Início » Clientes » BMW inaugura sua 1ª fábrica no Brasil, em Araquari, SC

BMW inaugura sua 1ª fábrica no Brasil, em Araquari, SC

Produção começou com o Série 3; X1 será o segundo a ser nacionalizado.
Modelos feitos em SC não serão mais baratos que os atuais importados.

Júlio EttoreDo G1 SC

BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Divulgação)

Primeiro BMW a sair da linha de montagem em SC foi autografado por funcionários (Foto: Bruno Mooca/Divulgação)

 
A BMW inaugurou oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, em Araquari, no Norte catarinense, nesta quinta-feira (9). A produção começou no último dia 30, com o sedã Série 3, modelo mais vendido pela montadora alemã no mercado brasileiro e no mundo. O próximo a ser nacionalizado é o utilitário X1, no fim deste mês. No ano que vem passarão a ser fabricados também os modelos Série 1, o menor em preço,  X3, também um utilitário, e o Mini Cooper Countryman. A ordem não foi divulgada.
saiba mais

Neste ano, os carros são apenas montados na fábrica. A partir do ano que vem, passam a funcionar no local também as etapas de soldagem (body shop) e pintura. “Não são todas as peças que vêm de fora. Nós já temos fornecedores locais, para os bancos, por exemplo”, diz o presidente da BMW do Brasil, Arturo Piñero.

A etapa inicial da produção, chamada de estamparia (corte das chapas), continuará sendo feita na Alemanha, assim como os motores tanto a gasolina quanto flex.

x1 (Foto: Divulgação)

X1 começa ser feito no Brasil no fim deste mês

(Foto: Divulgação)

Mais carros flex
“Estamos estudando a possibilidade de todos os carros que estamos produzindo na fábrica incorporarem o motor flex dentro do seu momento”, diz Piñero.

“Temos um departamento de engenharia no Brasil que vai estudar toda a possibilidade de investimento e desenvolver tecnologia para o conteúdo local.” Atualmente, o Série 1, Série 3 e X têm versões com motor bicombustível; no X1 todas versões são flex.

Simbolicamente, o primeiro carro a sair da linha de montagem, a versão 328i ActiveFlex (bicombustível) do Série 3, foi autografado pelos funcionários. Segundo Piñeiro, a fabricação do X1 começa no fim deste mês. “No ano que vem vamos produzir os outros 3 modelos (Série 1, X3 e Mini Countryman), e a sequência a gente vai comunicar em 2015”, afirmou.

A fábrica de Araquari tem 500 mil metros quadrados de área construída. A estimativa é que sejam gerados 1,3 mil empregos diretos e pelo menos 2,5 mil indiretos na região, quando a montadora estiver operando com capacidade máxima de produção, de cerca de 30 mil veículos ao ano, o que não tem prazo para ocorrer. “No ano que vem, a capacidade de produção será de 15 a 18 mil carros”, afirma Piñero.

Preços não mudam
Como a marca já havia dito, os preços dos modelos feitos em Araquari não serão diferentes dos importados até então. “No momento em que nos inscrevemos no Inovar-Auto, nós já viemos nos beneficiando da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Por isso o preço do carro não vai baixar, e também não vai subir”, explica o presidente.

O Inovar-Auto é o conjunto de regras do governo federal que, se cumpridas, resultam em benefícios como IPI menor.

Por ora, a BMW diz que não exportará os veículos produzidos no Brasil. “A nossa prioridade é atender o mercado brasileiro, ainda não temos condições de exportar, mas, se amanhã tivermos, estamos preparados para expandir e atender ao mercado, provavelmente, o latinoamericano”, diz o executivo.

As empresas têm que estar prontas para trabalhar em anos de expansão e anos de contração. Nós estamos preparados para enfrentar 2015. Vamos crescer em 2015.”
Arturo Piñero, presidente da BMW

2015 ‘será difícil’
Piñero destacou que o mercado de carros premium vinha crescendo de uma maneira sustentável e muito forte, “o que, infelizmente, não continua neste ano”.

“Nós estamos vivendo um momento de incerteza, não sabemos exatamente o que vai acontecer após esse período eleitoral. Mas, independente de quem sejao novo Presidente da República, uma coisa é certa: 2015 vai ser um ano difícil”, resumiu. “Mas as empresas têm que estar prontas para trabalhar em anos de expansão e anos de contração (do mercado). Nós estamos preparados para enfrentar 2015. Vamos crescer em 2015.”

Com a fábrica em SC, a BMW passa a somar 30 unidades de produção e montagem de veículos em 14 países de quatro continentes. A marca também fabrica motos, pela divisão Motorrad, no Brasil, em Manaus, desde 2009.

BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Divulgação)

BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Bruno Mooca/Divulgação)

 
BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Divulgação)

BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Bruno Mooca/Divulgação)

BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Divulgação)

BMW inaugura fábrica em Araquari (Foto: Bruno Mooca/Divulgação)

Pesquisar por...

Últimas publicações

Compartilhe

Somos uma agência de consultoria e serviços personalizados na área de tecnologia da informação. Nossa vocação é diminuir custos operacionais, perdas e danos, índices de acidentes, passivo ou, ainda, melhorar os processos internos dos nossos clientes.

Leia também

Menu
Fale conosco!
Oi, tá com alguma dúvida específica do seu negócio? Se quiser conversar com a gente estamos por aqui, sem compromisso :)
ComercialWhatsApp