Notícias

Projeto Puma II da Klabin: soluções fornecidas pela i3C para a gigante de celulose

A Klabin está em plena expansão de seu complexo industrial, localizado em Ortigueira, no Paraná. E a i3C é uma das parceiras do pioneirismo da maior produtora e exportadora de papéis do Brasil.

Com investimento total de R$12,9 bilhões, a empresa realiza a construção de duas inovadoras máquinas de papel, uma de kraftliner (Fase 1), que já está em operação, e outra de papel-cartão (Fase 2). A obra desta última está em andamento.

Somos uma das poucas empresas que estiveram presentes na Fase 1 do projeto PUMA II da Klabin e agora retorna para implementar soluções que contribuirão para os processos e a segurança da fábrica também na Fase 2. Por isso, o projeto PUMA II é extremamente importante para nós.

Atuação da i3C no Projeto PUMA II da Klabin é focada em prevenção e produtividade

Há 6 anos a i3C é parceira de negócios da Klabin. Na Fase 1, fomos responsáveis pela entrega de soluções em segurança, tanto de processos quanto patrimonial. Ao todo, a i3C instalou 90 câmeras integradas a sistemas inteligentes: 75 para o monitoramento de máquinas e de processos industriais, e outras 15 para vigilância do patrimônio.

Agora, na fase 2, 99% do foco do projeto está em processos. A i3C fará a instalação de 113 câmeras. Dessas, duas serão para vigilância do patrimônio e 111 farão o monitoramento de máquinas e de processos industriais.

“São aplicações que aprimoram a prevenção e ações inteligentes de resposta aos perigos e de ajustes nos processos”,

garante Maikon Ulrich, CTO da i3C.

A i3C é a responsável pela instalação, configuração, validação, alinhamento gerencial e acompanhamento após a conclusão do projeto para garantir os resultados. Para Ulrich, os retornos obtidos em outros projetos realizados em parceria com a Klabin foram determinantes para a empresa fazer parte também do Puma II.  

Na área de 200 mil metros quadrados indicada pela Klabin no projeto, entre construções, maquinários, caminhões, equipamentos e trabalhadores, encontra-se o canteiro de obras da i3C, um espaço para montagem e acondicionamento de materiais, estacionamento de veículos de uso exclusivo da empresa, além, principalmente, de armazenamento de todos os equipamentos tecnológicos que serão implementados.

“Investimos para garantir a capacidade de tecnologia necessária à execução do projeto” ,

diz Ulrich.

O time da i3C para a Klabin conta com oito profissionais, entre técnicos e coordenadores, e o suporte de outros especialistas que atuarão diretamente da sede da empresa, em Joinville (SC).

O trabalho da i3C contempla desde a mobilização até o acompanhamento assistido durante a segunda etapa do Puma II. O projeto fará da Klabin a primeira empresa do mundo a produzir papel feito 100% de fibras de eucalipto.



Share
Publicado por
i3C