Essa tal da Internet das Coisas veio pra ficar e mudar a forma como movimentamos o mundo, não acha? Mas por que o IoT pode ser considerado como uma revolução tecnológica? E o que é essa tal revolução?
Nesse artigo vamos além do entender o que é a Revolução tecnológica e IoT. Vamos entender como o mercado enxerga os desafios nos processos, e quais as formas que atuam para resolver essas questões. Com isso concluir que IoT poderia ser aquela ferramenta que faltava para melhorar os processos.
O que é Revolução Tecnológica?
A Revolução tecnológica é a era da conexão e informação. É o que estamos vivendo (e ainda veremos muito mais acontecer). A conectividade se torna cada vez mais parte do cotidiano, pagamos nossas contas pelo app do banco, estudamos online (e a Pandemia se tornou um acelerador desse estudar online), compramos comida pelo app e esperamos chegar em casa, escolhemos e compramos diferentes produtos de consumo.
Tudo conectado.
Vamos além, geladeiras conectadas, máquinas de lavar roupas, casas inteligentes, já é realidade e está cada vez mais acessível. E na indústria?
Consideramos a revolução tecnológica na Indústria como um bem imensurável (ou não). Vou me explicar: usar tecnologia na indústria tem tantos benefícios que mal conseguimos colocar tudo em dados para mensurar. Como disse: mal conseguimos, mas é possível. É possível mensurar todos os benefícios e também calcular o ROI (retorno sobre o investimento) antes mesmo de implantar a solução.
Finalizando a parte do conceito, revolução tecnológica é a conectividade entre pessoas e dispositivos a fim de trocar informações.
E qual é uma das formas de se conseguir essa informação? Acertou na mosca: IoT!
IoT pode ser aplicado em qualquer ramo, inclusive em nossas casas, como dei exemplos acima. Mas vou utilizar para esse texto referências dele na Indústria ok?
Vamos relembrar o que é IoT?
O que é IoT?
IoT, ou Internet das Coisas é a conectividade entre dispositivos e sistemas, com capacidade de trocar informações entre si através de sensores embarcados nesses dispositivos, transformando informação em dados e facilitando tomada de decisão.
A internet das coisas oferece ao seu negócio um imenso conjunto de dispositivos digitais interligados, capazes de substituir com autonomia uma tarefa – até então humana – de coletar e trocar dados pela internet.
Com a aplicação de IoT na Indústria temos INFORMAÇÃO, em tempo real!
Esse inclusive é o principal benefício de IoT, mas você pode conferir neste post outros 6 benefícios da Internet das Coisas.
Evidências de que IoT é uma revolução Tecnológica
O BNDES realizou um estudo voltado a IoT com o tema “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”. No relatório divulgado tem 2 excelentes quadros: um deles demonstrando quais são os desafios da indústria para aumentar a produtividade, e o segundo relacionando a aplicação do IoT em cada segmento desafiador. Vamos utilizar os dados divulgado pelo BNDES e sintetizar em tópicos, sendo que abordaremos apenas os desafios com maior impacto de IoT.
As verticais estão divididas em Recursos e Processos, Bens de Capital, Estoque e cadeia de fornecimento, mão de obra, serviços e pós vendas e Qualidade.
Cada tópico abordará os desafios encontramos para a Indústria relacionado a essa vertical, como pode ser utilizado IoT para ajudar quanto ao desafio e por último o impacto que o IoT terá.
Recursos e Processos
Desafios:
- Melhorar processos em termos de consumo de material, velocidade de execução ou rendimento
- Aperfeiçoar o desenho dos processos com o uso intensivo de tecnologia
Aplicações IoT
- Otimização de processos em tempo real
- Rastreamento e monitoramento remoto de equipamentos e materiais
- Consumo de energia inteligente
Alavancas de Impacto
- Aumento do rendimento
- Redução do índice de perdas de materiais
- Diminuição de custos
Bens de Capital
Desafios:
- Incrementar o uso de ativos, diminuindo o tempo de inatividade
- Aperfeiçoar o desenho da nova geração de ativos
Aplicações IoT:
- Manutenção preditiva com insights baseados em dados
- Desenho de equipamentos com base em dados de uso
Alavancas de Impacto:
- Diminuição do tempo de inatividade das máquinas
- Redução dos custos de manutenção
Estoque e Cadeia de Fornecimento
Desafios:
- Reduzir excesso de estoque para diminuir capital imobilizado
- Melhorar a integração entre diferentes elos da cadeia de fornecimento
Aplicações IoT:
- Otimização de estoque em tempo real
Alavancas de Impacto
- Diminuição dos ativos imobilizados em estoque
Mão de Obra
Desafio:
- Reduzir tempo de espera dos trabalhadores
- Aumentar a velocidade das operações
- Mudar a forma como escritórios de projetos de engenharia trabalham para incorporar tecnologia de forma mais ampla
Aplicação IoT:
- Monitoramento de atividades dos funcionários
- Melhoria de performance pelo uso de realidade aumentada
- Controle de equipamentos em caso de ameaça à segurança
Alavancas de Impacto:
- Redução do tempo de espera entre ações
- Aumento da velocidade de realização de tarefas
- Diminuição de acidentes
Serviços de Pós Vendas
Desafios:
- Criar novos modelos de negócios baseados em serviços
- Ofertar soluções para diminuir custos com serviços e tempo de inatividade de máquinas
Aplicação IoT:
- Venda cruzada de itens aos usuários com bases em insights dos sensores
Alavancas de Impacto:
- Aumento de vendas de produtos
Qualidade
Desafios:
- Melhorar a qualidade dos produtos
- Eliminar falhas durante o processo de criação de valor
Aplicação IoT:
- Monitoramento em tempo real para correções de erros de produção
Alavancas de Impacto:
- Diminuição de erros de qualidade
Nesse estudo foi levantado quais eram os desafios da Indústria, e somente depois disso sugerido o uso de IoT. Percebemos no nosso dia a dia, a relação de desafios apontados na pesquisa, nas fábricas e indústrias. São esses também, as maiores reclamações quando vamos em cliente e quando avaliamos o cenário e processos do mesmo.
