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10 motivos para usar RFID

Essa tecnologia é tão a nossa queridinha, que fica fácil encontrar 10 motivos para usar o RFID. E sabe por que é nossa queridinha? Porque quando analisamos os processos em nossos clientes ela acaba sendo nossa porta de entrada para entregar redução de custos

Com essa redução de custos conseguimos investir em mais tecnologia, E novas melhorias, E ainda reduzir mais custos E o ciclo continua trabalhando lindamente. 

O RFID é uma tecnologia que utiliza identificação por radiofrequência para a comunicação entre tags RFID e o sistema que compõe o projeto (Etiquetas, sensores e antenas RFID). 

A escolha da etiqueta RFID é um dos pontos de escolha principal dentro de um projeto. Como existem ambientes/casos dos mais diversos: máquinas, caixas, animais, produtos grandes e pequenos. Existem vários tipos de etiqueta RFID: papel, metal, ferro, cápsula e diversos outros, cada um para necessidades específicas.

Nos últimos anos a implantação do sistema RFID vem sendo mais cogitada por conseguirmos comprovar ROI acima de qualquer motivo. Afinal sabemos que quando você vai mudar algo na empresa, a primeira coisa que é cobrado é quanto ao retorno do investimento.

10 motivos para usar RFID

1. Rastreabilidade de Equipamentos e/ou produtos

Poder rastrear onde estão os equipamentos/ produtos dentro da empresa, estoque, expedição, ou mesmo em veículos, certamente, é um dos motivos pelo qual sua empresa deve considerar o uso do RFID. 

A rastreabilidade pode ser vantagem em diversos usos para o RFID, tanto na logística quanto no processo produtivo.

Com RFID você pode ter a informação de todos os processos pelo qual o item foi submetido. Com isso tem transparência no seu processo e garantia de entrega de qualidade ao consumidor final, por exemplo. 

2. Controle dos itens dentro do estoque 

Como funciona o controle do seu estoque? Como é o processo de entrada/saída e armazenamento de materiais?

Com o RFID você tem informação em tempo real. Ou seja, além de saber a localização, também saberá caso o item esteja em deslocamento ou tenha sido alterado de local.

Vale ressaltar um outro beneficio do controle de itens em estoque: ter informações te dá poder para tomada de decisões mais assertivas.

3. Informações Personalizadas em cada Item

Com o RFID você consegue adicionar informações sobre ciclo de vida e utilização do equipamento. Informações como data da manutenção, validade, informações sobre utilização. E qual a vantagem de ter essas informações? Novamente entra aqui a transparência, mas além disso você tem informação muito mais acertada sobre um item. É possível colocar informações precisas e individuais. 

Dentro do processo produtivo, é possível identificar a procedência de cada item que compõe uma máquina, por exemplo. E no seu estoque, cada caixa pode ter uma quantidade personalizada de itens e cada item com um lote e característica específico.

4. Economize tempo

Com o uso de RFID você terá uma redução drástica do tempo de execução do check list, picking ou inventário do estoque. Nós já fizemos a comparação com o código de barras, que contabiliza até 300 itens por hora, enquanto o RFID contabiliza 10.000 itens por hora.

Dentro dos seus processos imagine o quanto de economia de tempo você consegue obter. Um cálculo rápido: Quantos itens tem em seu estoque? E agora, quanto tempo você passa fazendo o inventário? 

Considerando os 10 mil itens por hora que o RFID conta, qual será o seu ganho de tempo?

Se esse resultado te impressionou, acho justo entrar em contato com o nosso comercial para conversar mais sobre RFID.

5. Integração com ferramentas de gestão e controle

Informação que te dá autonomia para melhores decisões. O medo de mudar o sistema é um dos empecilhos na virada de chave para melhorar seu controle de estoque com RFID. Mas isso é um equívoco. É possível integrar o RFID com diversos sistemas ERPs, facilitando a continuação dos processos rotineiros. 

E ao mesmo tempo aumentar a precisão das informações, entregando dados para uma gestão movida a melhorias. 

