Início » RFID » Smart Pallet: i3C lança solução para controle de estoque em altura

Smart Pallet: i3C lança solução para controle de estoque em altura

Imagine conseguir contar o estoque de um centro de distribuição com uma simples passagem da empilhadeira pelo corredor. Pois esta solução já está disponível no Brasil, desenvolvida com exclusividade pela empresa de tecnologia i3C.

O desafio partiu do problema registrado em muitas indústrias: a mão de obra que dá, literalmente, para manter o inventário atualizado, ainda mais em locais de armazenagem de difícil acesso, como volumes empilhados a mais de 12 metros do chão.

“Nossa engenheira de produção voltava das fábricas com essa inquietação, então, em uma das conversas decidimos criar a solução, pois este é nosso lema, quando a solução não está disponível no mercado, nós desenvolvemos”,

explica o CTO da i3C, Maikon Ulrich, responsável pelo projeto.

Detalhes do equipamento

O Smart Pallet, como foi batizado, é composto por uma base semelhante a de um pallet, com encaixe para empilhadeiras. As laterais formam uma espécie de caixa, com quatro antenas instaladas em duas faces, abertas para as laterais. Essa estrutura atua como coletor de dados, fazendo a leitura das etiquetas inteligentes RFID, instaladas nas mercadorias.

Além do dispositivo, um software próprio, em versão beta, também foi desenvolvido. O foco da inovação é facilitar a contagem de estoque, ou seja, melhorar inventários compulsórios, sem detalhar a localização de cada item.

Os testes demonstraram que um único trajeto, de ida e volta, é suficiente para coletar os dados, transmitidos em tempo real para o dashboard do computador.

Agilidade é principal vantagem

“A grande vantagem do smart pallet é a agilidade. Sem ele, um operador precisa ficar subindo e descendo a diferentes alturas com o coletor de dados à mão para ler as etiquetas RFID das mercadorias. Comparado a estoques que nem tem RFID, a agilidade é ainda maior, pois com código de barras, uma pessoa tem que passar o leitor de caixa por caixa”, enfatiza Evandro Eckile, CEO da i3C.

“Com esta inovação, estamos conferindo um novo papel às empilhadeiras. Se até agora facilitaram o transporte, com aporte tecnológico podem evoluir para coletores de dados também. Agora calcule a velocidade de uma empilhadeira em relação à velocidade de uma pessoa caminhando e note o ganho”,

conclui o CEO.

Inicialmente a entrega é de um protótipo que já foi aprovado em diversos testes, mas aberto a próximas etapas com o lançamento ao mercado. O equipamento é uma oferta exclusiva da i3C para seus parceiros de negócios voltados à transformação digital na Indústria. Quer usá-lo na sua empresa? Clique aqui e vamos conversar!

smart pallet: protótipo está aprovado nos testes
smart pallet: protótipo utilizando soluções de hardware e software Impinj

i3C NA MÍDIA

Compartilhe

Somos sua parceira de negócios para a transformação digital na Indústria. Especialistas em Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Segurança e Conectividade. Aplicamos tecnologias aliadas à revisão de processos e envolvimento das equipes para seu negócio fazer mais, melhor e com menos.

Pesquisar por...

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp