A i3C fechou uma parceria com a State Grid Brazil Holding (SGBH) para aplicar a tecnologia RFID na gestão de ativos em 70 localidades da holding no Brasil, incluindo 54 subestações que opera mais de 16 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia, passando por 13 estados no país. A solução tornará o controle de estoque mais efetivo, ao ser aplicada em componentes de equipamentos elétricos, como transformadores, disjuntores, para-raios, entre outros.
“O RFID traz avanços importantes na performance de uma empresa. Dados e informações de ativos passam a ser captados e transmitidos de modo digital, prontos para serem integrados às plataformas virtuais e também em softwares de gestão empresarial, o que resulta em indicadores muito mais precisos, detalhados e em tempo real”, explica Maikon Ulrich, CTO da i3C.
Projeto inovador para gestão de ativos
O setor de energia requer inovação para implementar a tecnologia RFID devido à sua natureza altamente especializada: exige a aplicação das etiquetas inteligentes dessa solução em materiais metálicos e de ambientes externos. Normalmente o uso se dá em produtos e embalagens convencionais, e em ambientes fechados, como galpões e fábricas.
A solução criada pela i3C com diferentes tipos de etiquetas RFID, aliada a equipamentos robustos e de alta performance para um ambiente desafiador, executa leituras a grandes distâncias dos itens de estoque, seja seu acondicionamento em unidade, kits ou lotes, em armazéns ou pátios.
Integrados a uma plataforma de gestão de ativos, esses dados passam a possibilitar à subestação de transmissão de energia os seguintes resultados: monitorar seus estoques de forma mais eficiente, reduzir perdas, e garantir que as peças de reposição e materiais de segurança estejam sempre disponíveis para uso.
Êxito e expansão
A solução apresentada pela i3C foi validada na prática por simulações realizadas na subestação de Luziânia (GO). Essa aprovação do projeto durante a prova de conceito realizada em Goiás levou à expansão da parceria com a i3C também para as unidades de Imbirussu (MS), Araporã (MG), Luzimangues (TO) e Ribeirão Preto (SP). Com a tecnologia, a gestão de ativos que antes era feita em 200 horas de trabalho hoje pode ser realizada em apenas três horas.
“Com esta entrega, ficou comprovada a viabilidade da tecnologia RFID para ambientes de negócio mais adversos, especialmente no que se refere às linhas de transmissão de energia”, avalia o engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da i3C, Fabio Obaid.
“A State Grid Brazil Holding é parte de uma empresa mundial, de alta performance, que valoriza a inovação, e optou por soluções criadas em nosso país, demonstrando confiança na qualidade, seriedade e domínio tecnológico que a i3C detém”, destaca Evandro Eckile, CEO da empresa de tecnologia.
A gestão de ativos com a tecnologia RFID
O RFID é uma tecnologia que utiliza a radiofrequência para identificar, rastrear e gerenciar itens em estoque ou outros. Para fazer essa identificação, uma etiqueta RFID contendo um microchip é colocada em cada objeto unitário, kits ou lotes. Esse chip armazena todas as informações importantes para o controle de ativos. A comunicação dos dados é feita por ondas de rádio para um coletor. Um software de gestão estrutura a base de conhecimento para a tomada de decisão.
Os tipos de etiquetas RFID variam de acordo com cada produto a ser identificado. Por exemplo, em área externa podem ser usadas as chamadas tag RFID flex outdoor e tag encapsulada para metal. Já para produtos em ambiente interno uma opção é as tags de papel.