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Gargalos na expedição são comuns, mas dá pra resolver

Quando a gente olha para uma garrafa fica bem evidente: quando chega no gargalo, passa menos líquido. O mesmo acontece nos gargalos logísticos, a expedição diminui quando esbarra em algum deles. Mas se dá gosto de ver aquela espuma da cerveja deslizando para o copo, na logística o que os gargalos causam é uma verdadeira indigestão. E a gente explica por quê.

Na expedição, os gargalos emperram a eficiência da empresa, limitam a receita, prejudicam a produtividade e ainda ameaçam a reputação da marca. Afinal, de nada adianta produzir  com maestria se não der conta de entregar bem. Produto bom é produto entregue, você já deve ter ouvido de algum cliente – ou, talvez, do seu gestor. Acertei?

Sei o que você deve estar pensando: que você não é o rei do orçamento, logo, precisa fazer ginástica com a verba disponível e acaba concentrando os investimentos para melhorar e ampliar a capacidade produtiva, ou seja, não sobra pra corrigir os gargalos da expedição. 

Então se anime: trago casos reais de empresas que resolveram seus gargalos logísticos, onde o mais determinante não foi o valor disponível, e sim a convicção sobre a importância da expedição para o negócio. Aí, foi só aplicar o combo melhoria de processos + tecnologia. 

“Só a tecnologia não resolve, assim como só ajustes de processo não dão conta. Na expedição, você não pode ficar refém exclusivamente da força humana, porque a equipe necessária será proporcional à demanda, ou seja, quanto mais caixas, mais carregadores, essa conta nunca vai fechar, então, a tecnologia é fundamental. Ao mesmo tempo, ter a tecnologia e não monitorar as informações geradas em tempo real não levará a respostas e a ágeis correções nos processos”.

Quem ensina é a engenheira de produção e especialista da I3C, Roseméri Rosa. 

5 Estratégias para resolver gargalos de expedição, na prática

Um dos clientes procurou a I3C Soluções para resolver um gargalo bastante incômodo: a expedição já trabalhava no limite e a demanda tinha aumentado, por isso precisava agilizar o processo de expedição. A I3C resolveu. 

E vamos usar o exemplo desse cliente, para listar 5 estratégias para resolver gargalos de expedição. Vale lembrar que desenhamos um projeto personalizado para a demanda desse cliente e que a sugestão dessas estratégias foi avaliando todo o cenário e processos dele, portanto os gargalos dele. Quer ver o que fizemos?

Monitoramento das docas em tempo real

Aplicamos Iot (Internet das Coisas) para monitoramento das docas em tempo real, assim, o cliente passou a saber quanto tempo as docas ficavam sem caminhões ao longo do dia, mensurando a perda de capacidade para, então, tomar decisões. 

Exemplo de Uso de Analítico de Doca para monitorar tempo e avaliar possível gargalo na expedição

Ajuste de Layout 

Ajustamos o layout com base na curva ABC, ao aproximar os itens de maior saída (A) das docas e criar um supermercado com os itens de frequência B e C, assim, o cliente passou a evitar desperdício de movimentação, gerar mais agilidade e economizar tempo. 

Área de Picking e Docas de Set-up

Implantamos os conceitos de picking e docas de set-up. Traduzindo: instalamos uma área onde os pedidos já ficam separados para serem carregados nos caminhões, e outra área, próxima, onde produtos são colocados para o mesmo processo assim que um novo caminhão estiver disponível.  

“Enquanto um caminhão está carregando com produtos do picking, outros carregadores já estão trazendo produtos para a doca ao lado, criando fluxo contínuo. Com atividades paralelas, o caminhão não fica parado esperando pelo carregamento”, explica Roseméri. 

Acompanhamento em tempo real

Criamos um dashboard, ou seja, um painel de controle para acompanhamento das docas e dos produtos expedidos em tempo real. 

Agilizamos o processo com RFID

Por fim, implantamos RFID, que são sistemas baseados em etiquetas inteligentes, o que garantiu agilidade: cada carrinho com produtos levava 21 segundos para passar pela expedição, esse tempo caiu para 6 segundos. Ou seja, reduziu em quase 70% o tempo.

Nós entendemos os gargalos e sabemos como resolver

A receita para eliminar os gargalos no processo de expedição é implementar modos de medir e acompanhar o seu processo de expedição em tempo real e promover melhorias a partir desses cenários.

“Os gestores precisam ter em mente que a meta do dia anterior que não foi batida ele já perdeu. Se deixar para avaliar e agir no dia seguinte, em meio à agenda sempre lotada, vai acumular prejuízos dia após dia”

– finaliza a especialista da I3C. 

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Glossário:

Curva ABC
A curva ABC classifica os produtos em A, B, C por ordem de relevância, usando os critérios de  representatividade no faturamento, margem de lucro e giro. 

Estratégia para eliminar gargalo na expedição
Curva ABC

Picking

Também conhecido como “preparação de pedidos”. É o processo de recolher e separar pedidos de diferentes categorias e quantidades em áreas específicas.

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