Início » IoT » IoT e Manutenção Preditiva

IoT e Manutenção Preditiva

Vamos conversar sobre a relação de IoT e Manutenção Preditiva? Já que sabemos o porquê IoT é uma revolução tecnológica e faz parte da Indústria 4.0, vamos analisar quais as vantagens do uso desses dispositivos inteligentes para a manutenção preditiva.

Começamos com a pergunta: Você sabe a diferença entre Manutenção corretiva, preventiva e manutenção preditiva?

Breve resumo de IoT

Para quem não está familiarizado com o termo IoT ou Internet das coisas, o nosso Diretor Técnico – Maikon Ulrich resume muito bem nesse vídeo:

Internet of things é a tradução da sigla IoT, traduzindo para o português, significa internet das coisas.  IoT consiste na utilização de dispositivos inteligentes, capazes de capturar dados e transformá-los em informações úteis para o seu dia-a-dia.

Esses dispositivos possuem sensores com funções bem específicas, como realizar a medição de temperatura e umidade, sensor de pressão, de vazão, vibração, sensor de luminosidade, medição de ruído, medição da qualidade do ar, geoposicionamento entre muitos outros. 

Depois de captado os dados, esses dispositivos inteligentes enviam para internet ou para uma rede privada, onde uma plataforma digital recebe, processa esses e toma uma ação, utilizando algoritmos, com base em regras de negócio, inteligência artificial ou até mesmo big data para entregar a informação da forma a agregar valor para a sua empresa.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é aquela que é programada para ser realizada de tempos em tempos, e assim evitar problemas nos equipamentos ou máquinas. Podemos comparar com a revisão do seu carro, você leva o carro na concessionária para fazer a revisão e é realizada a troca de óleo e atividades relacionadas a prevenção de algum problema futuro (o que nem sempre é verdadeiro). Essas alterações incluídas na revisão do seu carro são com base no sugerido pelo mercado, todos os carros fazem a mesma revisão padrão. 

Ainda assim, fazer manutenções periódicas auxilia na saúde do equipamento/ produto. Um bom check-up pode identificar desgastes naturais e evitar problemas nesse sentido.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva ocorre quando já foi constatado avaria e precisa ser corrigido o problema. Usando o exemplo anterior da revisão do seu carro, seria quando na manutenção tenha sido identificado um farol queimado, os discos de freio gastos, ou o pneu no fim da vida. Assim a manutenção corretiva vai corrigir o problema identificado. 

Alguns desses problemas podem ser identificados pelo motorista que atuará na correção ou na busca por manutenção preditiva. Mas nem sempre é possível confiar apenas na nossa atenção e instintos.

No caso de maquinários na indústria, a manutenção corretiva é ainda mais difícil de identificar por operadores. Somente após o equipamento ficar inoperante é que é acionada a equipe de manutenção para corrigir o problema.

Convenhamos: quando essa situação ocorre só dá prejuízo. O tempo de espera até o técnico chegar, o conserto que pode demandar a substituição de peças, o tempo para a peça chegar, e toda a operação e produção da máquina parada. 

O ideal é identificar problemas com antecedência. E infelizmente, na manutenção preventiva, não conseguimos saber, com precisão, se ocorrerá o problema. Salvo se essa manutenção ocorrer no momento em que há alterações conflitantes no equipamento.

E então a grande solução é atuar com tecnologia IoT e a manutenção preditiva.

Manutenção Preditiva

Na manutenção preditiva sabemos que dará problema pelo histórico do processo daquela máquina.

Por exemplo, o volante do carro está vibrando, ou está fazendo barulho ao frear, são sinais que podem ser percebidos pelo motorista para proceder com uma manutenção preditiva, antes que o pior aconteça. Mas e quantas vezes que um carro deixou na mão sem dar sinais? Ou deu seus sinais mas não notamos? (espero que nunca ou poucas vezes)

No caso de indústrias, como falamos, ter essa percepção de alterações na máquina são ainda mais difíceis de ser detectados pelo usuário. Uma máquina está em uma vibração maior que o comum, está consumindo mais energia, mais óleo, ou a rotação dela está diferente. Como identificar?

Com os dispositivos inteligentes conectados nela, e com as devidas configurações e padrões é possível prever que em determinado nível de trabalho da máquina, em algum tempo “X” esse equipamento estará danificado. 

Estou pré-dizendo que isso irá acontecer, e procedo com uma manutenção preditiva

Essa é a relação de IoT e manutenção preditiva.

O IoT coleta os dados, analisa e aciona o alarme para o responsável rever o equipamento, em caso de alteração do padrão. 

Como funciona na prática o IoT para Manutenção Preditiva?

No vídeo abaixo temos o dashboard aplicado à indústria, confira o vídeo ou acompanhe o texto abaixo.

IoT e Manutenção Preditiva

Na Indústria os dispositivos IoT deveriam ser mandatórios, hoje já é possível monitorar dentro da nossa casa equipamentos como máquinas de lavar roupas, televisão e outros equipamentos eletroeletrônicos, por exemplo, e por que na indústria ainda não monitoramos tudo? 

Bem, não é por falta de dispositivos no mercado. No exemplo do vídeo, o dashboard monitora a máquina através de sensores de temperatura, velocidade de extrusão, ciclo de operação e pressão da máquina, e também acompanha as mensagem do sistema e o cronograma de manutenção. 

Com dispositivos inteligentes nos processos de automação industrial conseguimos monitorar desgastes, prever manutenções, e atuar sempre que houver anomalias. No exemplo do vídeo, o responsável recebe notificação de aumento da pressão da máquina e pode atuar no momento que começa o ciclo. 

Não precisamos dizer que vários acidentes poderiam ter sido evitados se as empresas tivessem sensores inteligentes, não é mesmo?

Para a área industrial existe uma infinidade de sensores IoT, para atender diversas demandas. Um deles é os sensores que detectam a vibração de um rolamento ou algum equipamento que facilita a gestão da manutenção.

Se você fabrica ou fornece máquinas para as indústrias esses dispositivos são uma excelente oportunidade de oferecer tecnologia e valor agregado, além de máquinas já alinhadas à Indústria 4.0. Mas se sua empresa já tem a máquina funcionando não se preocupe, você pode ter acesso a todas essas facilidades também, e com baixo custo. Confira alguns cases.

E por que o IoT e Manutenção Preditiva são fortes aliados?

Respondendo a pergunta em uma frase: Porque o IoT fornece informações em tempo real para providenciar a manutenção preditiva no tempo certo.

Mas é claro que vai além.

Temos um artigo que menciona a Manutenção preditiva como forma de redução de custos na indústria.

A informação em tempo real elimina todo aquele desperdício de uma manutenção corretiva, que comentamos anteriormente. Salvamos máquinas, economizamos tempo e consequentemente recursos com informação na hora certa. 

Pesquisas sobre manutenção preditiva feitas pelo Departamento de Energia dos EUA, dizem que uma indústria pode economizar os custos de energia e manutenção em até 30%, eliminar interrupções em até 45% e, por fim, diminuir o tempo de inatividade das máquinas em até 75%.

O IoT é só o início do processo do machine learning na Indústria 4.0. Além da manutenção preditiva, o monitoramento das máquinas com IoT proporciona uma série de novas oportunidades de redução de custos e aumento da produtividade. 

Na sua empresa, como é feito o acompanhamento da produção, do equipamento e da manutenção preditiva? Você tem algum dispositivo IoT monitorando esses processos?

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp