Início » Conectividade » Wi-Fi corporativo com sinal rápido e estável

Wi-Fi corporativo com sinal rápido e estável

problemas wifi corporativo

O assunto de hoje, duvido haver ainda quem não saiba o que é e não peça ou não procure assim que chega em um lugar. O Wi-Fi é sinônimo de acesso à internet sem fio, de conexão com o mundo virtual em poucos cliques. O problema é que a recorrência do tal sinal ruim ou fraco anda manchando a reputação dessa tecnologia. Mais grave: comprometendo a eficiência de quem oferece o Wi-Fi corporativo, sejam os setores de TI das empresas, sejam os gestores públicos ou os promotores de eventos. 

Mas ao contrário do que se pensa, o Wi-Fi para uso corporativo não é uma solução limitada. O que ocorre é que não basta o provedor de internet instalar roteadores e cadastrar a senha de acesso. Ou ainda, se a empresa cresceu, adicionar pontos de acesso e antenas de maior ganho. É preciso planejar a implementação dessa tecnologia e o seu gerenciamento. Essa ação requer um check-list. Vamos conferir?

Wi-fi corporativo precário prejudica a produtividade

Para analisar a relação custo-benefício, você precisa ter em mente que a produtividade do seu negócio é atingida toda vez que cai o sinal wireless, um ponto de acesso trava, as antenas começam a dar interferência ou uma área fica sem cobertura. Isso porque o Wi-Fi é suporte essencial às atividades diárias dos seus colaboradores e ao funcionamento adequado de dispositivos IoT. 

“Na Indústria 4.0, além da alta taxa de transferência de dados, a estabilidade é fundamental, pois eu preciso ter em tempo real as informações das minhas máquinas, dos meus dispositivos, para garantir assertividade. Preciso ter garantido que essa transmissão não vai falhar durante o processo de envio e recebimento de informações, que praticamente não para numa empresa”,

esclarece o nosso CEO da I3C, Evandro Rodrigues.

Sem contar o tempo que a equipe de TI despende para atender chamados com muita reclamação e quase nenhuma resolutividade.

“Os problemas acarretados por uma rede de Wi-Fi desatualizada são muitos: usuários insatisfeitos, falta de segurança, instabilidade e baixa taxa de transferência de dados. Tudo isso gera perda de tempo, latência na produção e prejudica a qualidade de comunicação na empresa”,

enumera Evandro. 

Diagnóstico e projeção com ferramenta de alta performance

Para tanto, não existe mágica. Existe diagnóstico e projeção. Primeiro, é preciso ir a campo, vistoriar o seu ambiente corporativo e mapeá-lo. Em seguida, é preciso fazer um levantamento das demandas operacionais. Por fim, não se pode deixar de levantar a estimativa de crescimento do negócio. 

Nossos especialistas vão identificar qual a real cobertura do sinal de radiofrequência, a real capacidade de transmissão de dados e quais os obstáculos atuais para que sua rede Wi-Fi funcione direito

Com a ferramenta Site Survey, será elaborado um mapa de cores, interpretado para fornecer informações sobre as áreas onde o sinal está ok, aquelas passíveis de interferências e, ainda, as áreas não alcançadas pela cobertura, chamadas “áreas de sombra”. Este mapa de cores, ou mapa de calor, vem acompanhado de mapas e plantas com a disposição física e lógica da rede.

Com todos esses passos, aliando adoção de ferramentas ao know-how, nossa equipe passa a ter visão completa do uso da rede Wi-Fi na sua empresa e projeta soluções que atendam a essa realidade específica. Mais uma vez, lançamos mão de um dos nossos maiores diferenciais: propor o que o seu negócio realmente precisa, buscando entre as ofertas disponíveis no mercado aquelas que atendem às suas necessidades únicas.  

“Fomos visitar uma grande indústria que queria ampliar a cobertura do seu Wi-Fi, porque os usuários estavam reclamando do sinal ruim, instável, fraco e lento. Quando realizamos o diagnóstico completo, identificamos que não era necessário aumentar a quantidade de equipamentos da rede e sim atualizar suas versões, além de ajustar e redirecionar os pontos de acesso para ajustá-los ao ambiente”

conta Evandro. 

Seis perguntas necessárias

Com o diagnóstico em mãos, nossos especialistas se debruçam sobre uma série de informações para apresentar o projeto de Wi-Fi ao seu negócio. Nós listamos a seguir para que você já vá pensando sobre elas aí na sua empresa:

  1. Quais informações serão trafegadas pela rede Wi-Fi
  2. Qual a área de cobertura desejada
  3. Qual a capacidade e qualidade do sinal disponível
  4. Quais os dispositivos conectados a essa rede Wi-Fi
  5. Quais os pontos de acesso necessários
  6. Quais as exigências de segurança no tráfego de informações

Tudo isso para lhe entregar o alcance de duas metas: velocidade e estabilidade no sistema Wi-Fi. Pois não há dúvida: um projeto de Wi-Fi corporativo profissional bem planejado e gerenciado certamente vai lhe garantir melhor cobertura, melhor taxa de transferência de dados, maior capacidade de rede, de roaming, além de melhor qualidade e capacidade de serviço (QoS) dentro do que o seu ambiente permite. Resultado: check nas metas, com sinal de internet rápida e estável alcançadas, colaboradores satisfeitos e produtividade a todo vapor!

Você quer isso na sua empresa pra quando? Vamos começar agora!

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp