“Acontece que não existe mais o que era antes”.
Enfático nesse alerta, o nosso CEO, Evandro Eckile, chama a atenção para a urgência da transformação digital no mundo corporativo pós-pandêmico. Nesta entrevista, ele aponta que a tecnologia aplicada com inteligência, aliada a outros pilares, vai nortear indústrias e empresas em geral ao longo dos próximos cinco anos.
Para o CEO da I3C, não há dúvidas de que a tecnologia é uma aliada em todos os níveis da organização, mas as pessoas ainda estão no centro de todos os negócios.
“O que acontece é que as pessoas necessitam de processos digitalizados para aumentar a produtividade e fazer com que a empresa inteira se torne mais eficiente.”
Confira a entrevista completa:
Como você enxerga os desafios das corporações em um mundo impactado por uma mudança abrupta ocorrida pela disseminação de um vírus?
A disrupção foi a marca registrada de 2020. Em 2021, quem entendeu essa necessidade de fazer diferente está se saindo melhor que a concorrência e tendo menos impacto em seus resultados. Embora muitos líderes estejam acostumados com a mudança constante em suas empresas, a Covid-19 impactou o mundo de uma forma que ninguém poderia prever. As organizações mais ágeis, no entanto, conseguiram pivotar e criar estratégias para se adaptar aos novos tempos, enquanto outras, mais lentas, simplesmente ficaram à espera do retorno a como era antes. Acontece que não existe mais o que era antes.
Qual o papel da tecnologia na transformação das empresas?
Enquanto o mundo empresarial deve continuar respondendo à crise e explorando novas maneiras de impulsionar o crescimento, é necessário estar atento às oportunidades que vão levar seu negócio a se diferenciar do concorrente. Por si, a tecnologia não opera de forma independente. Ao contrário, faz parte de uma estratégia que deve estar solidificada na organização, que é a de manter o dinamismo para se adaptar rapidamente a novos cenários. Aliada a outros pilares, a tecnologia aplicada com inteligência vai nortear indústrias e empresas em geral ao longo dos próximos cinco anos.
Nesse sentido, a tecnologia substitui pessoas?
As pessoas ainda estão no centro de todos os negócios. O que acontece é que necessitam de processos digitalizados para aumentar a produtividade e fazer com que a empresa inteira se torne mais eficiente. A tecnologia é uma aliada em todos os níveis da organização. A transformação digital não acontece sem uma cultura organizacional que preze pelo papel dos colaboradores. Eles têm de saber que as ferramentas tecnológicas reforçam seu trabalho, como é verdade também o contrário, em um processo mútuo que dá agilidade à empresa, facilita os processos, torna mais seguro o ambiente e melhora a eficiência do negócio.
Quais as principais tendências hoje na transformação digital?
A gente fala muito em inteligência artificial (IA) e IoT (Internet of Things). Tem outro conceito, que vem se tornando mais conhecido, que é o da IoB, ou Internet do Comportamento, numa tradução livre do inglês. Ele diz respeito à maneira como as pessoas usam a internet e como os dados de consumo gerados ajudam a nutrir o usuário com serviços que podem lhe interessar. Se aplicarmos a IoT e a IoB à indústria, por exemplo, podemos identificar o período mais produtivo dos funcionários e lançar incentivos no momento de baixa produtividade para motivá-los, de acordo com um conjunto desejado de parâmetros operacionais. É só um exemplo, ainda incipiente, do uso da tecnologia em um ambiente corporativo. Acima de tudo, é claro, deve-se preservar a ética, a individualidade e a privacidade.