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RFID: sistema resolve 5 problemas para você

RFID

RFID (Identificação por Radiofrequência) é a solução para os problemas das indústrias e centros logísticos, isso a gente sabe (aliás, se você ainda não conhece, sugiro que comece lendo RFID: etiquetas inteligentes geram economia para a indústria).

Mas não é somente para esse seleto público que a solução serve. Neste artigo vamos mostrar os benefícios que o varejo, os hospitais e áreas laboratoriais podem ter ao aderir ao sistema RFID. Mas você pode querer ler também 10 motivos para usar o RFID ai na sua empresa.

Vamos direto ao ponto: mostrar para você como resolver 5 problemas de Logística usando a Implantação do Sistema RFID na sua empresa.

1 – Perda de tempo

Clichê, eu sei, mas realmente o que mais se ganha é tempo com um projeto de Etiquetas RFID. Dentro deste tópico vou citar 3 exemplos de perda de tempo. Olha aí:

  • Com inventário: Não é uma pequena economia: é passar de dias para minutos. Quantas vezes por ano você faz inventário? Quantas pessoas são mobilizadas para a atividade? Quanto tempo, depois de inventariado todo o estoque, você passa tentando entender por quê as contas não estão fechando? E ainda tentando entender porquê o material está faltando?
  • Com entrada e saída de materiais: Você conhece transportadores que cobram a mais de uma empresa porque o processo é demorado? Agora imagine um portal que lê todos os materiais do caminhão sem nem mesmo precisar descarregar item por item. Isso existe! Quanto tempo você leva para dar entrada e saída nos seus materiais?
  • Procurando materiais: Na sua empresa, pode ser que já tenha organizado no sistema ou planilha onde está aquele produto (corredor X, prateleira Y), e isso é muito legal, meus parabéns. Mas, na prática, está funcionando? As tags RFID te permitem saber onde está o item, mesmo que ele esteja em movimento. Então, se alguém já pegou esse item e está levando a outro setor você saberá, e se por acaso guardarem errado, também, e se alguém colocou no bolso da calça, e se saiu da empresa com o produto e  se… enfim, você saberá (é bola de cristal ou etiquetas RFID, produção?)

Se a frase “tempo é dinheiro” faz sentido pra você, logo, tempo perdido é perda em reais (R$) que você poderia usar para um real investimento de melhoria. Quem não quer entregar um projeto com uma real redução de custos em logística, não é mesmo?

2 – Logística Reversa

A Oxford tem um case excelente sobre como resolveu esse pepinão. O custo de enviar um produto errado para o cliente pode passar a zero com as etiquetas RFID, já que o sistema não vai deixar passar itens a mais ou a menos dos pedidos além de ser mais rápido, claro. O sistema torna todo o processo eficiente: no caso da Oxford, que tinha um fluxo de 4 mil pedidos mês, sendo 110 entregas com logística reversa (o que parece pouco), garantiram um tempo de separação do pedido menor e o retorno do investimento em 12 meses. Sua empresa passa por esse problema?

Outro ponto que entra aqui também é a preocupação com a sustentabilidade, associada ao descarte devido de produtos, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010).

O uso do RFID vai facilitar esse processo  já que o fabricante ou importador conseguirá ler informações de quando seu determinado produto está retornando via consumidor a um ponto de coleta, quando foi transportado a uma recicladora e quando foi descartado e destinado adequadamente.

3 – Perda ou Roubo de Produtos

Não me diga que, depois do inventário pronto e de ver todos aqueles itens faltantes, você fecha os olhos e ajusta o relatório? Sabemos que é humanamente impossível a perfeição em um inventário, veja bem, humanamente. Vamos assumir esses pequenos ajustes e ir em busca da melhoria do processo logístico da sua empresa?

Esse problema é recorrente e pode ser que seu caso seja ainda mais preocupante: imagine que esses itens “sumidos” sejam remédios controlados, e aí? Ter RFID em laboratórios, hospitais e em qualquer mercado que envolva saúde deveria ser tratado como prioridade. Além da responsabilidade social, ainda seria uma garantia da procedência do medicamento.

Mas voltando ao problema de roubos, é mais fácil esses furtos ocorrerem quando o item é pequeno (e nem por isso barato), pois nem com toda segurança através de câmeras conseguimos capturar esses momentos de furto.

Mas é claro que você não quer esperar fazer o inventário para descobrir o furto e tomar uma atitude, certo? Por isso que existe a tecnologia, para te dar informação instantânea gerando ações assertivas.

4 – Eliminar perda por produtos vencidos

Consigo pensar em dois exemplos. Um deles é com remédios, que precisam ser destinados/ descartados devidamente. VOCÊ precisa garantir que esse processo seja eficaz, vale arriscar? Quanto custa um erro desse? E se esses remédios sumirem e chegar em mãos erradas?

E no varejo, a informação de que você tem em estoque X produtos que vencem em 90 dias te ajuda a criar promoções ou estratégias para minimizar a perda do produto. Ou, ainda melhor, criar estratégias de merchandising antecipadamente e vender com a margem de lucro integral.

Mas você sabe mensurar quanto perde por produto vencido? Ou também não tem essa informação?

5 – Zerar Erros

É possível, sim! Quais os erros que você tem hoje? Erro de entrada de material? Erro de saída? Mandaram produtos a mais ou a menos? Trocaram a etiqueta? Esqueceram de dar ok? Falta informação?

É perfeitamente possível zerar os erros e ajustes da sua empresa com as etiquetas ou tags com radiofrequência, aposte nessa ideia.

O seu problema foi resolvido com esse post? Entre em contato agora mesmo, e não perca mais nada (nem tempo, nem dinheiro, nem saliva) que nós fazemos um projeto personalizado para sua empresa e ainda usamos o dinheiro que você está perdendo para implantar a solução.

Não resolvemos seu problema nesse post? Me perdoe 🙁

Mas fala pra mim, qual é o seu problema. Faremos uma consultoria só pra você e encontraremos a solução ideal, pode ter certeza.

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