Início » Conectividade » GPON: Perguntas e Respostas

GPON: Perguntas e Respostas

o que é gpon, perguntas e respostas

A I3C Soluções Inteligentes oferece aos seus parceiros o que há de mais moderno em tecnologia para transmissão de dados. Por isso, preparamos uma lista de perguntas e respostas com o que você precisa saber sobre GPON para decidir por essa solução ao seu negócio.

O que é GPON?

GPON é uma tecnologia para transmissão de dados. São redes ópticas passivas para redes locais de ativos de redes, tanto para escritórios quanto para a Indústria, sem repetidores ou fontes de energia intermediárias.

Qual o significado do termo GPON?

GPON, significa Gigabit Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva Gigabit. Mas o que é ser uma rede passiva? Isto quer dizer que, entre a OLT e a ONU, ou seja, entre o concentrador da rede e os clientes, não existe nenhum elemento ativo/energizado.

Como funciona o GPON?

Estas redes oferecem uma comunicação baseada na transmissão e recepção do sinal de luz, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição entre o concentrador da rede e os terminais e clientes.

Para que serve o GPON?

Essas redes fazem transmissão bidirecional sob uma única fibra, suportando Triple Play (Dados, Voz e Imagem), aplicados tanto em escritório quanto na indústria.

Quais são as principais vantagens em relação ao modelo tradicional, de cabeamento estruturado?

O GPON possui alta capacidade de transmissão de dados,  amplia o alcance da rede e são à prova de futuro;
Ele também garantem a redução de custos de: infraestrutura, consumo de energia e espaço físico.

E as vantagens econômicas do GPON?

Os investimentos em rede e as despesas operacionais são menores, se comparados ao modelo tradicional de cabeamento estruturado, podendo chegar a 40% na aquisição e a 80% na manutenção por 3 principais motivos:
1 – Os componentes intermediários do GPON são passivos, logo, não necessitam de fontes de alimentação elétrica; 
2 – Sem ativos intermediários, não há necessidade de grandes racks, salas com refrigeração, redes estabilizadas;
3 – Com a alta capacidade da fibra óptica, atende a um maior número de usuários sem a necessidade de grandes infraestruturas. 

CURIOSIDADE

Um par de fibras ópticas pode transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo, numa estrutura que tem o mesmo diâmetro de um fio de cabelo! Para atingir a mesma capacidade com fios de cobre, precisaríamos de um cabo com diâmetro de seis metros!
Se quiser saber quais são os 10 motivos pelos quais você deveria optar por GPON ao invés de Cabeamento Estrutura, leia esse artigo.

E claro, se GPON faz sentido para o seu negócio entre em contato conosco agora mesmo !

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos sua parceira de negócios para a transformação digital na Indústria. Especialistas em Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Segurança e Conectividade. Aplicamos tecnologias aliadas à revisão de processos e envolvimento das equipes para seu negócio fazer mais, melhor e com menos.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp