Início » Sistemas de Visão » Tecnologia e Redução de custos na Indústria de Alimentos

Tecnologia e Redução de custos na Indústria de Alimentos

Que indústria não quer redução de custos e aumento de produtividade? Certamente um dos principais pontos de partida para novos investimentos são os retornos que esse investimento vai gerar. Quando decidimos por investir em tecnologia e inovação pensamos em todos os benefícios que ele trará para o negócio, e claro, está nessa balança o diferencial competitivo, a melhoria dos processos e o reconhecimento por ser inovador, mas isso não paga as contas, como diria alguns gestores que conheço.

Então caímos no ponto que é a nossa busca: Como investir em inovação buscando a redução de custos na indústria de Alimentos? A resposta é: Conhecendo seus processos.

Nesses processos são encontrados vários desperdícios que podem ser corrigidos, com ou sem tecnologia. Entender o que está gerando os gargalos na sua empresa será o ponta pé inicial para começar seus investimentos em inovação e tecnologia. Então, vamos dar uma olhada para dentro de casa?

O que percebemos quando vamos atender os clientes é que os processos estão no modo automático, não é reavaliado há um bom tempo se existe uma melhoria. Ouvimos também que quando vocês, gestores, entraram na empresa, sugeriram e foram atrás de mudança, mas estava todo mundo tão adaptado que simplesmente deu em nada. E assim, os processos vão aos poucos gerando desperdícios não calculados.

Quer ver um exemplo?

Nosso cliente, uma indústria de alimentos, tem um processo que envolve, resumidamente: receber um alimento congelado – pesar – armazenar – buscar o alimento e pesar novamente – usar o alimento congelado para desenvolver o produto final. O processo no fluxo:

Fluxo de processo na Indústria de Alimentos
Fluxo do Processo da Indústria de Alimentos Exemplo

Nesse processo já existe uma estimativa de perda de peso porque há o descongelamento natural do alimento, mas o problema era a perda de peso além do programado. Ficavam algumas suspeitas: descongelamento maior em alguma parte do processo? Desvio de alimentos? Sabotagem?

Como rastrear? Aqui entra a expertise da I3C, oferecer uma solução pensando no processo, e que estamos aqui te conduzindo a pensar também.

O que fizemos:

Analisamos todo o processo e definimos alguns pontos de melhoria, entre eles alguns pontos possíveis de monitoramento da temperatura, que entregaria a informação se havia o descongelamento maior que o previsto. Conversado com o cliente chegamos ao ponto de maior suspeita, para então realizar o POC.

CHECK! Através do sensor de temperatura IoT descobrimos que no momento que o caminhão entrava na câmera fria para receber a carga e levar até a fábrica, aumentava a temperatura acima do limite esperado, mas no caminho entre câmera fria e fábrica o alimento congelava novamente e chegava em temperatura normal do processo. INFORMAÇÃO capaz de resolver problemas e atuar em uma solução em tempo real!

Tecnologia alinhada ao processo possibilitou o rendimento dos produtos superior a 10%, suficiente para pagar o dispositivo em 1 carga – UMA CARGA! Quer redução de custos melhor que dessa indústria de alimentos?

Vamos olhar para seus processos?

Sem essa informação e sem o acompanhamento do processo não é possível atuar na causa. Quantas perdas que nos acostumamos e não percebemos mais? Esse caso já estava ocorrendo há um tempo e ficavam apenas as suspeitas. Quando a ferida não é de grandes proporções costuma não gerar o esforço para pequenas melhorias, porque afinal a empresa está bem, não precisa de mudanças, e em time que está ganhando não se mexe.

Certo, resumi a importância de conhecer o processo para fazer mudanças efetivas e que gerem redução de custos na indústria.  Com essa história, você conseguiu ver o porquê temos que curar as feridas?

Vamos listar mais algumas ações que você pode pensar e que tem tecnologias para ajudar. E já que começamos falando em indústrias, vou usar como referência para esse post exemplos de outras Indústrias e Frigoríficos, mostrando como a tecnologia pode reduzir custos na indústria de alimentos, baseado em nossas experiências:

Tenha Informação em tempo real

Vemos como a aplicação da tecnologia, com um simples sensor de temperatura com IoT resolveu o problema do carregamento, transporte e frigorífico. Aqui nesse vídeo podemos ver uma simulação da tela do dashboard com sensor de temperatura no caminhão e também GPS.

Sem o sensor essa carga certamente seria danificada, e é algo tão simples né? Com esse exemplo, apenas certificamos a importância da tecnologia e de ter a informação na hora certa. Muitos processos nas indústrias podem se beneficiar com simples sensores com tecnologia IoT, e são muitas as opções disponíveis e que conseguem reduzir custos na indústria de alimentos.

Reduza custos automatizando processos simples da Indústria

Utilize tecnologia para automatizar processos que não tenham necessidade de intervenção humana. Não vamos entrar na discussão de que você não quer demitir um funcionário, por que na hora que precisa reduzir custos, ele vai ser o primeiro a ser cortado da lista, além do questionamento: Como será possível realizar esta atividade sabendo que um funcionário ficou ali por anos fazendo aquela função? Então uma hora ou outra isso precisa acontecer, aloque os profissionais em funções que agreguem valor ao seu processo e que façam a diferença. Não permita que suas entregas sejam penalizadas por erros humanos. Quais tarefas podem ser substituídas?

