Skip to content

Indústria de linha branca reduz em 33% o lead time com tecnologia RFID

*Todas as informações são reais. 
Por motivos próprios, o cliente 
optou por permanecer anônimo.

Indústrias da linha branca detêm processos que podem ser otimizados com o uso de tecnologias, a exemplo do processo de separação do pedido (picking), controle de estoque e ocupação das docas e expedição. Para cada um desses procedimentos a i3C implementou uma solução que contribuiu para o aumento da produtividade e gerou outros resultados para uma fábrica de eletrodomésticos com sede em Santa Catarina.

A indústria possuía uma demanda específica: otimizar o uso do sistema RFID já instalado para alcançar controle e gestão do estoque, já que a demanda de expedição havia aumentado. Mas o projeto foi além, ampliando as áreas beneficiadas.

Os especialistas da i3C identificaram oportunidades de melhoria de processos, um deles direcionado ao picking, outro voltado para o estoque, mais um contemplando o monitoramento e acompanhamento das docas, e, por último, uma solução para gerenciamento da expedição.

Além do RFID, a Internet das Coisas (IoT) e tecnologia para formulação de dashboards  foram aplicadas na operação da indústria.

Implementação de tecnologia RFID faz aumentar a produtividade

O RFID é uma tecnologia  que utiliza um leitor para captar dados enviados por ondas de rádio. Esses dados estão codificados em etiquetas e antenas. Quando há falhas na configuração e processamento das informações, é preciso compreender o problema. 

Para fazer esse diagnóstico para a fabricante de eletrodomésticos, os especialistas da i3C:

  • escutaram atentamente e compreenderam qual era a demanda;  
  • acompanharam todo o processo para identificar quais eram os pontos de falha para ajustá-los; 
  • definiram uma proposta de solução envolvendo os processos, as pessoas e o uso de tecnologias.

Resultado

A indústria de linha branca ampliou em 30% a capacidade de carregamento, aumentou o fluxo de expedição em 100% e alcançou um  lead time 33% menor.

A vivência em indústria, a experiência em melhoria de processos e a especialização em Indústria 4.0 da i3C, aliadas à engenharia e tecnologia, e à obstinação por resultados de excelência, garantiram também redução de custos e aumento da produtividade.

Reformulação de processos proporciona ganho de tempo no picking e no carregamento

Os ajustes e ampliação do RFID atendeu a demanda inicial do cliente. Já para garantir o fluxo contínuo do processo, os especialistas da i3C propuseram algumas mudanças:

  • ajuste de layout do estoque para ganhar posições adicionais;
  • área de supermercado dimensionadas de acordo com as necessidades;
  • áreas de picking para os carregamentos;
  • Docas de Setup: enquanto um caminhão é carregado, outra doca fica pronta.

A execução dessas novas práticas geraram ganhos de tempo e produtividade.

Como a IoT contribui para a tomada de decisão

Para melhor desempenho, dispositivos IoT foram instalados nas docas da expedição para informar em tempo real o exato momento em que os caminhões chegam ou saem. A visualização desses dados em dashboards fornece à indústria uma leitura real do processo de carregamento.

As informações fornecem indicadores constantes para tomadas de decisão. Os responsáveis em agendar a carga e descarga e os gestores da expedição conseguem, por exemplo, saber às 10 horas da manhã se às 18h terão cumprido as metas daquele dia. 

A solução ainda está aberta para novos avanços. A indústria poderá compartilhar as informações com o cliente final, dando detalhes precisos sobre a previsão de entrega. Um diferencial cada vez mais significativo com a expansão do e-commerce, comprovando o quanto a tecnologia transforma o ecossistema para uma indústria inteligente.  

Sobre o autor:

Venha ser o próximo a fazer
mais com menos em parceria com a i3C

Receba uma ligação da nossa equipe!

Preencha o formulário abaixo que ligamos para você.