Início » Clientes » #CaseReal: parceria com I3C amplia produtividade na linha branca

#CaseReal: parceria com I3C amplia produtividade na linha branca

Case linha branca redução de leadtime

Neste caso real, compartilhamos a implantação de soluções em uma indústria da linha branca com sede em Santa Catarina. A experiência contemplou melhorias de processo, no processo de separação do pedido (picking), tecnologia RFID para controle de estoque, IoT para monitoramento e acompanhamento das docas e dashboard integrado para gerenciamento da expedição.

A parceria começou a partir de uma demanda específica, que era otimizar o uso do sistema RFID já instalado para alcançar controle e gestão do estoque, já que a demanda de expedição havia aumentado. Mas o nosso projeto foi além, ampliando as áreas beneficiadas. 

Começando pelo RFID

Como o RFID já estava instalado, o primeiro passo foi diagnosticar as falhas de configuração e processo. Esta análise contou com as seguintes etapas:

  • Escuta atenta e compreensão da demanda;  
  • Acompanhamento de todo processo, identificando os pontos de falha para posterior apontamento de ajustes; 
  • Proposta de solução baseada no tripé processos-pessoas-tecnologia;
  • Check!

Vejam o resultado: a empresa conseguiu ampliar em 30% a capacidade de carregamento, aumentou o fluxo de expedição em 100% e alcançou lead time 33% menor! 

Nos brainstormings, os nossos especialistas da I3C aliaram a vivência em indústria, a experiência em melhoria de processos e a especialização em Indústria 4.0, com engenharia e tecnologia, além da obstinação em cumprir sua missão. Assim, chegaram ao projeto que garantiu redução de custos e aumento da produtividade.

Além do RFID, novos processos!

Além dos ajustes e ampliação do RFID para atender a demanda inicial do cliente, o projeto garantiu o fluxo contínuo do processo.

Que benefício isso traz? A execução paralela de etapas gera ganhos em tempo e produtividade.

Com o mapa de fluxos iniciais desenhados, os nossos especialistas da I3C aplicaram a expertise dupla, em tecnologia e em processos, para apontar novas práticas como: 

  • Ajuste de layout do estoque para ganhar posições adicionais;
  • Área de supermercado dimensionadas de acordo com as necessidades;
  • Áreas de picking para os carregamentos;
  • Docas de Setup, enquanto um caminhão é carregado, outra doca fica pronta.

Além do RFID e de novos processos, IoT!

Considerando o processo e a demanda do cliente, o projeto incluiu também sensores IoT e painéis de dados, os famosos “dashboards”. Com dados captados e transmitidos por sensores nas docas da expedição, a indústria passou a ter uma leitura real do processo de carregamento

Deixa a gente explicar melhor. Os dispositivos IoT foram instalados nas docas, informando em tempo real o exato momento em que os caminhões chegaram ou saíram. 

Projetadas nos painéis de dados, essas informações fornecem indicadores constantes para tomadas de decisão. Os responsáveis em agendar a carga e descarga e os gestores da expedição conseguem, por exemplo, saber às 10 horas da manhã se às 18h terão cumprido as metas daquele dia. 

E a solução está aberta para novos avanços. A indústria poderá compartilhar essas informações com o cliente final, dando detalhes precisos sobre a previsão de entrega. Um diferencial cada vez mais significativo com a expansão do e-commerce, comprovando o quanto a tecnologia transforma o ecossistema para uma indústria inteligente. 

Em resumo…

A solução ofereceu melhorias de processo, tecnologia RFID para controle de estoque e produtividade, picking, IoT para monitoramento e acompanhamento das docas e dashboard integrado para gerenciamento da expedição.

Resultado do Projeto

Tais tecnologias e processos garantiram a redução do lead time, de 120 minutos para 80 minutos, além de uma capacidade de expedição 2 vezes maior que a inicial. Fantástico, não é? A nossa chave para alcançar esses excelentes resultados está em aliar estratégias de melhoria de processos a tecnologias, garantindo suporte e base para as melhores decisões.

Quer alcançar esses resultados também? Entre em contato conosco.

Glosário:
Lead Time: é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término.
Picking: a operação de coleta e armazenagem de produtos a pedido do cliente. 

i3C NA MÍDIA

Compartilhe

Somos sua parceira de negócios para a transformação digital na Indústria. Especialistas em Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Segurança e Conectividade. Aplicamos tecnologias aliadas à revisão de processos e envolvimento das equipes para seu negócio fazer mais, melhor e com menos.

Pesquisar por...

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp