Início » Notícias » RFID: etiquetas inteligentes geram economia para a indústria

RFID: etiquetas inteligentes geram economia para a indústria


Essas quatro letras têm tudo para ser a solução dos seus problemas de logística: a abreviação em inglês de Identificação por Radiofrequência, RFID, é uma das tecnologias com melhor relação custo-benefício para o seu negócio.

O sistema funciona com microetiquetas flexíveis e inteligentes que atuam como chips, carregando dados sobre o produto. Esses dados são captados por uma antena que funciona como leitor, e pode ser fixa ou móvel. 

Quer ver uma aplicação de RFID que você provavelmente conhece? Aquelas etiquetas adesivas coladas nos veículos para liberar passagem automática pelas praças de pedágio no sistema “Sem Parar”. Além desse exemplo, de controle de passagem, os benefícios do RFID podem ser aplicados em controle de acesso, controle de estoque, rastreamento e identificação. 

Viu só? O uso é amplo, e as vantagens, mais ainda. O RFID permite à sua empresa realizar a mesma tarefa com mais eficiência, menos tempo e maior precisão. A seguir, os detalhes para o setor industrial. 

O RFID como solução para a Indústria 

O RFID é uma das peças-chave para a Indústria 4.0. São as etiquetas inteligentes, chamadas de tags, que permitem o monitoramento de um produto de ponta à ponta. Uma carga de matéria-prima, com as tags, pode ser contada e incluída no sistema de estoque em poucos segundos, simplesmente ao passar por um portal com o leitor. Uma vez dentro da fábrica, o controle de estoque também é feito pelas tags, que comunicam cada entrada e saída, e ainda põem fim aos longos e trabalhosos inventários. 

Com as tags, também é possível identificar onde estão cada um dos componentes e rastrear esses itens ao longo do processo de produção, controlando o fluxo de forma automática. Por fim, as etiquetas inteligentes ainda permitem a contagem dos itens para despacho com agilidade e precisão e, ao serem mantidas na carga, inibem furtos e roubos ao garantir a rastreabilidade até o ponto final.

RFID no seu negócio

A programação das tags com a inserção de dados é rápida, a implantação nos produtos é simples e o uso dos leitores, fácil. Para ter o RFID no seu negócio o quanto antes, converse com um dos consultores da I3C Soluções agora mesmo! 

Menu
Fale conosco!
Bem-vindo(a) a I3C! Como podemos ajudá-lo(a)?
ComercialWhatsApp