Início » Notícias » ENTREVISTA: A Transformação Digital acelerou no Brasil?

ENTREVISTA: A Transformação Digital acelerou no Brasil?

transformação digital nas industrias por Evandro Eckile da I3C

Recentemente o sócio da I3C, Evandro Eckile entrou para o Conselho Fiscal da ABII e com isso ficamos ainda mais próximos de todo esse movimento frente a Transformação Digital e Indústria 4.0 já que a associação reúne diversas indústrias e empresas interessadas em tecnologia. Na entrevista dessa semana ele conta como podemos juntos, ABII e I3C ajudar também nesse momento de Pandemia.

A missão da ABII representa também o nosso anseio: Promover o crescimento acelerado da Internet Industrial através da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos, visando a geração de resultados transformadores às diferentes indústrias e infraestrutura pública.

Com isso consideramos que fazer parte de uma associação, na qual, empresas tem o mesmo foco só tem a acrescentar, por isso disponibilizamos das ferramentas e do know how que temos para ajudar com o que podemos nesse momento, e fazer parte do Conselho é uma das formas que podemos contribuir.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial e indústria 4.0 no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A entidade tem 46 empresas associadas.

A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII.

Evandro tem mantido contato e participado das reuniões entre os associados da ABII, que conta com representantes de empresas como TOTVS, Pollux e Senai. Então, aproveitamos para questioná-lo de como anda o clima e as perspectivas entre eles além, de saber sobre como podemos pensar em desenvolvimento e transformação digital mesmo nesse momento de pandemia. Confira a entrevista:

Várias notícias afirmam o aceleramento da transformação digital, entre os associados há essa mesma expectativa?

Entre os associados há uma grande expectativa que a transformação digital venha acelerando e crescendo cada vez mais sim. Mas estamos cientes que aqui no Brasil é diferente de outros países desenvolvidos, com isso a progressão é mais lenta mas sim, ainda existe uma aceleração comparado ao que tínhamos.

A transformação digital é o novo normal e novamente, há expectativa entre os associados, mas com cautela, dada a nossa cultura de não investir tanto em novas tecnologias.

Como empresas que ainda não pensavam em IIoT podem começar a pensar mesmo em tempos de contenção?

Para aqueles que ainda não pensaram na transformação digital, e agora nesse cenário que estamos vivendo estão se vendo perdidos, um conselho seria começar pelo básico: Com tecnologia que consiga agregar valor sem ter um alto investimento. Ou seja, eliminar custos operacionais que não agregam valor ao negócio ou ao processo, normalmente onde existe processos repetitivos que podem ser utilizados equipamentos e tecnologia.

Qual o desafio da ABII para esse ano?

A Pandemia fez muita coisa mudar, inclusive o objetivo dos negócios. Na ABII o desafio agora é auxiliar os associados e as indústrias no Brasil, principalmente as partes que mais necessitam, como parte medica e de fornecimento de equipamentos para a saúde. Para que consigamos, usando a tecnologia, apoiar na retomada da economia.

De que forma a I3C pode auxiliar as indústrias na Transformação Digital?

A I3C pode ajudar em todo esse processo, desde a elaboração até a execução final de toda essa transformação digital. Podemos apoiar as empresas e indústrias desenvolvendo, planejando, gerenciando e implementando, acompanhamos todo esse movimento do cliente, buscando entregar o resultado que o cliente deseja. Para isso temos uma equipe multidisciplinar, e também parceiros aptos a entregar valor para seus processos.
A I3C tem um formato de entrega diferenciado no segmento que atua, buscamos entender quais eram as dores do mercado e com isso elaboramos a nossa metodologia de entrega de projetos e implementações.

Quer saber como é essa entrega? Veja esse vídeo de 2 minutos que resume o nosso diferencial:

Se você quer começar a planejar a transformação digital na sua empresa, entre em contato conosco que podemos auxiliá-lo.

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp