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Entrevista: o diferencial da Prova de Conceito na entrega da I3C

Prova de conceito entrevista

Nesta entrevista, o nosso diretor de tecnologia, Maikon Ulrich, fala sobre um dos diferenciais da I3C: a inclusão da prova de conceito nos projetos apresentados aos clientes. Conhecida pela abreviação POC, do inglês Proof of Concept, a prova de conceito é a demonstração prática da possibilidade de validação de uma ideia. Inicialmente aplicada na área de TI, a estratégia tem se expandido aos negócios e sido adotada no ecossistema da transformação digital em entregas de alta performance. 

“Após a apresentação do conceito, nós realizamos o teste em ambiente controlado in loco, no cliente, com simulação real da solução”, explica. Os resultados são surpreendentes. Confira na entrevista:

1) Como se dá na prática essa abordagem da I3C com o cliente para a Prova de conceito?

A realização da prova de conceito tem como objetivo elucidar os principais pontos do projeto para poder comprovar a viabilidade dele. Além da experiência pelo lado do cliente de entender quais melhorias vão gerar, serve para identificar outros itens, como a possibilidade de realização de um FMEA*, que é entender quais impactos pode-se gerar no processo, quais as mudanças de operação que serão necessárias, para entender previamente quais pontos serão afetados durante o processo. Uma vez realizada, a POC permite identificar também outros pontos de melhoria, seja pelo nosso olhar ou o do próprio cliente: ele começa a enxergar a tecnologia ligada a outros processos, seja um passo antes ou depois, para melhorar ainda mais o projeto. Ou seja, a POC é extremamente eficaz para elucidar o projeto, avaliar mudanças e identificar os ganhos com a oportunidade.  

2) Teria algum exemplo de POC da qual você participou que tenha te surpreendido? Se sim, poderia contar um pouco?

Em um de nossos clientes, durante a realização da prova de conceito com RFID aplicado à logística, identificamos uma falha no carregamento do caminhão. Isso garantiu que todos os pacotes, de todos os clientes daquele pack, recebessem suas mercadorias dentro do prazo. Se a falha não fosse identificada, com certeza aquele lote não chegaria no tempo definido. Ou seja, durante uma prova de conceito conseguimos identificar um furo no processo do cliente e garantir que a meta dele fosse alcançada sem desvios. Obviamente já foi um grande indicativo dos resultados que nossa solução de RFID aplicada traria na próxima fase do projeto. 

3) Por que a I3C aposta em POC na sua relação com futuros clientes?

A prova de conceito serve para validar na prática com o cliente a solução que estamos oferecendo, afinal, por se tratar de uma entrega personalizada e inovadora, o cliente não conhece, nunca viu funcionando. Também permite que ele compreenda de fato como a tecnologia funciona, aí ele começa a “virar a chave”, a perceber onde mais pode implementar a transformação digital. Por fim, é uma garantia de entrega que gera segurança ao contrato. Na prova de conceito, nós validamos o projeto sob o aspecto tecnológico e permitimos ao cliente identificar, para fins de planejamento operacional, quais os impactos que sua implantação trará, seja numa arquitetura de infraestrutura física e ou lógica, na equipe de operação ou na integração de software, por exemplo. É uma etapa fundamental para que todos estejam cientes de por onde o projeto vai seguir, pois atuamos para que nossos clientes não tenham nenhuma surpresa desagradável ao longo do caminho. 

4) Na sua opinião, porque a Prova de conceito é um diferencial no movimento de transformação digital?

A tecnologia evolui com rapidez e nem todo cliente, responsável em aprovar as oportunidades que oferecemos em nossos projetos, está atualizado nesse ecossistema, porque está focado prioritariamente na atividade-fim da sua empresa. Muitas empresas não têm um setor de inovação nem estratégia de olhar quais tecnologias as empresas do ramo estão adotando, quais tendem a ser adotadas para garantir seu diferencial competitivo no mercado. A prova de conceito faz jus ao nosso papel de gerar essa conexão, de contribuir para que o cliente acelere a transformação digital na sua empresa e alcance redução de custos aliado ao ganho de produtividade. 

5) Que resultados positivos a I3C tem alcançado com essa estratégia?

Quando você de fato “coloca a mão na massa” no ambiente do cliente, outros indicadores, outras situações que não estavam aparentemente visíveis no processo, começam a aparecer e isso faz com que o projeto possa ser ajustado antes mesmo da sua implementação. Mesmo sendo em um ambiente controlado, outros pontos surgem. Isso faz com que tenhamos ganho de tempo na implementação, porque muitos pontos que iriam aparecer somente após a instalação já aparecem antes, então, ajustes e melhorias já podem ser previstos antes mesmo de uma entrega oficial. Isso na nossa estratégia tem sido fundamental, tem sido um ponto muito favorável porque o cliente tem certeza daquilo que ele está adquirindo, dos ganhos de projeto que ele vai obter e nós conseguimos ser muito mais eficazes na entrega.

Quer continuar essa conversa com o Maikon Ulrich? Entre em contato com ele.



*FMEA: Refere-se a Failure Mode and Effect Analysis traduzido para Análise de Modos de Falha e seus Efeitos.

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