Este caso real traz a promissora parceria da I3C com uma das maiores indústrias de alimentos do Sul do país que ganhou a maior nota na primeira rodada do Prêmio ABII 2021. Sua demanda inicial era alcançar maior acuracidade nas fases do processo que antecedem a linha de produção, desde a busca da matéria-prima nos fornecedores, passando pelo transporte até chegar na produção.
O projeto da I3C contemplou essa necessidade e foi além, implementando, além do sistema RFID, estratégias de trabalho padronizado e monitoramento inteligente: da frota e da temperatura da matéria-prima.
Tal resultado se deu através do combo: Processos – Pessoas – Tecnologia, aplicando esses recursos para melhorar processos onde identificamos oportunidades. É assim que a I3C trabalha, buscando entender o processo do cliente e sua real demanda.
A indústria passou a contar com agendamento de envio e recebimento de matéria-prima; monitoramento dos caminhões que fazem o transporte entre os armazéns terceiros e o depósito; e monitoramento da temperatura na matéria-prima durante o processo de congelamento. Tudo com integração de dados, garantindo fluxo contínuo.
Como se alcançou esse resultado?
Primeiro, a I3C fez o mapa do fluxo de valor, identificando os processos e mapeando o passo-a-passo que encontrou. Em seguida, projetou esse mapa no futuro, encontrando, em parceria com o cliente, grandes oportunidades de redução de custos e ganho de produtividade.
Tempo Padrão nas Frotas
Uma das oportunidades identificadas foi referente às frotas. Estabelecemos um tempo padrão de ciclo, desde a chegada do caminhão na portaria do armazém terceiro até o momento em que ele retorna à fábrica. Assim, garantimos o fluxo contínuo do processo e ganhos expressivos de monitoramento com as janelas de carga e descarga.
Controle inteligente da temperatura na fábrica
Nos túneis de congelamento da matéria-prima foram instalados sensores, customizados, que monitoram a temperatura diretamente na matéria-prima. Os sensores estão em pontos estratégicos, apontando em tempo real quando atingiram a temperatura ideal e indicando a previsão disso para novos lotes serem enviados aos túneis. Toda a comunicação com a sala de máquinas, responsável pela geração de frio, e a operação ocorre através das informações do Dashboard.
Com isso a empresa avança na maturidade da transformação digital para o terceiro pilar, da visibilidade, que é um bloco de construção central para os estágios posteriores.
Monitoramento inteligente
Os ganhos também alcançam o compliance da indústria, pois o IoT entrega informação em tempo real e de forma digital, eliminando relatórios segmentados e feitos no papel. Além disso, as informações não dependem mais de apontamentos humanos. Agora eles conseguem rastrear a matéria-prima em todo o processo e criar regras no sistema que apontem qualquer desvio de forma automática.
Ganhos do projeto com RFID
O RFID implantado faz o rastreio da matéria-prima em toda a cadeia de recebimento até o fornecimento dos pallets para a produção. Passamos a criar regras de negócios que garantem que o processo aconteça de forma integral, sem dependência humana e com garantia das informações. Se a matéria-prima entrou na doca e não passou pela balança, por exemplo, a equipe é acionada.
Resultados Alcançados
A necessidade inicial do projeto foi atendida e superada, com o uso da tecnologia conseguimos garantir a acuracidade do estoque solicitada pelo cliente, a rastreabilidade da matéria prima, ganhos de produtividade, redução de custos e o compliance.
Além do ganho em eficiência, precisão e produtividade, o projeto da I3C trouxe redução de custos com menos diárias aos caminhões no pátio esperando para carregar e descarregar, eliminação de mão-de-obra de conferentes e dos gastos com etiquetas de código de barras.
Os ganhos de produtividade geraram redução no lead time, consequentemente reduziram os custos por tonelada movimentada.
Para finalizar, deixamos a apresentação do nosso diretor Maikon Ulrich ao Prêmio ABII assim você confere mais detalhes do projeto (e o elogio dos jurados no final).