  • Apertar botões;
  • Fazer movimentos repetitivos;
  • Procurar materiais;
  • Realizar inventários com assertividade da contagem próxima a 100%;
  • Realizar inspeções.

Salve o emprego dessas pessoas agora e direcione-as para funções melhores, sabemos que a transformação digital e a quarta revolução industrial já estão batendo na porta.

Redução de custos com Sistemas de Visão

Processos de separação de alimentos e inspeção podem e devem ser automatizados. Isto entra no tópico anterior, de usar a tecnologia para automatizar os processos de separação e inspeções para uma entrega perfeita, por ser humanamente impossível.
Veja no vídeo um exemplo em uma fábrica de bolachas (dito biscoito, para quem não é do Sul).

Repare o tamanho delas e como o processo é perfeito, com o sistema de visão a indústria pode inspecionar o tamanho, forma, espessura (com recurso a fotografia a 3 dimensões) e defeitos ao longo do seu perímetro. E esse é apenas um exemplo de aplicação da tecnologia de sistemas de visão na indústria, imagina em quantos outros processos de separação e inspeção não podem ser aplicados, quer ver?

Se você já gostou do exemplo da bolacha imagina que pode ser aplicado também para arroz! É uma aplicação de alta velocidade e que é realizada antes de embalar, ele separa grãos de acordo com a sua forma e cor. O arroz é colocado num tapete e é fotografado durante a queda no fim do tapete, então retira os grãos com casca, grãos escuros, de forma e dimensão fora de tolerância e objetos estranhos.

Também pode ser usado para inspeção de garrafas ou latas, que implica que a inspeção tenha que ser feita com a garrafa rodada em qualquer ângulo entre os 0º e os 360º. O sistema verifica a presença, posição e conteúdo gráfico do rótulo, número de lote, prazo de validade, nível de líquido, presença de cápsula, presença do vedante (rolha) e outros fatores. Pode ser usado para classificação de frutas ou de carnes, enfim os exemplos são uma pequena fração das possíveis aplicações de visão artificial na Indústria Alimentar.

E a redução de custos? É uma das vantagens citada nesse outro post sobre Sistemas de Visão na Indústria: A inspeção automática põe fim ao recall e ao retorno de lotes, altamente onerosos. A tecnologia abrange toda a linha de produção, de ponta a ponta, produto a produto, em tempo integral, apresentando-se como uma solução muito mais eficaz do que a inspeção humana por amostragem. Além disso, o sistema é facilmente instalado e de simples manutenção. 

Reduza movimentações desnecessárias

E para isso conheça o seu processo, saiba onde está o desperdício. Observe e anote, desenhe um mapa de fluxo de valor e enxergue onde estão as oportunidades de atuação e eliminação de desperdícios de tempo dentro da fábrica. Você pode fazer, ou direcionar essa demanda para quem saiba, você tem uma equipe de Lean Manufacturing ou melhoria contínua na sua empresa? Eles conseguirão te entregar esse mapa para estudarem juntos.

Se não tiver mãos para fazer, contrate quem faça, existem bons consultores de Lean no mercado. Nós temos os nossos engenheiros, especialistas em Lean que fazem tanto a consultoria quanto te entregam um projeto de como podem melhorar, e nesse caso já entra nossa equipe multidisciplinar na entrega.

Não perca tempo separando materiais

Esse é o processo que mais conseguimos provar valor e ROI aplicando tecnologia (normalmente RFID), por que existe muito desperdício envolvido no processo de separação e movimentação de materiais nas indústrias. Se ficarmos só no processo de logística temos muitas melhorias que podem ser feitas, mas aqui vamos dar mais um exemplo aplicado a indústria de alimentos:

Em uma de nossas consultorias vimos que a linha de produção e o estoque eram lindos, aparentemente muito organizados. Mas para separar e enviar as mercadorias ao comprador, eles levavam 4 horas, dependendo o tamanho do pedido. Foi acompanhado o processo por 2 dias inteiros e um dos principais gargalos identificados era o tempo perdido procurando por itens que haviam sido remanejados, além de haver também itens que normalmente eram comprados juntos e que estavam distantes no galpão. Mas essa informação nunca fora analisada.

Dentre todas as melhorias apresentadas e com a inclusão do RFID o tempo de separação passaria para 20 minutos.

Rastreio dos produtos individualmente

Uma das tendências mais comentadas em relação ao novo comportamento do consumidor é sobre a confiança na marca. Quer passar maior credibilidade ao seu cliente, deixando claro todas as etapas do processo que o produto que ele consume passa?

 Para o novo consumidor mais do que dizer que você é de confiança, você precisa ter atitudes alinhadas a esse discurso. Ter processos que garantem a qualidade, utilizando sistemas de visão é uma forma, e utilizar das melhores práticas possibilitando que o consumidor acompanhe é a prova de haters.

Esse rastreio permite um melhor controle e gestão por parte da sua empresa também, permitindo verificar lotes próximos de vencer ou mesmo retirar lotes que tenham apresentado problemas do mercado de forma ágil. 

Bom, vamos parar por aqui com o conteúdo mas podemos continuar essa conversa com você pessoalmente.

Quer saber de que forma podemos reduzir custos na sua empresa e ainda inovar? Marque agora uma agenda 😉

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp