As inovações tecnológicas parecem chegar com uma velocidade cada vez maior, alcançando as empresas e a vida de qualquer cidadão – e dessa maneira a Internet das Coisas está cada vez mais presente no cenário atual. Pensarmos no impacto que a tecnologia traz em nossas vidas é fundamental, principalmente para nos prepararmos para as mudanças.
Estarão os homens fadados a serem demitidos pelas máquinas, as suas próprias criações?
A resposta para essa questão é sem dúvidas, intrigante. Saiba o que estudos dizem a respeito!
Entendendo as mudanças na era digital
Para entendermos o futuro do trabalho com base na tecnologia é preciso analisar o seu reflexo na sociedade como um todo, entender quais as mudanças estão sendo proporcionadas para os seres humanos nos últimos tempos. Afinal o trabalho possui o propósito de fornecer soluções para as pessoas, enquanto o capital é uma consequência.
A revolução industrial deu o pontapé inicial para a aceleração das mudanças no ambiente de trabalho e inúmeras mudanças aconteceram até agora para chegarmos ao cenário atual, em que temos a internet industrial. E na Indústria brasileira também percebemos essa mudança.
Não precisamos ir tão longe na história para encontrarmos os claros sinais das mudanças. Bancas de jornais e locadoras de filmes são ambientes cada vez mais raros de encontrar e os sinais apontam claramente para uma direção, a era digital.
A era digital
As tecnologias digitais ganham cada vez mais terreno dentro das corporações. Funções que antes eram realizadas por operadores hoje foram automatizadas e são realizadas por sistemas inteligentes.
Uma análise projetada pelo Fórum Econômico Mundial em 2016 previa um impacto drástico no mercado de trabalho em 2020, com a perda de 5 milhões de empregos em quinze grandes economias mundiais, que correspondem a 67% da força produtiva do mundo.
As tecnologias emergentes como a internet das coisas terão papel fundamental nessa análise, pois a maior parte dessas funções serão gerenciadas por sistemas autônomos, que interagem entre si, sendo esse o fundamento principal da IIoT.
Revolução no trabalho
As previsões acima podem assustar, mas não precisam ser encaradas como más notícias, ou então, tirar a esperança daqueles que atuam em áreas que podem estar ameaçadas.
Essa nova revolução pode ser vista como oportunidade. É a chance de se reinventar e fazer parte de uma nova geração de profissionais que se prepara para atuar com tecnologias em ascensão. A internet das coisas, a internet industrial e a inteligência artificial são notáveis exemplos dessas novas possibilidades.
Aqueles que observam o cenário como a oportunidade de se destacarem iniciando uma nova profissão tendem a se adequar mais rapidamente, como descrito em matéria da revista Planeta. Profissionais que se anteciparam às inovações, se capacitaram e empreenderam, alcançaram resultados extraordinários, que não seriam conquistados sem o auxílio das novas tecnologias.
Encontrando o caminho
O trabalho no mundo não está em crise por demonstrar o inevitável fim de inúmeros postos de trabalho, talvez esteja mais vivo do que se imagina. Nunca antes na história se exigiu tanto do potencial intelectual dos trabalhadores.
Hoje já é uma realidade que inúmeras novas vagas de trabalho não sejam preenchidas por falta de profissionais capacitados nas novas tecnologias. Exemplos claros já podem ser observados, como é o caso da internet das coisas.
Se por um lado a IIoT tende a acabar com algumas profissões, por conta do seu potencial de automação, por outro ela abre brecha para novos profissionais que estão se capacitando para atuar com a integração de serviços. Há uma grande necessidade de atuar na vinculação dos sistemas para que eles operem de acordo com a necessidade da empresa.
Outras áreas que terão espaço crescente serão:
- Inteligência de mercado;
- Computação em nuvem;
- Inteligência artificial;
- Programação de APIs;
Um leque de oportunidades
Podemos observar que os ciclos de mudanças no mundo sempre existirão e afetarão qualquer área, principalmente a tecnologia. A resiliência profissional sempre será a chave para se adequar e prosperar profissionalmente. O foco e a capacitação contínua poderão oferecer os caminhos a serem seguidos, entretanto o maior diferencial está na visão. Assim, é necessário encontrar soluções e enxergar em longo alcance.
Fonte: ABII, 2019