Início » IoT » IoT na Indústria de Alimentos

IoT na Indústria de Alimentos

Esse é um post comprobatório de que é possível reduzir custos e aumentar a eficiência das sua operações com IoT na Indústria de Alimentos. Ok, em qualquer Indústria, não fiquem com ciúmes.

Sigam-me os bons…

O que é mesmo a Internet das Coisas (IoT)?

IoT, ou Internet das Coisas é a conectividade entre dispositivos e sistemas, com capacidade de trocar informações entre si através de sensores embarcados nesses dispositivos, transformando informação em dados e facilitando tomada de decisão.

I3C Soluções

Transformação Digital na Indústria

Não é de hoje que se fala em transformação digital. E mesmo assim, estamos caminhando para a Quarta Revolução Industrial e ainda tem empresas que não chegaram na Terceira.  

As pesquisas indicam que existe  interesse em investir mas pouco se sabe do assunto. O fato é: não é só por PERTENCER ao grupo de empresas que investem em transformação digital que alguém vai querer investir. 

Por isso é importante entender qual a vantagem, e o que de fato mudaria com o uso das tecnologias disponíveis da quarta revolução industrial.

A transformação digital na indústria de alimentos começa quando você consegue integrar máquinas e sistemas, e ter informações em tempo real para tomar decisões. Essas decisões são baseadas em dados, em fatos e não mais em suposições. Além de serem imediatas e facilitar realizar testes A/B com resultados em tempo real. 

Tenha uma certeza: As tecnologias disponíveis hoje permitem que você gerencie sua empresa com eficiência, reduza custos que não são visíveis e melhora consideravelmente a produtividade

Tenha uma certeza adicional: Ter tudo isso pode começar com um pequeno investimento (pequeno mesmo) em IoT!

CASe de redução de custos com IoT na Indústria de Alimentos

O uso de IoT ajuda a reduzir custos, e não é de hoje. Preste atenção ao seu redor e fique atento ao mercado e seus concorrentes para não ficar pra trás. 

O fabricante do Sucrilhos, a Kellogg, já investe em IoT desde 2005 e colhe bons frutos (US$ 3,3 milhões em economia por ano está bom pra você?).

O início do projeto teve um objetivo padrão de quem faz uma boa gestão: Ter dados em tempo real para tomar boas decisões. E o resultado foi essa surpreendente redução de custos com IoT.

Com o uso de um medidor de tensão primária, de gás e de ar IoT, permitiu aos gestores acompanhamento do ar condicionado, aquecimento e ventilação da fábrica. Com as informações geradas foi possível identificar desperdícios no processo em relação às bobinas. 

A decisão por remediar a situação, resolveu a questão e o deixou mais perto da meta de redução de custos com o consumo de energia. Só isso? Claro que não.

Com os dados em mãos, surgiu uma oportunidade de redução de custos com bombas que foram instaladas para empurrar a água reciclada por meio das bobinas a fim de impedir que elas congelassem.

Tecnicamente, eles explicam que esse ar fresco estava sendo levado a um ar condicionado por vez, mas descobriram que se isso fosse feito nas seis unidades simultaneamente, teria uma grande melhoria. Poderiam misturar o ar de retorno do prédio e trazer ar renovado o suficiente para não precisar do aquecimento de água. Uma simples mudança que fez com que, em apenas uma semana em fevereiro, economizassem US$ 40 mil. 

Outras formas de REDUZIR CUSTOS COM IOT

No exemplo da Kellogg, os dados possibilitaram redução de custos com energia e gás. Mas veja, o ponto chave da economia é a informação em tempo real. Ter informação em um painel mostrando dados para comparar, e mostrando erros e informações que não se encaixam, possibilita a tomada de decisões assertivas. 

Pense que o mesmo pode ser aplicado a, praticamente, qualquer outro equipamento. Você pode ter informação em relação ao desempenho das máquinas, dos funcionários e do funcionamento das operações. Assim, fica mais fácil encontrar os gargalos e desperdícios. 

Quando instalamos IoT nas máquinas da produção, por exemplo, temos redução de custos com manutenções. Já que é possível realizar manutenções preditivas e aumentar a durabilidade do equipamento.

Indústria de alimentos ou indústrias em geral que investem em soluções em IoT, e tem uma gestão estratégica, alcançam resultados muito mais satisfatórios, com eficiência operacional, reduzindo ou realocando mão de obra.

Os sensores de temperatura e umidade IoT são também excelentes aliados da Indústria de alimentos, garantindo a qualidade do seu produto ao consumidor final. E também evitando desperdícios por perda de alimentos frescos mantido em temperatura errada.

Mais um vez queremos dizer que reduzir custos com IoT é muito possível e não precisa envolver investimentos altos. Deixe-nos conhecer seus processos e sugerir sensores IoT que te auxiliarão a aumentar a eficiência em toda a cadeia produtiva.

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp