Início » IoT » Internet das Coisas: Desafios e Benefícios

Internet das Coisas: Desafios e Benefícios

Desafios e benefícios de IoT

Falar de benefícios de IoT é fácil! Tanto que já falamos 7 benefícios aqui, e também gestores de grandes indústrias afirmam as vantagens que eles tem com a tecnologia. Mas e quanto aos desafios da Internet das Coisas?

Tudo tem seu lado bom e ruim, e não é diferente para IoT. Nesse post vamos falar sobre esses dois lados, e ver como podemos vencer os desafios da internet das coisas e colher seus benefícios. 

E sobre os benefícios, que deixamos para falar por último, veremos os 5 maiores para a Indústria. Com certeza eles fazem valer a pena todo o trabalho em solucionar as questões desafiadoras. 

Então, vamos começar falando dos desafios da internet das coisas então?

Os desafios da Internet das Coisas

Um dos desafios da Internet das Coisas é no quesito segurança de dados. A convergência de TI / TO é a expansão das superfícies de ataque em toda a organização, pois, assim como a indústria vem se modernizando, o mesmo acontece com os hackers, autores de malware e outros grupos criminosos.

Uma simples abertura da segurança pode derrubar provedores de hospedagem e domínio. Bem como pode comprometer milhões de sistemas em todo o mundo e, consequentemente, um prejuízo milionário.

E como podemos proteger de maneira eficiente estas duas áreas da sua empresa e vencer esse desafio de IoT? Os usuários dos dispositivos IoT estão se cuidando com essas vulnerabilidades? De nada adianta falar de segurança dos dispositivos IoT, se o usuário está permitindo acessos (mesmo sem querer) indevidos.

A empresa Forrester Consulting, especializada em consultoria de estratégia de negócios e análise econômica, entrevistou 429 tomadores de decisão globais responsáveis pela segurança da infraestrutura crítica, proteção IP, IoT e/ou sistemas SCADA e ICS.

Os resultados deste estudo apontam que:

77% dos entrevistados investem em sistemas SCADA e ICS para minimizar possíveis portas de entrada de ataques relacionados à convergência de TI e TO.

E o que são estes sistemas?

O Sistema SCADA é o sistema responsável pelo controle de supervisão e aquisição de dados. Já o sistema ICS é responsável pelo controle industrial, ou seja, gerencia fábricas, bombas, tubulações e demais coisas relacionadas.

Além da implantação destes sistemas, mais duas medidas podem ser tomadas para sobrepor as inseguranças e vencer os desafios de Internet das Coisas na sua empresa:

  1. Fazer uma avaliação completa dos riscos operacionais e dos negócios.
  2. Usar autenticação de dois fatores, como biometria e controle de acesso para todos os funcionários via gerenciamento de identidade e acesso (IAM) e gerenciamento de identidades com privilégios (PIM) para administradores.

Internet pública

A internet pública ainda é um desafio a ser transcorrido. Segundo o site CSO, 40% dos sites industriais têm pelo menos uma conexão direta com ela, e uma das vulnerabilidades são as senhas de texto simples. E com acesso à uma ferramenta de busca mais avançada, como a Shodan, sem o uso seguro acaba facilitando a entrada de hackers.

Shodan é o mecanismo de busca de tudo na Internet. Já o Google e outros mecanismos de pesquisa indexam apenas a web, o Shodan indexa praticamente tudo o mais. Ex: webcams, instalações de tratamento de água, iates, dispositivos médicos, semáforos, turbinas eólicas, leitores de placas de veículos, TVs inteligentes, geladeiras. Tudo e qualquer coisa que você pudesse imaginar que está conectado à Internet (e muitas vezes não deveria estar).

E ao mesmo tempo que o acesso ao Shodan é um desafio sobre a segurança da internet das coisas, é também uma solução, se utilizada por equipes técnicas especializadas.

Sabe por que? É solução porque você terá as informações que o hacker conseguiria, mas antes dele, e pode atuar previamente para garantir a segurança de seus equipamentos. 

Versões obsoletas do Windows

Outro desafio na internet das coisas é a falta de atualização do Windows.

A pesquisa aponta que 53% dos sites possuem versões obsoletas do Windows, deixando frestas de segurança abertas, tornando todo o sistema vulnerável. Para evitar este tipo de ameaça, as indústrias manufatureiras deveriam investir mais em suporte estendido oferecido pela Microsoft.

Desafios de internet das coisas: windows sem suporte
Windows sem suporte

Senhas simples

Uma simples senha pode ser a porta de acesso a inúmeros ataques cibernéticos, não importando a quantidade de defesas existentes. Para não estar sujeito a estes riscos, e resolver esse desafio de IoT é simples: estabeleça uma política de senhas mais rígidas. Atualmente existem programas capazes de auxiliar nesta questão.

Proteção antivírus desatualizada

Mais da metade dos computadores não possuem atualização automática de antivírus. Só no primeiro semestre de 2018 foram encontradas 19 mil variações de malwares vindas de 2,5 mil famílias. A atualização automática do antivírus deixaria sua empresa longe deste tipo de preocupação.

Além disso, é notável que, aumentando a conscientização cibernética e investindo em ferramentas de segurança os benefícios econômicos de IIoT superam os desafios necessários para sua implementação.

Percebe que boa parte dos desafios da internet das coisas, relacionada a segurança podem ser evitadas?

Entendemos que atuar na segurança já é, ou deveria ser, uma atividade rotineira da equipe de TI, já que todos os computadores que a empresa disponibiliza possuem esses mesmos riscos. Por isso, as indústrias de manufatura devem continuar alertas e antecipar qualquer tipo de ameaça para não ter que lidar com os possíveis prejuízos. 

E resolvido os desafios da Internet das Coisas, vamos falar dos seus benefícios?

Os 5 maiores benefícios da IIoT na indústria

O mercado industrial encontra-se em um momento muito importante de sua história, a quarta revolução industrial, ou comumente chamada “indústria 4.0”. É um fenômeno real e seus impactos já podem ser vistos no mundo todo. Estes impactos devem ser vistos como oportunidade para aqueles que ainda não se adequaram a este novo contexto tecnológico.

A IIoT – Internet Industrial of Things (Internet Industrial das Coisas) é uma das principais tecnologias que fazem parte desse novo acervo de possibilidades da indústria 4.0. Não é por acaso, afinal é a mais impactante delas.

E não é de hoje que se sabe o quão vantajoso é ter informações para a tomada de decisões e, também não é só uma opinião única, como vemos nessa pesquisa.

Entenda quais são os reais benefícios da internet das coisas para uma indústria que resolve aderir em seu modelo operacional.

A eficiência operacional

A eficiência operacional é resultante do alto índice de qualidade e organização de um sistema de produção baseado em IoT. Sistemas interconectados, automatizados e mais inteligentes impactam diretamente na eficiência da produção, além de atuarem de forma preventiva, alertando os operadores a respeito do status de desempenho dos equipamentos. Além de todos esse benefícios, possuem um controle do gasto energético, o que evita desperdícios de custos.

Resumidamente, a Internet das Coisas permite que uma empresa tenha controle total sobre o seu processo operacional, da matéria-prima ao produto final, com informações detalhadas sobre cada fase do processo.

Maximização dos lucros

O controle aprimorado dos custos por si só já possibilita grandes economias de custos desnecessários. E a IoT, em seu pleno funcionamento, permite ir além, pois abre possibilidades para novas receitas.

A IoT permite que a relação com o consumidor seja estendida: com produtos interconectados, se torna mais fácil identificar a estabilidade do funcionamento da venda já realizada. E assim possibilitando, por exemplo, um suporte remoto para uma manutenção preventiva.

Referindo-se aos lucros obtidos por meio da IIoT, Paul Daugherty, CTO da Accenture diz que:

“o seu pleno potencial econômico só será alcançado se as empresas se beneficiarem da tecnologia digital para ir além dos ganhos de eficiência e, utilizarem o valor das informações para criar novos mercados e fontes de receita”.

Ofertar serviços inovadores

O alto volume de dados obtidos e a interconectividade permitem que a indústria ofereça novos serviços para os seus consumidores e mantenha uma relação harmoniosa duradoura.

Podem se destacar, dentre as possibilidades que facilitam a tomada de decisões do cliente final:

  • as manutenções preventivas
  • a atualização de software
  • envio esporádico de relatórios com base nas informações coletadas

Com isso, esses serviços, que acima de tudo devem prezar pela privacidade do cliente, permitem um fortalecimento da relação entre as empresas, o que agrega grande credibilidade à indústria produtora.

Ter negócios disruptivos

E não apenas a internet das coisas, mas também a indústria 4.0 como um todo possibilita um modelo de negócio disruptivo, provando que a inovação tecnológica não deve ser vista como custo agregado, mas sim como possibilidade de crescimento econômico.

Estabelecer novos padrões pode gerar desconforto para as empresas e isso é normal.

No cenário brasileiro, por exemplo, pesquisas indicam que a adequação das indústrias às novas tecnologias acontece de forma lenta. Além de indicarem que as indústrias que hoje usufruem dos benefícios estão, predominantemente, engajadas e adotando ainda mais ferramentas.

As empresas que adotaram a tecnologia já perceberam que o custo-benefício é vantajoso. Perceberam inclusive que a médio ou longo prazo o custo inicial torna-se um investimento, que vai além do financeiro. Significa também a sobrevivência da empresa no cenário industrial futuro.

Mais conhecimento para a tomada de decisão

Obter todo tipo de informação e de qualquer lugar do mundo é uma das maiores vantagens da internet das coisas. Já que essa informação facilita e otimiza a tomada de decisões da equipe gestora.

Com isso, a gestão se torna facilitada, permitindo que a gerência identifique todas as fases do processo de produção, sem precisar estar no local de trabalho. Além do mais, o próprio sistema é encarregado de notificar o status de produção e possíveis problemas encontrados, tanto para a gerência, quanto para a equipe do suporte especializado.

A otimização da tomada de decisões se torna um grande benefício para os gestores. Afinal, usufruir de dados de análises técnicas aprofundadas reduz, consideravelmente, a possibilidade de erros na elaboração estratégica das atividades internas.

Viver o futuro

O momento atual deve ser encarado como uma oportunidade raramente vivenciada na história da indústria mundial. E a coincidência de uma pandemia acontecer exatamente no momento em que a indústria 4.0 inicia a sua ascensão impele as empresas a terem de agir.

A crise econômica mundial também é um fator que obriga as empresas a inovarem. Encontrar novas formas de manter a estabilidade dos serviços, demonstra que o futuro será promissor apenas para aqueles que hoje acreditam que a inovação é o caminho do sucesso.

Referência: ABII

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp