Início » Clientes » Case Ciser: Perspectivas do Cliente X I3C

Case Ciser: Perspectivas do Cliente X I3C

Opinião do cliente Ciser -GPON

Com um terreno de 280 mil m² na Estrada Rio do Morro, 90 mil m² de área construída e o desafio de fazer toda a infraestrutura de rede, os caminhos da Ciser em Araquari e da I3C Soluções Inteligentes se cruzaram. E nesse case construído lado a lado com a Ciser, vamos mostrar o porquê deles terem optado por GPON.

 “Foi a melhor escolha que nós fizemos.”

Tiago Luiz Borba, Analista de Suporte Senior da Ciser

E nesse texto também vamos entender como o GPON – que tem mais tecnologia, é mais robusto, mais rápido, permite melhor gerenciamento, e ainda está preparado para qualquer tecnologia do futuro – pode ser mais barato que o cabeamento estruturado.

O DESAFIO E A VIRADA DE CHAVE

Falar de GPON em 2015 era como falar de Machine Learning hoje: nem todos conhecem, para quem conhece é um sonho, mas ninguém via funcionando ainda. Precisava de pessoas que estavam dispostas a considerar o novo para apostar no projeto, tanto quanto nós. E encontramos! Como o Tiago comenta na nossa conversa:

Porque não? Seria o futuro, e nós tínhamos a chance de colocar, já que era uma construção do zero.”

Tiago Luiz Borba

E contamos também com a confirmação do Luis Fellipe Klock,  Coordenador de Infraestrutura e Segurança da Informação: 

“Após 5 anos: zero arrependimento, faríamos tudo de novo!”

Luis Fellipe Klock,  Coordenador de Infraestrutura e Segurança da Informação

O gestor de TI, Elvise Bresciani conta como foi que tudo começou:

O desafio para nosso time de Tecnologia partiu de um grande projeto: Construção de uma nova Unidade Fabril no município de Araquari-SC. Precisávamos transferir todo maquinário das 03 Unidades  Fabris de Joinville-SC com mínimo downtime,  bem como instalar novos equipamentos que estavam chegando (ex: linha de decapagem toda automatizada, fornos novos, etc..).  Deveríamos entregar uma planta moderna, com infraestrutura preparada para indústria 4.0 e que garantisse todo planejamento de longo prazo. Fomos em busca de novas tecnologias e desafiamos fornecedores a apresentarem projetos inovadores.”

Gestor de TI, Elvise Bresciani

A nossa primeira lição com a Ciser é que para entregarmos um projeto inovador com resultados, precisamos de Pessoas que buscam inovação e melhoria, que não fiquem na zona de conforto, e que estejam dispostos a conhecer o novo.

O GPON era novidade há 5 anos atrás, para a tomada de decisão a equipe de TI da Ciser se dedicou em conhecer quais eram os fornecedores e qual a entrega de cada um. Fomos, inclusive, juntos (Ciser + I3C) conhecer o laboratório do fabricante para validar a tecnologia e garantir que atendia ao que eles precisavam.

“As propostas com uso de tecnologia GPON se destacaram chamando atenção pela entrega como um todo. Apesar das dúvidas por ser algo um tanto disruptivo para Ciser e para o mercado naquele momento, optamos pela inovação.  A I3C foi o parceiro escolhido para seguir no projeto pois demonstrou ter a capacidade  e competência necessária  para assumir o desafio junto com time Ciser.   Equipes atuaram sincronizadas em entregas por etapas seguindo o cronograma da obra.  Foi um sucesso total.”

–  Completa Bresciani

Como foi a Implantação?

A implantação foi, e ainda é um sucesso. A Ciser foi uma das pioneiras em GPON no Brasil, e só foi possível porque a equipe de TI assumiu o desafio de implantar uma tecnologia promissora, apesar de pouco conhecida.

Foi uma quebra de paradigma! Até então todos tinham um ponto de rede na sua mesa, e a proposta agora era diferente e mais complexa de entender. Mas essa percepção de complexo foi só até ver tudo funcionando.

– Afirma Tiago

Estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias e acima de tudo, nos posicionar como “advogados” do cliente, não como defensor de um produto, permite que tenhamos uma visão estratégica e pense em alternativas para o convencional. Permite que sejamos uma empresa que entrega o melhor projeto PARA O CLIENTE, como nesse caso. 

Hoje, a infraestrutura da Ciser está preparada para os avanços tecnológicos, e habilitada para a Indústria 4.0. Sem dores de cabeça para todos os envolvidos na planta, seja na área industrial ou administrativa.

O GPON foi uma alternativa ao cabeamento estruturado convencional. Dentro do projeto um dos benefícios que chamou a atenção foi justamente o alcance da infraestrutura por fibra. Pode-se passar a fibra óptica do equipamento concentrador, que fica no datacenter, a até 20 km de distância. Já o cabo de rede vai até 100 metros. E em uma situação de distância maior, já é necessário ligar novos racks, mais interligações, e mais desperdício de infra estrutura. O analista Tiago comenta inclusive que:

“Não vejo hoje a Fábrica com 30 racks de TI, por exemplo. Para o nosso ambiente com certeza foi a melhor decisão, e isso é unanimidade aqui na Ciser.  Até porque estamos resguardados e, se daqui a 10 anos trocarmos a rede toda para 10Gb a infraestrutura está pronta, se a troca for pra 20Gb a infraestrutura está pronta, se eu preciso de muito mais distância para o negócio também estou com a estrutura pronta.” 

Tiago Luiz Borba

É exatamente isso que defendemos como um dos maiores ganhos do GPON: ter uma infraestrutura a prova de futuro! E outro benefício que o Tiago exemplifica muito bem é quanto a velocidade da rede, que foi o maior ganho da equipe de engenharia:

“A maior reclamação que tínhamos vinha da área de engenharia em Joinville.  Reclamavam que a rede estava lenta e da demora para baixar os desenhos.

Na fábrica de Araquari instalamos um link de dados 5 vezes menor, em relação a fábrica de Joinville, e desde a mudança não tivemos mais reclamações da engenharia. 

Então percebemos que o problema não era link e sim a infraestrutura. Cabeamento antigo e defasado fazia com que as coisas não acontecessem conforme o esperado.

Vemos no dia a dia a diferença com alguns softwares que são usados em ambas as unidades. É notável a melhora de velocidade e a única explicação é a infraestrutura GPON.”

Tiago Luiz Borba

O que é GPON?

Essa e outras perguntas você encontra nesse artigo de perguntas e respostas sobre GPON.

Em resumo, GPON é uma tecnologia para transmissão de dados. São redes ópticas passivas para redes locais de ativos de redes, tanto para escritórios quanto para a Indústria, sem repetidores ou fontes de energia intermediárias. 

Como reduzimos a infraestrutura da CISER com GPON?

Em outro texto já mostramos 10 diferenças da infraestrutura da rede ethernet e do GPON, e comentamos o caminho do ponto inicial ao usuário final que pode ser resumido nessa figura.

infraestrutura GPON
Infraestrutura GPON

 

Na infraestrutura tradicional, o cabo de rede tem o alcance máximo de 100 metros, então a cada 100 metros era necessário um switch certo? Agora o GPON alcança 20 km sem precisar de nenhum switch no caminho. 

E assim começou a redução, pensando na infraestrutura bem mais enxuta que o GPON consegue entregar, consequentemente com menos itens envolvidos. Os pontos chegam aos usuários através de fibra óptica, ou seja, uma fibra óptica atende 08 usuários ou 08 dispositivos de rede. Se fosse cabeamento estruturado metálico, seria 01 cabo de rede para cada usuário ou dispositivo de rede. Imagina a quantidade de cabos que não precisariam ser levados um a um por toda a estrutura?

O exemplo do próprio Tiago completa esse raciocínio:

“Já precisamos colocar mais um ponto na fábrica com distância de 300 metros e não precisou de mais um switch, mais um rack, mais um conector para chegar um ponto de telefone ou uma impressora. Então sim, eu vou ter um custo para ter aquele ponto lá, mas é um custo de uma vez só, mas não é o custo de manter aquele rack, de ter que trocar aquele switch.”

Tiago Luiz Borba

Como é a manutenção?

Há quem já tenha pensado no trabalhão que dá  em manter essa tecnologia toda. Alguns analistas de TI já devem até imaginar o problemão que deve ser manter o GPON e resolver aqueles famosos chamados dos usuários com problemas na rede. Por isso trouxemos a opinião dos próprios analistas de TI da Ciser para responder:

 

“Problemas comuns de tomada de rede oxidada, caiu água na tomada, pino do cabo de rede quebrou ou cabo mal conectado na fábrica, não temos mais. O número de chamados da fábrica de Araquari com GPON comparado a unidade de Joinville com cabeamento estruturado é, com certeza, bem menor. E quando tem é mais fácil de identificar.”

– Tiago Luiz de Borba

Percebemos sim diferença entre a manutenção física entre as unidades de Joinville (cabeada) e Araquari (GPON). Em Araquari é muito mais simples, a questão de adicionar novos pontos  e não ter limitação de distância. Ficou mais fácil também de precificar. O dia a dia é transparente, para quem tem receio, para nós a parte física facilitou bastante.”

– Luis Fellipe Klock

O fato da I3C entregar uma documentação muito bem feita facilitou a manutenção e o acompanhamento posterior, e foi comentado pelos dois analistas em momentos diferentes. 

Uma parceria de dar orgulho

É notório o orgulho de todos que fizeram parte desse projeto. A Ciser foi e ainda é referência para muitos projetos de GPON que viemos a fechar.

“Ficamos satisfeitos com o resultado do projeto e, como sempre, trabalhamos para garantir que o projeto atendesse as necessidades do cliente. O melhor do projeto tem sido ouvir o quanto eles indicam e confiam no nosso trabalho ao longo desses anos.”

– Maikon Ulrich, co-fundador da I3C Soluções.

E como não estar satisfeito com todos os feedbacks e com a parceria desse timaço de TI da Ciser, que não poupou esforços em reescrevermos essa história. 

Conseguimos inovar, cumprimos todos os prazos e disponibilizamos uma infraestrutura muito flexível, de fácil gestão, performática e clean.  Economizamos em 30% do investimento previsto no projeto e entregamos algo que até hoje nos surpreende frente aos benefícios.  A tecnologia GPON e o parceiro I3C foram escolhas assertivas. “

Completa o Gestor Bresciani.

Temos 100% de confiança na I3C, indicamos de olhos fechados”

Conclui o coordenador Luís.

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp