Conectividade

GPON x Cabeamento Estruturado

Faz quanto tempo que você ouviu falar de GPON pela primeira vez?
Você sabe o que é GPON?
Será que GPON é melhor alternativa ao cabeamento estruturado mesmo?
Vamos ver 10 motivos para você escolher GPON ao invés de Cabeamento estruturado para sua empresa?

Desde 2015 conversamos com nossos clientes, para mostrar o que vamos falar aqui nesse artigo, além de identificar se o GPON é viável para cada um desses clientes. Talvez você não tenha visto ainda, mas a empresa pioneira, que acreditou em todo esse diferencial que vamos falar no post JUNTO COM A I3C, foi a CISER, e desde lá eles seguem indicando a tecnologia. 

Agora se falarmos em cabeamento estruturado, certamente, já estamos mais familiarizados com o termo. O que queremos com esse breve texto é mostrar que em comparação com o Cabeamento estruturado, o GPON ganha de lavada, nas grandes corporações. 

Você vai perceber nesses 10 tópicos que o GPON vai ocupar menos espaço, a infraestrutura será mais enxuta e robusta

E tem um benefício extra, que deve ser levado em consideração por toda empresa que quer se atualizar e que pensa a longo prazo. E esse será o nosso bônus no final do texto, acompanhe!

Mas primeiro, vamos ao resumo sobre o que é GPON?

O que é GPON?

O termo GPON é uma derivação do termo PON. 

PON significa uma rede óptica passiva, ou seja, que não possui corrente elétrica na estrutura de rede, e sua principal característica é entregar conexão de alta velocidade aos seus usuários. 

E GPON é a abreviação de Gigabit Passive Optical Network, que em português, significa Rede Óptica Passiva Gigabit. 

Por fim, o G (de GPON)  nos diz que a velocidade que entregamos é Gigabit, ou seja, uma conexão de 1 gigabit por segundo (1 Gb/s).

OK. Dito isso, vamos conhecer os 10 motivos para escolher o GPON (ao invés de Cabeamento Estruturado?)

10 motivos para escolher o GPON

  1. NÃO HÁ CAMADAS NA ARQUITETURA GPON

A diferença é que na rede ethernet (cabeada convencional) trabalha-se com diversas camadas de switch, um para administração e gestão, outro para distribuição e mais um switch para a ativação dos usuários, atendendo o quantitativo de portas (Ex: rede Ethernet: Core, distribuição e borda). No GPON não possui todas essas camadas na arquitetura, um equipamento centralizado atenderá as demandas, como vemos na figura abaixo.

Comparativo Arquitetura GPON e Cabeamento Estruturado
  1. REDUÇÃO de até 90% DA INFRAESTRUTURA física

Essa redução de infraestrutura se dá por alguns fatores, um deles é pelo uso de fibra óptica ao invés de cabo de rede. A diferença entre eles é que a fibra utilizada em uma rede GPON atende vários usuários com o mesmo cabo. Enquanto o cabo de rede (cabeamento estruturado) é um para cada ponto de usuário ou equipamento. Como consequência temos menos cabos na eletrocalha, menos peso nas tubulações, menos tubo, menos elétrica e menos consumo de energia, ou seja menos infraestrutura.

  1. TAMANHO DO CABEAMENTO pode chegar até 20 KM cada ponto

Está aqui um ponto muito relevante: Pode-se passar a fibra óptica do equipamento concentrador, que fica no datacenter, a até 20 km de distância. Já o cabo de rede vai até 100 metros. E em uma situação de distância maior que isso (120 metros, por exemplo), já é necessário ligar novos racks, mais interligações, e mais desperdício de infra estrutura. Com GPON você garante essa redução de infraestrutura física e infraestrutura lógica.

  1. NÃO SOFRE INTERFERÊNCIA.

Na tecnologia PON, o risco de queima de aparelhos é reduzido por não ter elementos energizados entre clientes (ONU) e o concentrador de rede (OLT). Isso porque a transmissão e recepção do sinal de luz se dá apenas entre dois dispositivos: OLT – Optical line Terminal e ONU – Optical Network Unit. Além disso, não sofre interferência por raios, cabos de elétrica, indutor, inversor de frequência entre outros. 