O IoT juntamente com o RFID se tornam porta de entrada para melhorar processos e aumentar produtividade. Com um projeto bem desenhado e pensado no processo do cliente (exclusivamente), é possível calcular o ROI e planejar a implantação de mais tecnologia com o valor que retorna.
Cenário do Uso de IoT na Indústria
Pois bem, parece muito bom pra ser verdade, e realmente é, na prática atitude tem sido diferente. Nessa pesquisa realizada pela ABII, com uma abordagem diferente e já direcionada para IoT na Indústria, notamos alguns pontos a ser avaliados a seguir.
Antes, para seu conhecimento, a pesquisa é brasileira e 97% dos entrevistados são de empresas com mais de 100 funcionários. Além disso foi entrevistado pessoas de diferentes níveis hierárquicos, sendo que 63% são da diretoria e gerência (e se coordenação nesse percentual vai para 79%). E quanto ao setor, 69% dos respondentes são da área de TI e Produção.
Essas informações então, vão de encontro aos desafios da indústria apresentados no tópico anterior, certo? Pois bem, quando questionados se há projetos de IoT implementados ou sendo implementados os resultados da pesquisa mostra que 65% não tem IoT implementado, e os que têm, muitos deles envolvem projetos internos de apresentação da IoT ou automatização de máquinas.
E quando questionados se há a intenção de implantar 48% dos respondentes, praticamente metade, não tem intenção de implementar algum projeto de IoT.
E agora imagino que você esteja pensando o mesmo que eu: Será que eles não tem problemas nos processos deles? Ou não querem melhorar a produtividade?
Existem duas respostas esclarecedoras na pesquisa. Uma delas é sobre o conhecimento dessas pessoas sobre IoT:
Vemos que ainda pouco se conhece de Internet das Coisas, imagina então o quanto se conhece dos benefícios e de tudo que é possível conseguir com o uso dessa simples tecnologia na sua empresa.
E a segunda resposta ao meu questionamento foi dada quando eles foram questionados sobre os desafios para implementação de projetos de IoT.
Veja, aqui já estamos falando de desafios de IoT e não mais dos desafios da indústria que falamos no tópico anterior.
Aqui os entrevistados destacaram a dificuldade de comprovação de ROI (Retorno sobre o Investimento) e a cultura conservadora como os principais obstáculos. Estes dois obstáculos juntos representam mais de 41% das respostas obtidas.
Por que o IoT é uma revolução Tecnológica?
Como percebemos ao desenvolver do conteúdo, o IoT é uma revolução tecnológica, sem dúvidas (se alguém ainda tinha).
O projeto do BNDES mostra diferentes formas de uso de IoT para melhorar os processos nas empresas, independente do desafio. E em contra partida, nem sempre quem tem esses desafios sabe como pode solucioná-los utilizando IoT (e talvez nem de nenhuma outra forma).
Uma das nossas missões é levar essa informação a quem tem potencial para melhorar os processos da sua empresa (você?). E outra delas é implantar o projeto pra você, rsrs.
Veja: IoT é uma revolução tecnológica porque conecta pessoas às informações, e entrega informações PARA AS pessoas.
A internet das coisas possibilita uma infinidade de ações para melhorar o nosso dia a dia, para aumentar a produtividade e para reduzir custos nas empresas, como apontado na pesquisa do IBGE.
Ter acesso e saber utilizar essas informações é inerente ao ser humano, que tomará decisões mais assertivas para conseguir ganhos valiosos. O IoT conecta a informação à quem precisa da informação.
E além disso, a implantação do IoT é um dos passos mais simples para começar a revolução Industrial e a Indústria 4.0, você sabia?
Mas essa é história para outro texto, se quiser saber mais já, entre em contato com a nossa equipe que vamos esclarecer isso para você.
E agora que você já sabe porque IoT é uma revolução tecnológica, vai fazer o que com essa informação?