendente redução de custos com IoT.
Com o uso de um medidor de tensão primária, de gás e de ar IoT, permitiu aos gestores acompanhamento do ar condicionado, aquecimento e ventilação da fábrica. Com as informações geradas foi possível identificar desperdícios no processo em relação às bobinas.
A decisão por remediar a situação, resolveu a questão e o deixou mais perto da meta de redução de custos com o consumo de energia. Só isso? Claro que não.
Com os dados em mãos, surgiu uma oportunidade de redução de custos com bombas que foram instaladas para empurrar a água reciclada por meio das bobinas a fim de impedir que elas congelassem.
Tecnicamente, eles explicam que esse ar fresco estava sendo levado a um ar condicionado por vez, mas descobriram que se isso fosse feito nas seis unidades simultaneamente, teria uma grande melhoria. Poderiam misturar o ar de retorno do prédio e trazer ar renovado o suficiente para não precisar do aquecimento de água. Uma simples mudança que fez com que, em apenas uma semana em fevereiro, economizassem US$ 40 mil.
Outras formas de REDUZIR CUSTOS COM IOT
No exemplo da Kellogg, os dados possibilitaram redução de custos com energia e gás. Mas veja, o ponto chave da economia é a informação em tempo real. Ter informação em um painel mostrando dados para comparar, e mostrando erros e informações que não se encaixam, possibilita a tomada de decisões assertivas.
Pense que o mesmo pode ser aplicado a, praticamente, qualquer outro equipamento. Você pode ter informação em relação ao desempenho das máquinas, dos funcionários e do funcionamento das operações. Assim, fica mais fácil encontrar os gargalos e desperdícios.
Quando instalamos IoT nas máquinas da produção, por exemplo, temos redução de custos com manutenções. Já que é possível realizar manutenções preditivas e aumentar a durabilidade do equipamento.
Indústria de alimentos ou indústrias em geral que investem em soluções em IoT, e tem uma gestão estratégica, alcançam resultados muito mais satisfatórios, com eficiência operacional, reduzindo ou realocando mão de obra.
Quer mais? Confira o case autoral da i3C na Indústria de alimentos.
Os sensores de temperatura e umidade IoT são também excelentes aliados da Indústria de alimentos, garantindo a qualidade do seu produto ao consumidor final. E também evitando desperdícios por perda de alimentos frescos mantido em temperatura errada.
Mais um vez queremos dizer que reduzir custos com IoT é muito possível e não precisa envolver investimentos altos. Deixe-nos conhecer seus processos e sugerir sensores IoT que te auxiliarão a aumentar a eficiência em toda a cadeia produtiva.