Início » Tecnologia » Tecnologia GPON substitui cabeamento estruturado na transmissão de dados

Tecnologia GPON substitui cabeamento estruturado na transmissão de dados

A I3C Soluções Inteligentes oferece aos seus parceiros o que há de mais moderno em tecnologia para transmissão de dados. Por isso, preparamos uma lista de perguntas e respostas com o que você precisa saber sobre GPON para decidir por essa solução ao seu negócio.

O que é GPON?

GPON é uma tecnologia para transmissão de dados. São redes óticas passivas para redes locais de computadores, sem repetidores ou fontes de energia intermediárias. 

Como funciona?

Estas redes oferecem uma comunicação baseada na transmissão e recepção do sinal de luz, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição entre o concentrador da rede e os terminais e clientes. 

Para que servem?

Essas redes fazem transmissão bidirecional sob uma única fibra, integrando ainda dados de áudio, vídeo, sistema de segurança e de automação. 

A tecnologia é usada para acesso à internet, voz sobre IP e distribuição de TV digital e também podem ser aplicada em conexões para estações rádio base de celular, Wi-Fi hotspots e também Sistemas de Distribuição de Antenas (DAS).

Quais são as principais vantagens em relação ao modelo tradicional, de cabeamento estruturado?

  • Possuem alta capacidade em transmitir informações rapidamente, em grande volume e por distâncias maiores;
  • Garantem a redução de custos, de infraestrutura necessária, ampliam o alcance da rede e são à prova de futuro;
  • Processam informações na velocidade da luz e conta com uma tecnologia que converte energia luminosa em energia elétrica ou sonora; 
  • As redes de fibra ótica permitem que os sistemas de transmissão sejam maiores, com maior largura de banda;
  • Além disso, geram dados em maior velocidade e são de fácil instalação.

E as vantagens econômicas?

Os investimentos em rede e as despesas operacionais são menores, se comparados ao modelo tradicional de cabeamento estruturado:

  • Os componentes passivos usados na rede não necessitam de fontes de alimentação para funcionar; 
  • São mais baratos para a implantação e manutenção inicial da rede externa; 
  • Como vários usuários compartilham parte da rede de distribuição, diminui a necessidade de espaço para racks de interfaces óticas e diminui a necessidade de espaço para racks de interfaces óticas e de quadros ópticos de distribuição nos bastidores do site central.

Você sabia?

Um par de fibras ópticas pode transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo, numa estrutura que tem o mesmo diâmetro de um fio de cabelo! Para atingir a mesma capacidade com fios de cobre, precisaríamos de um cabo com diâmetro de seis metros!

Significado do termo

GPON, significa Gigabit Passive Optical Network, ou Rede Ótica Passiva Gigabit. Gigabit porque consegue transmitir acima de 1 Gb por segundo; passiva porque não existem unidades eletrônicas entre o site central da operadora e as instalações dos usuários.

Entre em contato conosco agora mesmo para ter GPON no seu negócio!

Menu
Fale conosco!
Bem-vindo(a) a I3C! Como podemos ajudá-lo(a)?
ComercialWhatsApp