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Entrevista: Paulo S. Menezes fala sobre cenário atual

Hoje conversamos com Paulo Simões Menezes, Consultor em Estratégia Empresarial, e professor da Fundação Dom Cabral, referência de profissional para nós e temos o privilégio de contar com a expertise do Paulo na orientação de nossas estratégias empresariais.


Você consegue pensar como o seu negócio estará após o isolamento por conta do Covid-19?
A tecnologia que sua empresa possui ajudou nesse momento?

Estamos em tempo de cuidado, preocupação e reflexão.

Escutamos opiniões de todos os lados, cada um com seu ponto de vista sobre os impactos da Pandemia no Brasil. A I3C procurou a opinião de quem pode acrescentar nesse momento, por isso entrevistamos Paulo e queremos trazer um pouco da sua experiência para entender o que o podemos esperar e o como ele sente o mercado nesse momento delicado.

Paulo, como você vê que a tecnologia tem auxiliado as empresas nesses momentos desafiadores?

A tecnologia está presente em todos os segmentos de negócios e na atual crise, evitou a paralisação de muitas empresas que, com uso de ferramentas eletrônicas puderam transferir muitas de suas atividades para o “Home office” e acompanhar em tempo real diversas operações, mesmo que remotamente. Empresas que têm um nível mais elevado de automação também estão menos expostas à atual crise, pois dependem menos de pessoas para executar suas operações.

Possivelmente, muitas empresas deixarão de investir em projetos em andamento, na sua opinião, quais projetos não devem ser deixados para depois?

O que deve ser postergado são os investimentos que teriam um “pay back” acima dos 24 meses, o que nesse momento é prudente para preservar o caixa das empresas. Investimentos que tem rápido retorno de caixa, ou que diminuem a exposição aos riscos de paralisação e aumentam a produtividade devem ser analisados com atenção especial e, realizados por ordem de prioridades.

Em crises anteriores, qual ou quais foram as atitudes tomadas por empresas que conseguiram manter sua competitividade?

As “empresas de ponta” sempre crescem em períodos de crise, pois destinam seus ativos financeiros e humanos com foco total nas necessidades do mercado, que irá voltar a demandar após as intempéries. Aproveitam as quedas para se preparar melhor e assim sempre estão à frente dos concorrentes.

Um conselho para esse momento?

Se eu fosse dar um conselho, diria que as crises vêm e vão (já passei por várias delas em mais de 30 anos como executivo!), mas sempre existe luz no fim do túnel (e não é um trem vindo em sentido contrário) é o mercado ávido por consumir e, os mais bem preparados poderão colher os melhores frutos!

Veja a situação de crise como uma oportunidade de melhorar suas operações, reduzir gastos desnecessários e utilizar com sabedoria seu caixa e sua força de trabalho! Sempre é possível melhorar não importa seu atual estágio de desenvolvimento. E numa próxima crise (e pode apostar que ela virá), sua empresa estará muito melhor preparada.

Quem é Paulo Simões Menezes?

Professor e Consultor em Estratégia Empresarial, Negociação, Processos e Operações & Logística. Implantação de Planos de Negócios, Projetos na área Logística (Supply Chain Management) e “Projetos de Gerenciamento Operacional” (Redesenho de Processos), em mais de uma centena de empresas, no setor público e privado.
Conselheiro de empresas familiares, associado ao IBGC.
Executivo “C LEVEL” por mais de 25 anos, com grande experiência na condução de unidades de negócios em diversos segmentos da indústria.
Forte vivência na indústria de base e de transformação. Planejamento financeiro, comercial e operacional, com ênfase na otimização do uso de ativos e redução de custos. Em sua empresa hoje oferece serviços de:

*Estruturação de Negócios com foco no aumento de Rentabilidade, melhoria de performance e desenvolvimento de gestores;
*Planejamento Estratégico Empresarial;
*Projetos em Transformação Digital (IoT, TIC, PON LAN, RFID);
*Indústria 4.0;
*Projetos Logísticos e Operacionais (implantação de WMS, posicionamento de CD’S, Utilização e manutenção de Frotas, Terceirização e Distribuição);
*Projetos Comerciais (B2B e B2C), vendas Multicanal e E-Commerce.
*Treinamentos em Negociação e Formação de equipes de “Alta Performance”.

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