Início » Indústria 4.0 » Potencializar a competitividade da indústria com tecnologia aplicada

Potencializar a competitividade da indústria com tecnologia aplicada

Artigo por Evandro Eckile*

Aliar inovação a melhores resultados. Essa é a meta da vertical de indústria inteligente, uma das três prioridades de investimento do montante trilionário a ser gasto mundialmente com a transformação digital em 2022, cerca de 1,8 trilhão de dólares.

Big data, inteligência artificial e internet das coisas são as principais apostas para potencializar a competitividade da indústria com tecnologia aplicada. 

No Brasil, os valores somam 52 bilhões de dólares em 2022, com avanço de 14% e projeção acima do dobro da média global. Nosso país é o décimo mercado de tecnologia do mundo. 

Em paralelo, a elevada intensidade tecnológica como pilar, aliada à capacidade de produzir e vender no mercado mundial, é o fator que confere à Santa Catarina a segunda indústria mais competitiva do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

Como resultados estaduais, destoando do cenário econômico nacional, o PIB segue crescendo, com alta de 6,4% em relação ao trimestre anterior; as exportações ultrapassaram a marca recorde de 1 bilhão de dólares, com alta acumulada de 27% no ano; a taxa de desemprego é 4,5%, a menor do Brasil. 

A aplicação de tecnologias com o objetivo de melhorar a eficiência, para gerar produtos de qualidade superior a um custo menor, destaca-se nesse contexto promissor. Por isso, atraiu também o LIDE-SC, extensão em Santa Catarina do maior grupo de lideranças empresariais do país, reunindo empresários e executivos C-Level que representam 52% do PIB privado nacional. 

O Comitê de Inovação aplicada à Indústria, que assumo o desafio de liderar junto ao LIDE-SC, tem a missão de reunir membros seletos para compartilhar conteúdos, cases inspiradores e promover conexões entre interessados em aliar inovação a melhores resultados

O objetivo é potencializar a atuação do empresariado para aumentar a competitividade em nível global. Focar em inovação aplicada é estar 100% alinhado a este objetivo, privilegiando Santa Catarina. 

*Evandro Eckile é empresário, diretor da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), membro da diretoria do Núcleo de Automação da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) e CEO da i3C, empresa de tecnologia sediada em Joinville. 

i3C NA MÍDIA

Compartilhe

Somos sua parceira de negócios para a transformação digital na Indústria. Especialistas em Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Segurança e Conectividade. Aplicamos tecnologias aliadas à revisão de processos e envolvimento das equipes para seu negócio fazer mais, melhor e com menos.

Pesquisar por...

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp