Início » Indústria 4.0 » Preparando a infraestrutura de TI para a transformação digital do seu negócio

Preparando a infraestrutura de TI para a transformação digital do seu negócio

preparar a infraestrutura para a transformação digital

A conversa de hoje é um alerta a você, profissional de TI, que domina bem as informações e os dados técnicos sobre infraestrutura de TI, mas pode estar passando despercebido pela necessidade de preparar essa infraestrutura para receber a transformação digital que a sua empresa almeja.

É que sem mexer na infraestrutura como primeiro passo, a TI não consegue oferecer suporte à altura do que as empresas exigem atualmente. Afinal, são movidas pelo desafio triplo de fazer mais, com menos, e melhor.

Costumamos dizer que a infraestrutura de TI funciona como os alicerces de uma obra: não é o que fica à mostra quando tudo está pronto, mas é dela que se depende para garantir uma construção firme e segura. Portanto, nada de subestimar ou negligenciar atenção e investimentos!

“BMW não funciona com motor de fusca”

A transformação digital, já inevitável neste momento, passa por uma boa revisão da infraestrutura de TI. Isso porque é fundamental “preparar o terreno” à implantação de tecnologias e dispositivos da Indústria 4.0. Seguindo nas metáforas, uma BMW não alcançará sua potência rodando com um motor de fusca. (nada contra fuscas, a gente adora!)

“Muitas vezes, quando estamos na primeira visita a um cliente, percebemos certa frustração quando o situamos diante desta constatação. É como se eles vissem uma barreira na necessidade de mexer com as bases da TI, afinal, mudanças mais profundas geralmente soam caras. Mas, à medida que as conversas avançam, não se demora a perceber que uma atualização de infraestrutura bem feita é mais do que meio caminho andado”

conta Maikon Ulrich, nosso CTO da I3C.

Nada pode passar batido

Estamos falando de pensar em tudo — hardware, software e rede:

  • Hardware – inclui servidores, datacenters e suas instalações, computadores pessoais, roteadores, switches e outros dispositivos. Aqui entra também o GPON e os equipamentos Wi-Fi.
  • Software – como servidores web, sistemas de gerenciamento de conteúdo e o sistema operacional, que gerencia o hardware e os recursos do sistema além de conectar todos os recursos físicos e de software que executam tarefas; 
  • Rede, composta pela conexão com a Internet, ativação da rede, firewalls e segurança, além de hardwares como roteadores, switches e cabos. 

Ou seja, nada pode passar batido: é preciso considerar desde o nível mais material, como os data centers, até a gestão da informação e prestação de serviços aos colaboradores que usam os recursos de TI no dia-a-dia da empresa. 

Como preparar a Infraestrutura de TI para a transformação digital em 3 passos 

O primeiro passo para preparar a sua infraestrutura para a transformação digital é aplicar um olhar acurado e técnico sobre o que você tem, para identificar o que pode ser aproveitado. Além disso, dialogar com todos os setores para mapear quais necessidades não estão contempladas, sem perder de vista as pretensões de médio e longo prazo. Não esqueça: esse seu trabalho precisa contemplar o planejamento estratégico da empresa.

A segunda etapa é encontrar no mercado as soluções disponíveis para preparar e, indo além, acelerar a inovação na sua empresa. Neste quesito, nós da I3C, somos especialistas. Aproveite essa nossa dica importante: para esta etapa, não busque fornecedores que ofereçam produtos, de forma genérica. Encontre um parceiro que identifique as suas necessidades individuais, entenda o desafio e ofereça um serviço de consultoria capaz de buscar as tecnologias adequadas para viabilizar a transformação digital no contexto peculiar do seu negócio. 

É por isso que não vamos listar aqui soluções prontas para preparar a infraestrutura de TI do seu negócio à transformação digital. 

“Não adianta apresentar à diretoria um projeto ultra moderno, com performance além das necessidades atuais e daquelas projetadas a médio prazo. O valor ficará fora do escopo de investimentos do negócio e você terá infraestrutura ociosa na sua empresa. 

Do mesmo modo, não adianta aprovar um projeto de menor orçamento e daqui a um ano ir à sala da chefia solicitar novo aporte ao setor de TI ou, ainda, seguir recebendo cobranças de outros setores por mais infraestrutura logo após implementar um projeto de melhorias”

orienta Maikon.

Viu só? Então, anote aí: para a segunda etapa, consultoria!

A terceira etapa é desafiadora. Sabemos bem que não é fácil convencer os stakeholders da necessidade de investir em infraestrutura. Uma dica é apresentar os prejuízos ocasionados por hardwares, softwares e redes obsoletas, aquém das demandas de produtividade, eficiência, redução de custos e mais qualidade. 

Para esse processo de convencimento, conte com um parceiro de confiança. Nossos especialistas da I3C podem apresentar o ambiente de mercado e fazer uma defesa técnica bem embasada. Nesta fase, o foco é avaliar a melhor relação custo-benefício. E adiantamos: não duvide da nossa capacidade de argumentação 🙂

Com o ok, é hora de colocar a mão na massa e garantir que a sua empresa embarcou nessa jornada fantástica da transformação digital! Vamos começar?

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos integradores de soluções em tecnologia e processos focado em viabilizar transformação digital à sua empresa. Oferecemos soluções com foco real na necessidade dos nossos clientes, com entrega de ponta a ponta aliando redução de custos e aumento da produtividade.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp