Prefeituras de todo o país tem até o próximo dia 3 de maio para inscrever projetos de segurança escolar no edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Fundo Nacional de Segurança Pública está destinando R$ 150 milhões a municípios e estados, em resposta às ameaças e ataques envolvendo escolas no Brasil.
Para captar esse recurso, prefeitos, secretários municipais de segurança ou comandantes de guardas municipais podem aderir à proposta elaborada pela i3C, que contempla todos os requisitos do edital e está completa, pronta para ser protocolada.
Qual é a solução?
O Sistema Inteligente de Integração Virtual para Segurança Escolar (SIIV-Escolar) é focado nas redes municipais de ensino e vem atender a necessidade de a segurança pública estar presente de forma integrada com as comunidades escolares no enfrentamento à violência que atinge as escolas e seus entornos.
“Desenvolvemos uma solução que conecta várias tecnologias para garantir integração entre os órgãos de segurança pública, os ambientes escolares e a comunidade escolar”,
explica Evandro Eckile, CEO da i3C e diretor da ABII, Associação Brasileira de Internet Industrial.
Como funciona?
Todos os envolvidos no contexto de segurança escolar poderão gerar e compartilhar informações sobre situações de risco e tomar medidas preventivas e de resposta rápida. A solução inclui:
- uma plataforma online com acesso via aplicativo de celular,
- associada a um software de gerenciamento avançado de vídeo com recursos analíticos – abertos à integração com outros sistemas disponíveis;
- e dispositivos de captação de imagens, ruídos e outros sinais de ameaça.
Todas as pessoas que compõem o universo escolar – gestores, funcionários, professores, estudantes, pais/responsáveis – passam a ser usuárias do Sistema Inteligente oferecido e gerenciado pelo órgão municipal de segurança pública, compondo juntos, ainda, um comitê gestor.
Resultados
Como principais resultados, a implantação do SIIV-Escolar permite a criação de uma rede de segurança escolar integrada, conectando os ambientes escolares, os agentes de segurança pública e a comunidade escolar. Com isso, será possível:
- agir de forma mais rápida e eficiente em situações de emergência;
- prevenir a violência nas escolas e;
- promover a participação ativa da comunidade na construção de soluções para a segurança.
Vantagens exclusivas
Entre as vantagens exclusivas da solução desenvolvida pela i3C estão: a garantia de manutenção e atualização das tecnologias adquiridas pelo prazo de 2 anos e um modelo de negócio que não gera despesas adicionais à prefeitura, nem exigências de contrapartida financeira.
Sobre a i3C
A i3C é uma empresa de tecnologia aplicada a resultados com sede em Joinville/SC e atuação nacional. Acumula 10 anos de mercado e cases de sucesso com grandes clientes como Klabin, Totvs, StateGrid, Ciser.
Associada à Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), é especialista em aplicar Segurança, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data em soluções que envolvem processos e pessoas.
Já possui contratos, inclusive renovados, com administrações públicas, entre elas, a Prefeitura de Araçatuba/SP.