*Todas as informações são reais.
Por motivos próprios, o cliente
optou por permanecer anônimo.
Alcançar maior acuracidade nas fases do processo que antecedem a linha de produção, desde a busca da matéria-prima nos fornecedores, passando pelo transporte até chegar na fabricação. Esse foi o desafio apresentado por uma das maiores indústrias de alimentos do Sul do país para a i3C.
Temos como propósito fazer a diferença e inspirar a inovação. Assim, além do sistema RFID, implementamos no projeto estratégias de trabalho padronizado e monitoramento inteligente: da frota, da temperatura da matéria-prima e da logística.
Aliamos processos, pessoas e tecnologia para promover melhorias onde identificamos oportunidades. Para isso, buscando entender a operação do cliente e a sua real demanda.
A indústria passou a contar com:
- Agendamento de envio e recebimento de matéria prima
- Monitormanento dos caminhões que fazem o transporte entre os armazéns terceiros e o depósito
- Monitoramento da temperatura da matéria-prima durante o processo de congelamento
- RFID para garantir o recebimento, entrada e transferência de matéria-prima entre depósitos
- Integração de dados, garantindo fluxo contínuo
Como a i3C promove a transformação digital da indústria
Introdução à Metodologia Lean Manufacturing
Para a indústria de alimentos, nosso time de especialistas fez, primeiro, o mapa do fluxo de valor, uma ferramenta que faz parte da Metodologia Lean Manufacturing e contribui com a identificação dos processos e o mapeamento do passo a passo observado no levantamento das informações. Em seguida, projetou esse mapa no futuro, encontrando, em parceria com o cliente, grandes oportunidades de redução de custos e ganho de produtividade.
Reformulação de processos e adoção de tecnologias
Tempo padrão nas frotas
Uma das oportunidades identificadas foi referente às frotas. Estabelecemos um tempo padrão de ciclo, desde a chegada do caminhão na portaria do armazém terceiro até o momento em que ele retorna à fábrica. Assim, garantimos o fluxo contínuo do processo e ganhos expressivos de monitoramento com as janelas de carga e descarga.
Controle inteligente da temperatura na fábrica
Nos túneis de congelamento da matéria-prima foram instalados sensores customizados que monitoram a temperatura diretamente na matéria-prima. Esses sensores, colocados em pontos estratégicos, apontam em tempo real quando atingiram a temperatura ideal. Também indicam a previsão para alcançar a temperatura necessária para que novos lotes possam ser enviados aos túneis. Toda a comunicação com a sala de máquinas, responsável pela geração de frio, e a operação ocorre por intermédio das informações do Dashboard.
Com isso a empresa avança na maturidade da transformação digital para o terceiro pilar, o da visibilidade, que fundamenta os estágios posteriores.
Monitoramento inteligente
Os ganhos também alcançam o compliance da indústria, pois o IoT entrega informação em tempo real e de forma digital, eliminando relatórios segmentados e feitos no papel. Além disso, as informações não dependem mais de apontamentos humanos. Agora, a indústria consegue rastrear a matéria-prima em todo o processo e criar regras no sistema que apontem qualquer desvio de forma automática.
Rastreio de insumos com RFID
O RFID implantado faz o rastreio da matéria-prima em toda a cadeia de recebimento até o fornecimento dos pallets para a produção. Passamos a criar regras de negócios que garantem que o processo aconteça de forma integral, sem dependência humana e com garantia das informações. Se a matéria-prima entrou na doca e não passou pela balança, por exemplo, a equipe é acionada.
CFTV para acompanhar movimentações
As câmeras de alta resolução instaladas em pontos específicos e estratégicos para a indústria permitem monitorar e acompanhar a movimentação logística. Um benefício em utilizar esse recurso é poder identificar com precisão as não-conformidades dos processos. No caso de uma matéria-prima passar de forma indevida por um portal, o sistema emite um alerta vermelho, indicando que é preciso identificar e armazenar essa parte da gravação. É um recurso para rever os processos, analisá-los e entender quais são as oportunidades de melhoria.
Tecnologia proporciona economia para a indústria
Além do ganho em eficiência, precisão e produtividade, o projeto da i3C para a indústria de alimentos gerou redução de aproximadamente 50% no custo por tonelada movimentada, realocação de 20% da mão de obra de conferentes e diminuição dos gastos com etiquetas de código de barras.
Os ganhos de produtividade geraram redução de 118% no lead time e, consequentemente, reduziram os custos com menos diárias aos caminhões.