  1. MENOR CONSUMO DE ENERGIA

Em um data center com switches (Cabeamento estruturado) é necessário manter o ambiente refrigerado com ar condicionado, e esse não é um custo necessário para GPON. Além disso, se no final do expediente desligar o estabilizador onde está ligada às ONU´s e computadores, então, o equipamento não consome energia e temos mais uma redução de consumo de energia, em comparação ao cabeamento estruturado.

  1. MAIOR EFICIÊNCIA TÉRMICA

Complementando o ponto anterior, pelo fato de os equipamentos GPON serem robustos, eles funcionam sem a necessidade de climatização da sala, mesmo em dias mais quentes. Não necessitando de ar condicionado de precisão, consequentemente reduzindo custos também.

  1. MENOS ITENS PARA COMPOR A REDE, consequentemente menos pontos de falha. 

Considerando toda a infraestrutura que compõem a solução que comentamos no tópico 1, percebemos que temos um longo caminho a percorrer até chegar ao usuário final. Quanto mais pontos de conexão tiver no meio do caminho, maior é a chance de falha, seja por instalação ou por algum defeito de fabricação.  Com GPON reduzimos e simplificamos essas etapas, temos menos equipamentos no caminho para que a disponibilidade da rede chegue até o usuário, então menos pontos de falha também.

  1. ALTA TAXA DE TRANSMISSÃO DE DADOS

2.5 Gbps downstream e 1.25 Gbps upstream

Diferentemente do cabeamento estruturado, com o GPON é possível trabalhar a taxa de velocidade distribuída entre os usuários da ONT, gerando menos conflito de informações e de dados. É possível dividir melhor a banda de consumo de dados, seja da internet, da Cloud, do servidor, do storage ou qualquer recurso que considere necessário. E também possibilita ter uma política de tratativa diferente e mais eficiente para cada usuário, conforme sua necessidade.

  1. MENOR CUSTO POR PONTO DE REDE 

Esse custo menor é consequência de todos os pontos citados acima. Mas esse tópico, em específico, faz mais sentido em um projeto global na área da indústria, shopping ou em um condomínio, por exemplo. Onde o conjunto de pontos é maior, fica claro o motivo desse menor custo em relação ao cabeamento estruturado já que pouco se altera no quantitativo de equipamentos. 

  1. Software de GESTÃO INTEGRADA

Como no GPON é um único equipamento central conseguimos ter relatórios gerenciais, atualizar, fazer backup ou qualquer tipo de manutenção em uma única plataforma. Comparando com o cabeamento estruturado, em ambiente com vários switches, nem sempre do mesmo modelo e fabricante, então temos várias plataformas, que nem sempre podem ser integradas, dificultando a gestão, e perdendo parte das funcionalidades de rede.

E com o GPON com software centralizado, a gestão de TI e a manutenção é realizada em uma única tela, ou seja, mais fácil e eficiente. 

BONUS

Te falamos que tem um benefício extra que vai fazer todo sentido para empresas que pensam no futuro certo? Esse benefício é que o GPON é a prova de futuro. Como assim a prova de futuro?

A infraestrutura já está preparada para as possíveis atualizações, inclusão de máquinas mais tecnológicas que exijam mais da rede, que te deem informações em tempo real, enfim, se pensa em caminhar para a Indústria 4.0, considere fortemente a escolha do GPON. 

Se quiser preparar seu condomínio, bairro ou cidade para o conceito de Cidades Inteligentes considere também o GPON. Se quiser não precisar trocar toda a sua infraestrutura no futuro vai de GPON que é sucesso.

Esse post é só um resumo das diferenças e dos benefícios entre cabeamento estruturado e GPON. Se você tem necessidade de trocar sua infra atual, vai fazer uma ampliação ou a infraestrutura de um novo local, entre em contato com nossos especialistas. 

Vamos sanar todas as suas dúvidas e analisar o seu caso para identificar se o GPON faz sentido para o seu projeto.

Share
Publicado por
i3C