6. Localização e identificação dos equipamentos em caso de extravio

Parece que quanto maior a empresa e menor o produto, as chances de extravios e roubos aumentam. Ter um bom sistema de monitoramento e segurança certamente ajuda a reduzir esses casos, mas você sabia que o RFID também pode ser seu aliado nesse processo?

Quanto mais pontos de leitura de RFID você tiver maior o nível de precisão, e mais fácil será encontrar (e pode até ser com o auxílio de câmeras) onde o produto foi parar. 

7. Reduz as chances de troca de produtos durante os carregamentos

Se tem uma função que o RFID faz com maestria é reduzir erros. Ter um equipamento que é seu aliado na hora dos carregamentos faz toda a diferença na entrega dos resultados. Além do tempo reduzido que você destinará a fazer esse processo, ainda consegue fazer rapidamente a conferência e identificar em tempo real problemas no processo.

8. Organização e direcionamento de materiais

Fácil identificação dos equipamentos que não fazem parte do setor, picking ou área de separação. Ou seja, uma empresa sempre organizada sem demandar de muito tempo para tal. Parece um sonho? Então realiza, rsrs. 

Para alguns (que não são da área) pode parecer algo fácil ou menos importante. Mas manter um estoque organizado, e ter informações sobre um item prontamente é possível e necessário. E com uma Ferrari da tecnologia, como o RFID, é muito mais rápido também.

9. Informação em tempo real

Inventário em tempo real dos equipamentos/ produtos que estão em estoque, ou em stage, carregamento. E ter essas informações em tempo real garante agilidade e tomada de decisão baseada em dados confiáveis. Só pra lembrar: um sistema RFID fornece informações com 99% de precisão. 

10. Elimina problemas com logística reversa

Ter produtos retornando para o seu estoque depois de já ter sido enviado ao cliente, qualquer que seja o motivo, é um desperdício de recursos. O volume dos casos com logística reversa chega a muito próximo de zero, com o RFID. Você garante que todos os seus pedidos sejam conferidos e enviados de acordo com o pedido do cliente. Pode te parecer que isso é o mínimo que se espera, mas quando falamos de processos manuais o erro acontece, e conhecemos casos em que o custo com logística reversa pagou o projeto de RFID em 1 ano. Porque afinal não é só o custo da logística do produto, mas todo o tempo de separação, o reparo ou troca, e sem contar o desgaste da marca frente ao cliente.

Concluindo

Perceba que alguns tópicos parecem não fazer sentido, em um primeiro momento. O que mais ouvimos quando apresentamos propostas de mudança é desculpas para não mexer no que está funcionando, mesmo que não 100%. É natural do ser humano. Precisamos de segurança, e de bons motivos para acreditar que algo funciona para nós. 

Esses 10 motivos para usar RFID são genéricos, se encaixa na maioria das empresas. Mas quando conhecemos o processo do cliente, que identificamos uma oportunidade de melhoria com RFID, os motivos para ele usar essa tecnologia são personalizados. 

Sempre justifica o uso de RFID? Não necessariamente. Mas nós fazemos esse estudo antes de ofertar a solução. 

Para nós não é uma questão de você ter a melhor tecnologia do mercado. Mas ter a melhor tecnologia do mercado aplicado à melhoria do seu processo, entende?

Vamos então fazer um resumão dos 10 motivos para usar RFID?

  1. Garante rastreabilidade dos equipamentos/produtos dentro da empresa, estoque, expedição, veículos;
  2. Permite o controle dos equipamentos dentro do estoque, bem como localizar um determinado item;
  3. Adicione informações sobre ciclo de vida e utilização do equipamento (data da manutenção, validade, informações sobre utilização);
  4. Tenha uma drástica redução do tempo de execução do check list, picking ou inventário do estoque;
  5. Integre com ferramentas de gestão e controle, e tome decisões assertivas;
  6. Tenha funções como localização e identificação dos equipamentos para auxiliar em caso de extravio;
  7. Reduza as chances de troca de produtos durante os carregamentos;
  8. Identifique facilmente equipamentos que não fazem parte do setor, picking ou área de separação;
  9. Tenha inventário em tempo real dos equipamentos/ produtos que estão em estoque, ou em stage, carregamento;
  10. Elimine problemas com logística reversa.

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